Pretende dar resposta a duas lacunas identificadas nos sistemas agroflorestais mediterrânicos: ausência de investigação e/ou falta de transmissão do conhecimento obtido (resultados intercalares e finais) nos projetos em curso (decorrente do facto de se tratarem normalmente de espécies de crescimento lento e onde os resultados de investigação apenas são expectáveis no médio a longo prazo) e falta de informação fiável e atualizada sobre o mercado dos produtos florestais.
• Transferir as boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural; • Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes de desenvolvimento rural e • Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural.
Atividades a desenvolver: ACTIVIDADE 1: GESTÃO E COORDENAÇÃO, ACTIVIDADE 2: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA ON-LINE DE PREÇOS DE PRODUTOS FLORESTAIS, ACTIVIDADE 3: ORGANIZAÇÃO DE CICLO DE WORKSHOPS TÉCNICOS SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS MEDITERRÂNICOS, ACTIVIDADE 4: CRIAÇÃO DE GRUPO FOCAL TÉCNICO CIENTÍFICO, ACTIVIDADE 5: PUBLICAÇÕES TÉCNICAS – PRODUÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS, ACTIVIDADE 6: PUBLICAÇÕES DE MERCADO – Boletim de Mercado da Cortiça e Boletim de Mercado da Pinha
Encerrou a 31/12/2024 o projeto “Disseminação do conhecimento técnico e de mercado em sistemas agroflorestais mediterrânicos” promovido pela UNAC.
As atividades a dinamizar neste projeto pretenderam contribuir de forma significativa para todos os objetivos estratégicos da Rede Rural Nacional (RRN):
Principais Resultados Obtidos:
Materiais:
Este projeto, e de acordo com a agenda de inovação para o setor agroalimentar, tem como base de trabalho a necessidade de aumentar a área de frutos secos em sistemas de produção mais sustentáveis, nomeadamente em Modo de Produção Biológico.
O projeto tem como objetivos:
No plano de ação do projeto foi delimitado a realização de varias atividades:
Foram realizadas a seguintes atividades:
Consulte o Relatório final 2024 - TreenutsPlus.
Desenvolvimento do setor agrícola
Disseminação de conhecimentos técnicos e boas práticas na agricultura
O projeto RURAL-ON pretende contribuir para o desenvolvimento dos setores agrícola, agroalimentar, florestal e zonas rurais, implementando para o efeito abordagens diferenciadas de divulgação e disseminação de conhecimentos técnicos e boas práticas. Esta proposta é composta por cinco atividades: evento de apresentação do projeto, com o propósito de apresentar os principais objetivos, atividades e impactos do projeto; o desenvolvimento de um website para disponibilização de conteúdos e resultados do projeto; vinte e oito sessões de trabalho, focadas na efetiva transmissão e transferência de conhecimento técnico dos sete temas prioritários da Área de Intervenção de Inovação definida no Plano de Ação da Rede Rural Nacional, começando por sessões de trabalho para um público-alvo alargado e passando depois por workshops direcionados a grupos focais; seis sessões de divulgação das Agendas de Investigação e Inovação, com foco na Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade, Alterações Climáticas e Economia Circular; elaboração de artigos para publicação técnica, como ferramenta de divulgação e comunicação dos conteúdos técnicos e boas práticas; evento de apresentação de resultados, onde se pretende comunicar todos os resultados do projeto e promover os conteúdos gerados. Com um foco nas zonas rurais e nos setores agrícola, agroalimentar e florestal, este projeto pretende realizar as suas ações de divulgação de forma presencial e em proximidade com os territórios do interior do país como forma de promover uma transferência de conhecimento adequado às temáticas em questão e enquadrando-as com as zonas em questão, e, principalmente, com os diversos intervenientes dos setores. Completamente alinhado com os Objetivos Operacionais do Plano de Atividades 2021/2022 da Rede Rural Nacional e com as Agendas I&I, esta proposta visa assim dar um contributo efetivo ao desenvolvimento das zonas rurais e às temáticas adjacentes ao projeto.
Realização de diversas sessões com variados temas.
Melhorar o conhecimento aos produtores e gestores sobre resultados de projetos e formas de acederem e aplicarem esse conhecimento.
Este projeto visa facilitar a aquisição de conhecimento e a capacitação dos agentes, envolvendo-os num processo de melhoria continua a partir dos resultados de projetos que promovam um território sustentável, a mitigação e adaptação às alterações climáticas (ex. aumento da resistência e resiliência a incêndios, pragas e doenças), a organização e promoção da produção (ex. resina, apicultura e silvopastorícia) e da economia circular (ex. valorização da biomassa florestal para calor) e a revitalização das zonas rurais.
As atividades previstas consistem, em linhas gerais, na reunião e compilação dos projetos dando prioridade aos que foram desenvolvidos pela Forestis e também de outras entidades que no âmbito da Rede Rural Nacional e do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 que tenham terminado ou que estejam ainda em desenvolvimento relacionados com a floresta e as quatro temáticas acima referidas.
O projeto materializa os seus objetivos através de ações de capacitação worshops, participação em eventos e feiras e divulgação de informação a proprietários e gestores florestais e agricultores também através das brochuras digitais.
O ForRural alcançou os resultados a que se propôs, de onde se destaca o website com projetos e duas brochuras digitais para além dos debates, reuniões e presenças em feiras onde disseminou os seus resultados e as temáticas que abordou.
Documentos: