Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Grupo Operacional para a gestão da água no Vale do Lis

Entidade líder do projeto: INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
Responsável pelo projeto: José Manuel Gonçalves (jmmg@esac.pt)
Site do projeto: http://iia.pt/vale-do-lis/
Área do plano de ação: Cerealicultura (excepto arroz)
Parceiros:

ASSOCIACAO DE REGANTES E BENEFICIARIOS DO VALE DO LIS; DIOGO FILIPE TELES BRAZ; DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO; MANUEL LEAL ROSA; SOCIEDADE AGRICOLA DO VALE DO LIS, LDA; UNIVERSIDADE DE COIMBRA


Prioridade do FEADER: P5A) melhoria da eficiência na utilização da água pelo setor agrícola;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Aproveitamento Hidroagrícola do Vale de Lis (AHVL) tem uma grande importância agrícola e socioeconómica na Agricultura Portuguesa. O desenvolvimento agrícola será estimulado pela intervenção prevista de obras de modernização a curto prazo que visam transformar parcialmente as redes de distribuição de água; a efetivação deste desenvolvimento requer uma melhor gestão da água por imperativos de maior exigência na racionalização de uso de recursos naturais, económicos e ambientais. Esta iniciativa constitui uma oportunidade para dotar a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis (ARBVL) de conhecimento e instrumentos da planificação e gestão, através de ações de monitorização, experimentação e demonstração. A melhoria da planificação e gestão da água é um requisito indispensável para a modernização consistente e sustentável do aproveitamento, pois o aumento de competitividade agrícola requer uma intervenção integrada e harmonizada nos diferentes níveis do AHVL. São reconhecidos problemas da gestão da água no AHVL, com implicações negativas para a agricultura, ambiente e economia regional.

Os principais problemas das redes coletivas de rega e drenagem, e das redes terciárias, ao nível da parcela, são os seguintes:

1) Escassez e qualidade deficiente da água na origem, em período estival;

2) Situações de risco de inundação e de drenagem deficiente;

3) Não haver informação contínua sobre a qualidade da água de rega e drenagem, para mitigar problemas de salubridade, qualidade dos produtos agrícolas e ambiental;

4) Não haver informação quantitativa sobre o comportamento hidráulico e o desempenho da rede de distribuição de água e de drenagem, por inexistência de sistema de monitorização, para apoio à operação da rede de modo eficiente no transporte e distribuição;

5) Inexistência de informação agrometeorológica local para apoio ao planeamento e condução da rega;

6) Inexistência de instrumentos e modelos para planear a distribuição da água na campanha de rega, que permitam o aviso de regas e a operação da rede mais eficiente;

7) Inexistência de instrumentos para mapeamento da distribuição das culturas e do seu desenvolvimento fisiológico em tempo oportuno para uso na gestão;

8) Não haver instituída a prática da extensão rural, como ações de experimentação e demonstração de campo, conducentes à aplicação pelos agricultores das técnicas de maneio de água mais racionais.


Objetivos visados:

Os objetivos a alcançar com esta iniciativa referem-se ao AHVL e são os seguintes:

1) Melhoria do uso e produtividade da água na produção agrícola – resultado a decorrer da conjugação das várias ações de monitorização e avaliação de campo: melhor diagnóstico dos problemas de abastecimento de água e da drenagem, melhor qualidade das práticas operativas de gestão destas redes e redução de desperdícios de água e energia.

2) Redução dos custos energéticos nas estações elevatórias – em resultado da melhoria de eficiência energética, em consequência da monitorização hidráulica das redes de rega e drenagem e das auditorias energéticas a efetuar.

3) Diminuição dos riscos sanitários e ambientais devido a problemas de qualidade da água – como resultado do melhor conhecimento do problema (fontes de contaminação e análises paramétricas da água) decorrente da monitorização de qualidade da água de rega e drenagem, permitindo tomar medidas ao nível do abastecimento de água, dos métodos de rega, da segurança sanitária dos agricultores e do maneio dos produtos a comercializar.

4) Melhoria do planeamento e gestão da rede hidráulica coletiva – em resultado da monitorização das redes e da aplicação das tecnologias de deteção remota no mapeamento da procura, distribuição e uso da água, permitindo uma melhor equidade na distribuição da água, com gestão mais criteriosa nos períodos de escassez e com a redução de desperdícios.

5) Melhoria das condições de rega e drenagem na parcela – em resultado das melhorias na gestão da rede coletiva e do maior apoio técnico da ARBVL ao maneio da água na parcela, como o aviso de regas e a avaliação da rega para otimizar a eficácia do funcionamento dos sistemas, incluindo a modernização dos sistemas de rega de superfície e a melhor utilização dos equipamentos de rega pressurizada.


Sumário do plano de ação:

Temática da hidráulica agrícola e ambiental visando-se a melhoria da gestão da água no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis para aumento de competitividade agrícola e qualidade ambiental, através de ações de monitorização e experimentação. Os resultados o obter permitirão conhecimento aprofundado do sistema, incluindo indicadores de desempenho hidráulico, hidrológico, agrícola, ambiental e socioeconómico. Este conhecimento será integrado num sistema de informação a aplicar no apoio à decisão no planeamento e operação da distribuição da água. A Iniciativa visa portanto desenvolver um novo processo para a gestão da água com base em técnicas e ações de investigação, experimentação de campo e de demonstração aos beneficiários, ações experimentais a desenvolver de forma a que os resultados sejam extrapoláveis ao conjunto do aproveitamento. A inovação nos métodos e meios do uso e gestão dos recursos naturais água e solo deverá ser no futuro aplicada noutros perímetros nacionais.


Pontos de situação / Resultados:

Resultados / Ações de divulgação:

165) Folheto “Estações Meteorológicas no Aproveitamento do Vale do Lis (2019 a 2022)”, Manuel Nunes, Susana Ferreira, Rui Eugénio, Henrique Damásio, José M. Gonçalves, 2022.
FICHEIRO_165_2022: Folheto

164) Folheto “Utilização de tecnologias de deteção remota no regadio. Aplicação no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis”, Susana Ferreira, Juan Manuel Sanchéz, José Manuel Gonçalves, 2022.
FICHEIRO_164_2022: Folheto

163) Folheto “Avaliação e controlo dos riscos profissionais nas atividades de manutenção e conservação das infraestruturas de rega e drenagem. Aplicação no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis”, Susana Ferreira, Tânia Filipe, Rui Eugénio, Henrique Damásio, José Manuel Gonçalves, 2022.
FICHEIRO_163_2022: Folheto

162) Folheto “Monitorização Hidráulica do Aproveitamento do Vale do Lis”, Manuel Nunes, Susana Ferreira, Rui Eugénio, Henrique Damásio, José M. Gonçalves, 2022.
FICHEIRO_162_2022: Folheto

161) Folheto “Rega de aspersão no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis”, Manuel Nunes, Susana Ferreira, Rui Eugénio, Henrique Damásio, Javier Bigeriego, José M. Gonçalves, 2022.
FICHEIRO_161_2022: Folheto

160) Artigo científico: Gerardo R, de Lima IP. Monitoring Duckweeds (Lemna minor) in Small Rivers Using Sentinel-2 Satellite Imagery: Application of Vegetation and Water Indices to the Lis River (Portugal). Water. 2022; 14(15):2284. https://doi.org/10.3390/w14152284.
FICHEIRO_160_2022: Artigo

159) Folheto “Avaliação da qualidade microbiológica da água no Vale do Lis. Estudo de caso do ecoagrossistema orizícola”, Isabel Duarte, Helena Marques, Francisca Almeida, Paula Amador, 2022.
FICHEIRO_159_2022: Folheto

158) Folheto “Análise de resistência a antibióticos no Vale do Lis. Propagação ambiental de bactérias resistentes no ecoagrossistema orizícola”, Paula Amador, Helena Marques, Francisca Almeida, Isabel Duarte, 2022.
FICHEIRO_158_2022: Folheto

157) Folheto “Agricultura de precisão com recurso a drones multiespectrais”, Romeu Gerardo, Isabel Pedroso de Lima, João Pedroso de Lima, 2022.
FICHEIRO_157_2022: Folheto

156) Folheto “Uso de ferramentas de deteção remota na monitorização de plantas invasoras aquáticas”, Romeu Gerardo, Isabel Pedroso de Lima, 2022.
FICHEIRO_156_2022: Folheto

155) Folheto “Avaliação da eficiência energética em estações elevatórias e de bombagem”, José P. Lopes de Almeida, Romeu Gerardo, Rui Eugénio, Isabel Pedroso de Lima, 2022.
FICHEIRO_155_2022: Folheto

154) Folheto “Salinidade e cultivo do arroz”, Romeu Gerardo, Isabel Pedroso de Lima, 2022.
FICHEIRO_154_2022: Folheto

153) Artigo científico: Gonçalves, J.M.; Nunes, M.; Ferreira, S.; Jordão, A.; Paixão, J.; Eugénio, R.; Russo, A.; Damásio, H.; Duarte, I.M.; Bahcevandziev, K. Alternate Wetting and Drying in the Center of Portugal: Effects on Water and Rice Productivity and Contribution to Development. Sensors 2022, 22, 3632; https://doi.org/10.3390/s22103632.
FICHEIRO_153_2022: Artigo

152) Artigo científico: Duarte, I.M.; Marques, H.; Amador, P.; Vasconcelos, T.; Gonçalves, J.M. 2022. Evaluation of the Microbiological Quality of Water in the Rice-Growing System of the Lis Valley, Portugal. Appl. Sci. 2022, 12, 9856; https://doi.org/10.3390/app12199856.
FICHEIRO_152_2022: Artigo

151) Artigo científico: Gerardo, R., de Lima, I.P. 2022. Assessing the potential of Sentinel-2 data for tracking invasive water hyacinth in a river branch. Journal of Applied Remote Sensing, 16(1), 014511, doi: 10.1117/1.JRS.16.014511.
FICHEIRO_151_2022: Artigo

150) Interregional Conference Sustainable Production in Agroecosystems with Water Scarcity, Albacete (Spain), 5-7 September 2022 - Apresentação oral: "Evaluation of the microbiological water quality in a rice-based agroecosystem in Center of Portugal"
Evento: https://crea.uclm.es/crea/SUPWASConference
FICHEIRO_150_2022: Apresentação

149) Interregional Conference Sustainable Production in Agroecosystems with Water Scarcity, Albacete (Spain), 5-7 September 2022 - Apresentação oral: "Field Assessment of rice drip irrigation in the Lis Valley, Portugal – strengths and constraints"
Evento: https://crea.uclm.es/crea/SUPWASConference
FICHEIRO_149_2022: Apresentação

148) Interregional Conference Sustainable Production in Agroecosystems with Water Scarcity, Albacete (Spain), 5-7 September 2022 - Apresentação oral: "Alternate wetting and drying in the Center of Portugal: field assessment toward rice sustainability"
Evento: https://crea.uclm.es/crea/SUPWASConference
FICHEIRO_148_2022: Apresentação

147) The XX CIGR World Congress 2022, 5-8 December, Kyoto - Apresentação oral (online): "Water saving in rice irrigation: assessment of alternate wetting and drying flooding in the Center of Portugal"
Evento: http://cigr2022.org/index.html
FICHEIRO_147_2022: Apresentação

146) IV Congresso das Escolas Superiores Agrárias (CNESA) , 3-4 novembro 2022, Santarém - Apresentação poster: "Avaliação do Consumo de Água na Rega do Arroz"
Evento: www.ipv.pt/iv-congresso-nacional-das-escolas-superiores-cnesa/
FICHEIRO_146_2022: Poster

145) IV Congresso das Escolas Superiores Agrárias (CNESA), 3-4 novembro 2022, Santarém - Apresentação poster: "Melhoria da Gestão da Água no Vale do Lis: Contributos do Grupo Operacional"
Evento: www.ipv.pt/iv-congresso-nacional-das-escolas-superiores-cnesa/
FICHEIRO_145_2022: Poster

144) Seminário Gestão da água no regadio do Vale do Lis: Desafios da modernização. 21 de junho de 2022, Monte Real – Apresentação oral: "Aplicação de tecnologias de deteção remota"
FICHEIRO_144_2022: Apresentação

143) Seminário Gestão da água no regadio do Vale do Lis: Desafios da modernização. 21 de junho de 2022, Monte Real. "Digitalização da informação e operação das infraestruturas".
FICHEIRO_143_2022: Apresentação

142) Seminário Gestão da água no regadio do Vale do Lis: Desafios da modernização. 21 de junho de 2022, Monte Real – Apresentação oral: Síntese de resultados do Grupo Operacional.
FICHEIRO_142_2022: Apresentação

141) Cimeira Nacional AgroInovação 2022, 11 e 12 de outubro, CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, Santarém – Apresentação poster: "Grupo Operacional para a gestão da água no Vale do Lis"
Evento:https://agroinov.rederural.gov.pt/programa
FICHEIRO_141_2022: Poster

140) IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 18-20 outubro de 2022, Beja – Apresentação oral: Melhoria da Gestão da Água no Vale do Lis: Contributos do Grupo Operacional através da Monitorização do Regadio"
Evento: http://cnrd.cotr.pt/
FICHEIRO_139_2022: Resumo

139) IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 18-20 outubro de 2022, Beja – Apresentação oral: Sustentabilidade da Rega do Arroz através do Alagamento Intermitente no Centro de Portugal"
Evento: http://cnrd.cotr.pt/
FICHEIRO_139_2022: Resumo

138) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 4º Trimestre 2022
FICHEIRO_138_2022: Dados

137) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 3º Trimestre 2022
FICHEIRO_137_2022: Dados

136) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 2º Trimestre 2022
FICHEIRO_136_2022: Dados

135) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 1º Trimestre 2022
FICHEIRO_135_2022: Dados

134) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 2022
FICHEIRO_134_2022: Dados

133) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 2022
FICHEIRO_133_2022: Dados

132) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 2022
FICHEIRO_132_2022: Dados

131) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 1º Trimestre 2022
FICHEIRO_131_2022: Dados

130) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 4º Trimestre 2022
FICHEIRO_130_2022: Dados

129) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 2022
FICHEIRO_129_2022: Dados

128) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 2022
FICHEIRO_128_2022: Dados

127) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 1º Trimestre 2022
FICHEIRO_127_2022: Dados

126) Caudais decendiais de abastecimento em 2021: Canal 7
FICHEIRO_126_2021: Dados

125) Caudais decendiais de abastecimento em 2021: Canal 5
FICHEIRO_125_2021: Dados

124) Caudais decendiais de abastecimento em 2021: Canal 4
FICHEIRO_124_2021: Dados

123) Caudais decendiais de abastecimento em 2021: Canal 2
FICHEIRO_123_2021: Dados

122) Caudais decendiais de abastecimento em 2021: Canal 1
FICHEIRO_122_2021: Dados

121) Workshop Surface hydrology, conservation techniques and university extension programmes, 17 de novembro, Coimbra. Apresentação oral: Application of remote sensing based tools for improving agricultural management in paddy fields.
FICHEIRO_121_2021: Artigo

120)EGU 2021, European Geosciences Union General Assembly 2021, 19-30 de abril de 2021, online - Apresentação oral: Estimating rice water requirements in the Lis Valley (Portugal) using remote sensing platforms: preliminary results for the 2020 cultivation season.
FICHEIRO_120_2021: Artigo

119) Artigo científico: Agricultura biológica na Região Centro de Portugal: sub-região da Beira Litoral e no Vale do Lis. Revista de Economia e Sociologia Rural, 59(1), e238880.
FICHEIRO_119_2021: Artigo

118) 5thARCID – Apresentação oral: "Water saving in rice irrigation: field assessment of alternate wetting and drying flooding and drip irrigation"
Evento: http://5arcid.ma/en/
FICHEIRO_118_2021: Resumo

117) 5thARCID – Apresentação oral: "Application of remote sensing technology to improve a gravity-flow irrigation scheme management"
Evento: http://5arcid.ma/en/
FICHEIRO_117_2021: Resumo

116) 5thARCID – Apresentação oral: "Antibiotic resistances on manured and irrigated soil"
Evento: http://5arcid.ma/en/
FICHEIRO_116_2021: Resumo

115) 5thARCID – Apresentação oral: "Water microbiological indicators of a paddy rice system"
Evento: http://5arcid.ma/en/
FICHEIRO_115_2021: Resumo

114) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Impacto da qualidade da água residual tratada na rega do arroz. Avaliação em ensaio em vasos"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_114_2021: Resumo

113) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Estudo experimental de rega gota-a-gota na cultura de arroz no Vale do Lis"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_113_2021: Resumo

112) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Avaliação de campo da rega do arroz: aplicação do método do balanço hídrico ao alagamento contínuo e intermitente"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_112_2021: Resumo

111) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Avaliação do regime hídrico do solo no desenvolvimento do gorgulho do eucalipto, Gonipterus platensis. Ensaio prospetivo do cenário de cultura regada no Vale do Lis"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_111_2021: Resumo

110) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Estudo do impacto do alagamento intermitente do arroz no uso e produtividade da água no Baixo Mondego e Vale do Lis"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_110_2021: Resumo

109) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Avaliação da qualidade microbiológica da água no sistema orizícola do Vale do Lis"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_109_2021: Resumo

108) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería – Apresentação oral: "Management of drip irrigated crops using a remote sensing approach at multiple scales. A case study of horticultural systems in Lis Valley, Portugal"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_108_2021: Resumo

107) XI Congreso Ibérico de Agroingeniería - Apresentação oral: "Monitorização da distribuição e procura da água para melhoria da gestão do Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis"
Evento: https://funge-uva.symposium.events/60974/detail/xi-congreso-iberico-de-agroingenieria.html
FICHEIRO_107_2021: Resumo

106) EurAgEng 2021 – Apresentação oral: "Water saving in on-farm rice irrigation in the Lis Valley, Portugal"
Programa: https://www.eurageng.eu/events/ageng2020
FICHEIRO_106_2021: Artigo

105) EurAgEng 2021 – Apresentação oral: "Monitoring the water distribution in the Lis Valley Irrigation District, Portugal"
Programa: https://www.eurageng.eu/events/ageng2020
FICHEIRO_105_2021: Artigo

104) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "Monitoring a Gravity-Flow Conveyance System to Improve Water Management. Lis Valley Irrigation District Case Study"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_104_2021: Artigo

103) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "Microbiological Monitoring of Superficial Water of Lis Valley Irrigation District. Impacts of Agricultural Activities"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_103_2021: Artigo

102) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "Exploring the Potential of Remote Sensing in Irrigation Management at District Scale. Study on Lis Valley, Portugal"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_102_2021: Artigo

101) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "Evaluation of chemical impacts of rice irrigated with urban treated wastewater"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_101_2021: Artigo

100) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "The Challenges of Water Saving in Rice Irrigation: Field Assessment of Alternate Wetting and Drying Flooding and Drip Irrigation Techniques in the Lis Valley, Portugal"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_100_2021: Artigo

99) ICoWEFS 2021 - Apresentação oral: "Water saving challenges in a gravity-flow irrigation district. The action of Lis Valley Water Management Operational Group (EIP-AGRI), Portugal"
Programa: https://icowefs.ipleiria.pt/program/
FICHEIRO_99_2021: Artigo

98) 15º Congresso da Água – Apresentação oral: "Aplicação de técnicas de deteção remota na avaliação da cultura do arroz, no Vale do Lis"
Programa: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/trabalhos.html
Resumo: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/docs/15ca_142.pdf

97) 15º Congresso da Água – Apresentação oral: "Experimentação sobre poupança de água na rega do arroz, na Beira Litoral"
Programa: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/trabalhos.html
Resumo: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/docs/15ca_150.pdf

96) 15º Congresso da Água – Apresentação oral: "Melhoria da gestão da água em regadio coletivo. Ação de Grupo Operacional no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis"
Programa: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/trabalhos.html
LINK: https://www.aprh.pt/congressoagua2021/docs/15ca_24.pdf

95) Workshop & 3RWG - SUWANU Europe - Water for reuse in agriculture in Portugal – Workshop & 3rd Regional Working Group, 03/02/2021 - Apresentação oral: "The case of rice culture". Autora: Isabel Duarte.
Programa: https://suwanu-europe.eu/water-for-reuse-in-agriculture-in-portugal-workshop-and-3rd-rwg/
Apresentação: https://suwanu-europe.eu/wp-content/uploads/2021/02/Projeto_MEDWATERICE_Isabel_Duarte.pdf

94) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 4º Trimestre 2021. FICHEIRO_94_2021: Dados

93) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 3º Trimestre 2021. FICHEIRO_93_2021: Dados

92) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 2º Trimestre 2021. FICHEIRO_92_2021: Dados

91) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 1º Trimestre 2021. FICHEIRO_91_2021: Dados

90) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 2021. FICHEIRO_90_2021: Dados

89) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 2021. FICHEIRO_89_2021: Dados

88) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 2021. FICHEIRO_88_2021: Dados

87) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 1º Trimestre 2021. FICHEIRO_87_2021: Dados

86) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 4º Trimestre 2021. FICHEIRO_86_2021: Dados

85) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 2021. FICHEIRO_85_2021: Dados

84) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 2021. FICHEIRO_84_2021: Dados

83) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 1º Trimestre 2021. FICHEIRO_83_2021: Dados

82) Caudais decendiais de abastecimento em 2020: Canal 7. FICHEIRO_82_2020: Dados

81) Caudais decendiais de abastecimento em 2020: Canal 5. FICHEIRO_81_2020: Dados

80) Caudais decendiais de abastecimento em 2020: Canal 4. FICHEIRO_80_2020: Dados

79) Caudais decendiais de abastecimento em 2020: Canal 2. FICHEIRO_79_2020: Dados

78) Caudais decendiais de abastecimento em 2020: Canal 1. FICHEIRO_78_2020: Dados

77) Folheto: “Desafios da Agricultura Biológica no Vale do Lis”, Susana Ferreira, 2020.77) Folheto: “Desafios da Agricultura Biológica no Vale do Lis”, Susana Ferreira, 2020.FICHEIRO_77_2020: Folheto

76) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Análise de resistência a antibióticos em ecossistemas de regadio. Estudo no Vale do Lis.76) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Análise de resistência a antibióticos em ecossistemas de regadio. Estudo no Vale do Lis.FICHEIRO_76_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

75) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Rega de aspersão no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.75) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Rega de aspersão no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.FICHEIRO_75_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

74) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Monitorização hidráulica no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.74) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Monitorização hidráulica no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.FICHEIRO_74_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

73) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Melhoria da gestão da água em regadio coletivo: ação de grupo operacional no Vale do Lis.73) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Melhoria da gestão da água em regadio coletivo: ação de grupo operacional no Vale do Lis.FICHEIRO_73_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

72) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Avaliação e controlo dos riscos profissionais nas atividades de manutenção e conservação das infraestruturas de rega e drenagem.72) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Avaliação e controlo dos riscos profissionais nas atividades de manutenção e conservação das infraestruturas de rega e drenagem.FICHEIRO_72_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

71) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Como podem os agroecossistemas de regadio afetar o desenvolvimento da processionária do pinheiro? Delineamento de estudo experimental no Vale do Lis.71) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Como podem os agroecossistemas de regadio afetar o desenvolvimento da processionária do pinheiro? Delineamento de estudo experimental no Vale do Lis.FICHEIRO_71_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

70) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Monitorização da qualidade microbiológica da água no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.70) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Monitorização da qualidade microbiológica da água no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis.FICHEIRO_70_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

69) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Agricultura biológica e desenvolvimento do regadio. Estudo no Vale do Lis.69) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Comunicação em poster: Agricultura biológica e desenvolvimento do regadio. Estudo no Vale do Lis.FICHEIRO_69_2020: Resumo e posterLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Page634.htm

68) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Apresentação oral: Avaliação do potencial de detenção remota na gestão da rega em aproveitamento hidroagrícola.68) VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 25-27 de novembro de 2020, online. Apresentação oral: Avaliação do potencial de detenção remota na gestão da rega em aproveitamento hidroagrícola.FICHEIRO_68_2020: ResumoLINK: http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Resumos/3_Resumo.pdf

67) Revista Sciences Eaux & Territoires, 19 de novembro de 2020, n.º 34, “Water saving on a gravity-flow irrigation district - Challenges and issues on Lis Valley, Portugal”.67) Revista Sciences Eaux & Territoires, 19 de novembro de 2020, n.º 34, “Water saving on a gravity-flow irrigation district - Challenges and issues on Lis Valley, Portugal”.FICHEIRO_67_2020: ArtigoLINK: http://www.set-revue.fr/focus-water-saving-gravity-flow-irrigation-district-challenges-and-issues-lis-valley-portugal

66) 15º Congresso da Água - Sessão: “Vulnerabilidades naturais e antropogénicas dos territórios”, 11 de novembro de 2020, online. Participação do Eng. Henrique Damásio, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, sob o tema APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DO VALE DO LIS.66) 15º Congresso da Água - Sessão: “Vulnerabilidades naturais e antropogénicas dos territórios”, 11 de novembro de 2020, online. Participação do Eng. Henrique Damásio, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, sob o tema APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DO VALE DO LIS.FICHEIRO_66_2020: ProgramaLINK: https://www.aprh.pt/pt/eventos/organizados-pela-aprh/2020/sessao-vulnerabilidades-naturais-e-antropogenicas-dos-territorios

65) Revista Agrotec, 35, 72-75, 2º trimestre 2020: “Melhorar o regadio para dinamizar o desenvolvimento do Vale do Lis”.65) Revista Agrotec, 35, 72-75, 2º trimestre 2020: “Melhorar o regadio para dinamizar o desenvolvimento do Vale do Lis”.FICHEIRO_65_2020: ArtigoLINK: www.agrotec.pt

64) Artigo científico: Gonçalves, J.M.; Ferreira, S.; Nunes, M.; Eugénio, R.; Amador, P.; Filipe, O.; Duarte, I.M.; Teixeira, M.; Vasconcelos, T.; Oliveira, F.; Gonçalves, M.; Damásio, H. Developing Irrigation Management at District Scale Based on Water Monitoring: Study on Lis Valley, Portugal. AgriEngineering 2020, 2(1), 78-95; doi:10.3390/agriengineering2010006.64) Artigo científico: Gonçalves, J.M.; Ferreira, S.; Nunes, M.; Eugénio, R.; Amador, P.; Filipe, O.; Duarte, I.M.; Teixeira, M.; Vasconcelos, T.; Oliveira, F.; Gonçalves, M.; Damásio, H. Developing Irrigation Management at District Scale Based on Water Monitoring: Study on Lis Valley, Portugal. AgriEngineering 2020, 2(1), 78-95; doi:10.3390/agriengineering2010006.FICHEIRO_64_2020: ArtigoLINK: https://doi.org/10.3390/agriengineering2010006

63) Artigo científico: Ferreira, S.; Oliveira, F.; Silva, F.G.; Teixeira, M.; Gonçalves, M.; Eugénio, R.; Damásio, H.; Gonçalves, J.M. Assessment of Factors Constraining Organic Farming Expansion in Lis Valley, Portugal. AgriEngineering 2020, 2(1), 111-127; doi:10.3390/agriengineering2010008.63) Artigo científico: Ferreira, S.; Oliveira, F.; Silva, F.G.; Teixeira, M.; Gonçalves, M.; Eugénio, R.; Damásio, H.; Gonçalves, J.M. Assessment of Factors Constraining Organic Farming Expansion in Lis Valley, Portugal. AgriEngineering 2020, 2(1), 111-127; doi:10.3390/agriengineering2010008.FICHEIRO_63_2020: ArtigoLINK: https://doi.org/10.3390/agriengineering2010008

62) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 4º Trimestre 202062) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 4º Trimestre 2020FICHEIRO_63_2020: Dado

61) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 3º Trimestre 2020FICHEIRO_62_2020: Dados

60) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 2º Trimestre 202060) Dados meteorológicos diários da EMA-Gândara, Leiria: 2º Trimestre 2020FICHEIRO_61_2020: Dados

59) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 202059) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 2020FICHEIRO_60_2020: Dados

58) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 202058) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 2020FICHEIRO_59_2020: Dados

57) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 202057) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 2020FICHEIRO_58_2020: Dados

56) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 1º Trimestre 202056) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 1º Trimestre 2020FICHEIRO_57_2020: Dados

55) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 202055) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 2020FICHEIRO_55_2020: Dados

54) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 202054) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 2020FICHEIRO_54_2020: Dados

53) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 1º Trimestre 202053) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 1º Trimestre 2020FICHEIRO_53_2020: Dados

52) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 201952) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 4º Trimestre 2019FICHEIRO_52_2020: Dados

51) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 201951) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 3º Trimestre 2019FICHEIRO_51_2020: Dados

50) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 201950) Dados meteorológicos diários da EMA-Miguel: 2º Trimestre 2019FICHEIRO_50_2020: Dados

49) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 4º Trimestre 201949) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 4º Trimestre 2019FICHEIRO_49_2020: Dados

48) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 201948) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 3º Trimestre 2019FICHEIRO_48_2020: Dados

47) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 201947) Dados meteorológicos diários da EMA-Sede AR-Monte Real: 2º Trimestre 2019FICHEIRO_47_2020: Dados

46) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 746) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 7FICHEIRO_46_2020: Dados

45) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 545) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 5FICHEIRO_45_2020: Dados

44) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 444) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 4FICHEIRO_44_2020: Dados

43) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 243) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 2FICHEIRO_43_2020: Dados

42) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 142) Caudais decendiais de abastecimento em 2019: Canal 1FICHEIRO_42_2020: Dados

41) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 741) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 7FICHEIRO_41_2020: Dados

40) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 4-540) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 4-5FICHEIRO_40_2020: Dados

39) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 1-239) Caudais decendiais de abastecimento em 2018: Canal 1-2FICHEIRO_39_2020: Dados

38) Workshop Standardization of procedures in using UAS for environmental monitoring, HARMONIOUS 3, 6/11/2019, Coimbra - Comunicação oral: Detecting very shallow surface flows by means of thermal tracers: results from laboratory and field tests.
FICHEIRO_38_2019: Resumo

37) Workshop Progress in the use UAS Techniques for Environmental Monitoring, HARMONIOUS 2, 27/02/2019, Pruhonice, Czech Republic - Comunicação oral: Field applications of infrared thermography: estimation of hydrological and hydraulic variables.
FICHEIRO_37_2019: Resumo

36) XXII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento, subordinadas ao tema "Bacia Hidrográfica do Lis - Desafios para o futuro, 17-19/10/2019, Leiria. Comunicação oral por convite pelo Eng. H. Damásio: “Perímetro Hidroagrícola do Vale do Lis: Visão & Externalidades": Programa

35) Workshop Regional Inovação - Tema Regadio - Grupos Operacionais, 23/11/2019, Ferreira do Alentejo. Comunicação oral por convite: Grupo Operacional para a Gestão da Água no Vale do Lis: Programa e apresentação LINK: https://inovacao.rederural.gov.pt/9-destaque-inov/775-workshop-regional-de-inovacao-na-agricultura-i-ferreira-do-alentejo-i-23-outubro

34) Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, 14-15/11/2019, Viseu. Apresentação em poster: Remote sensing application for rice irrigation assessment: preliminar study on Baixo Mondego and Lis Valley Irrigation Districts, Portugal (Resumo): LINK: https://cnesa.esav.ipv.pt/index.html 

33) Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, 14-15/11/2019, Viseu. Apresentação em poster: Avaliação e Controlo dos Riscos Profissionais nas Atividades de Manutenção e Conservação das Infraestruturas de Rega e Drenagem. Aplicação no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis (Resumo): LINK: https://cnesa.esav.ipv.pt/index.html 

32) Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, 14-15/11/2019, Viseu. Apresentação em poster: Agricultura Biológica e Desenvolvimento do Regadio. Estudo no Vale do Lis (Resumo): Resumo LINK: https://cnesa.esav.ipv.pt/index.html

31) Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, 14-15/11/2019, Viseu. Apresentação em poster: Monitorização Hidráulica do Aproveitamento Hídroagrícola do Vale do Lis (Resumo): LINK: https://cnesa.esav.ipv.pt/index.html 

30) Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, 14-15/11/2019, Viseu. Apresentação oral: Melhorar a gestão da água em regadio para promover o desenvolvimento rural - Ação de Grupo Operacional no Vale do Lis (Resumo): LINK: https://cnesa.esav.ipv.pt/index.html  

29) Conference Economies d’Eau en Irrigation, organizada pelo IRSTEA, 13-14/11/2019, Montpellier. Comunicação oral por convite: Water saving on a gravity-flow irrigation district. Challenges and issues on Lis Valley, Portugal. (Resumo) LINK: https://watersaving.sciencesconf.org/program

28) Seminário “O regadio e a sustentabilidade agroambiental: Economia circular”, 08/11/2019, Coimbra. Apresentação oral sobre o Regadio do Vale do Lis, pelo Eng. H. Damásio.FICHEIRO_28_2019: Programa e Apresentação.

27) X International Scientific Agriculture Symposium “AGROSYM 2019”, Jahorina, Bosnia and Herzegovina, 03-06/10/2019. Comunicação oral e artigo publicado em Ata: Oliveira, M.F.; Bulha, J.; Mendes, J.; Ferreira, S.; Guilherme, R.; Ferreira, A.D.; Bernabéu, R.; Gonçalves, J.M.; Silva, F.G. 2019. Organic Agriculture in Center Region of Portugal: The Beira Litoral and Lis Valley District Case Study. In: Proceedings of X International Scientific Agriculture Symposium “AGROSYM 2019”, Jahorina, Bosnia and Herzegovina, pp. 1109-1114, ISBN 978-99976-787-2-0. LINK: http://agrosym.ues.rs.ba/agrosym/agrosym_2019/BOOK_OF_PROCEEDINGS_2019_FINAL.pdf

26) IX Congresso da APDEA e o III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR 2019), 15-18/10/2019, Lisboa e Oeiras. Comunicação oral: Agricultura biológica na região centro de Portugal: Estudo de caso da sub-região da Beira Litoral e no Vale do Lis. LINK: https://esadr2019.apdea.pt/comunicacoes/

25) 5th Interregional CIGR Conference “Challenges of water mobilization and soil conservation in better adapting to climate change”, 10-13/09/2019, Rabat, Morocco. Comunicação em poster: Development of antibiotic resistances in the soil from the livestock manure in the Lis Valley, Portugal (Resumo): LINK: http://5interreg-2ndpanafricconf.ma/

24) 5th Interregional CIGR Conference “Challenges of water mobilization and soil conservation in better adapting to climate change”, 10-13/09/2019, Rabat, Morocco. Comunicação oral: Effect of soil mobilization and drainage on processionary development in the Lis Valley, Portugal (Resumo): LINK: http://5interreg-2ndpanafricconf.ma/

23) 5th Interregional CIGR Conference “Challenges of water mobilization and soil conservation in better adapting to climate change”, 10-13/09/2019, Rabat, Morocco. Comunicação oral: Water microbiological quality in the Lis Irrigation District, Portugal (Resumo): LINK: http://5interreg-2ndpanafricconf.ma/

22) 5th Interregional CIGR Conference “Challenges of water mobilization and soil conservation in better adapting to climate change”, 10-13/09/2019, Rabat, Morocco. Comunicação oral: Poultry manure inducing resistance to antibiotics in the Lis Valley soils, Portugal (Resumo): LINK: http://5interreg-2ndpanafricconf.ma/

21) 5th Interregional CIGR Conference “Challenges of water mobilization and soil conservation in better adapting to climate change”, 10-13/09/2019, Rabat, Morocco. Comunicação oral: Evaluating a gravity-flow irrigation district to improve water and land productivity: case study of Lis Valley, Portugal (Resumo): LINK: http://5interreg-2ndpanafricconf.ma/

20) X Congresso Ibérico de Agroengenharia, 3 a 6-09-2019, Huesca, Espanha. Título: Estudo de caso de monitorização da água no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis, Portugal. Comunicação oral e artigo em livro de Atas: Gonçalves, J.M.; Nunes, M.; Eugénio, R.; Ferreira, S.;, Amador, P.; Filipe, O.; Duarte, I.M.; Teixeira, M.; Marques, H.; Oliveira, M.F.; Gonçalves, M.; Damásio, H. 2019. Estudo de caso de monitorização da água no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis, Portugal. In: García-Ramos, F.J.; Martín-Ramos, P. (Ed.). Proceedings of the 10th Iberian Agroengineering Congress. Huesca, Spain. Edited by Universidad de Zaragoza, pp. 649-660, doi: 10.26754/c_agroing.2019.com.3489. LINK: https://zaguan.unizar.es/record/84002/files/BOOK-2019-046.pdf

19) X Congresso Ibérico de Agroengenharia, 3 a 6-09-2019, Huesca, Espanha. Título: Promover o desenvolvimento sustentável do território pela inovação agrícola. Desafios da Agricultura Biológica no Vale do Lis, Portugal. Comunicação oral e artigo em livro de Atas: Ferreira, S.; Oliveira M.F.; Gonçalves, J.M.; Silva, F.G.; Teixeira, M.; Gonçalves, M.; Eugénio, R.; Damásio, H. 2019. Promover o desenvolvimento sustentável do território pela inovação agrícola. Desafios da agricultura biológica no Vale do Lis, Portugal. In: García-Ramos, F.J.; Martín-Ramos, P. (Ed.). Proceedings of the 10th Iberian Agroengineering Congress. Huesca, Spain. Edited by Universidad de Zaragoza, pp. 606-622, doi: 10.26754/c_agroing.2019.com.3488. LINK: https://zaguan.unizar.es/record/84002/files/BOOK-2019-046.pdf

18) II Simpósio Nacional de Fertilização e Rega, 28 e 29-03-2019, UTAD, Vila Real. Título: Gestão da fertilidade do solo para melhorar produtividade da água e da terra no Vale do Lis. Comunicação oral. (Resumo) Link: https://eventos.utad.pt/evento/ii-simposio-nacional-de-fertilizacao-e-rega/

17) 12.º Seminário sobre Águas Subterrâneas, 07-03-2019, Coimbra. Título: Gestão do regadio para proteção dos recursos hídricos - estudo de caso para melhorar a qualidade da água no Vale do Lis. Comunicação oral e artigo em livro de Atas: Gonçalves, J.M.; Filipe, O.; Amador, P.; Duarte, I.M.; Ferreira, S.; Eugénio, R.; Marques, H.; Nunes, M.; Oliveira, M.F.; Gonçalves, M.; Damásio, H., Ferreira, A.D. 2019. In: Monteiro, J.P. et al. (Eds.). Livro de Atas 12.º Seminário de Águas Subterrâneas, Coimbra. Edição APRH, pp. 89-93, ISBN: 978-989-8509-22-2: LINK: http://www.aprh.pt/12sas/

16) Evento “IPC2Society”, 11-04-2019, Coimbra, organizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra, apresentação de comunicação "Gestão da água na agricultura", com a apresentação do Grupo Operacional. Programa e Apresentação.

15) Artigo científico “Amador, P.; Fernandes, P.; Prudêncio, C.; Duarte, I.M. Prevalence of Antibiotic Resistance Genes in Multidrug-Resistant Enterobacteriaceae on Portuguese Livestock Manure. Antibiotics 2019, 8, 23; doi:10.3390/antibiotics8010023.”15)Artigo científico “Amador, P.; Fernandes, P.; Prudêncio, C.; Duarte, I.M. Prevalence of Antibiotic Resistance Genes in Multidrug-Resistant Enterobacteriaceae on Portuguese Livestock Manure. Antibiotics 2019, 8, 23; doi:10.3390/antibiotics8010023.” LINK: https://doi.org/10.3390/antibiotics8010023

14) Artigo científico "Oliveira M.F., Silva F.G., Ferreira S., Teixeira M., Damásio H., Ferreira A.D., Gonçalves J.M. 2019. Innovations in Sustainable Agriculture: Case Study of Lis Valley Irrigation District, Portugal. Sustainability 2019. Para mais informações: https://www.mdpi.com/2071-1050/11/2/331/htm

13) LAND4FLOOD Workshop "Nature based solutions for flood retention in Southern Europe", 30-01-2019, Coimbra, Participação do Eng. Henrique Damásio, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, no tema "Problematic of floods in Southern Europe, context and main challenges", apresentando estudo de caso do Vale do Lis. Poderá aceder ao Programa. Para mais informações: http://www.land4flood.eu/

12) Seminário "Incêndios florestais & Atividades económicas", 18-10-2018, Leiria, Participação do Eng. Henrique Damásio, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, no DEBATE SOBRE O ESTADO ATUAL DAS MASSAS DE ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LIS. Ver Programa.

11) 164th EAAE Seminar "Preserving Ecosystem Services via Sustainable Agro-food Chains", 05–07 September 2018, Mediterranean Agronomic Institute of Chania (MAICh), Chania, Greece, "Innovating on agriculture sustainability - case study of Lis Valley Irrigation District, Portugal". Ver Resumo.

10) Revista Frutas, Legumes e Flores, Jul-Ago-2018, pag-51, "Melhor gestão da água no Vale do Lis". Ver Artigo.

9) Alfonso Calera,  Workshop "Teledeteção para o Maneio Agronómico de Água e Nutrientes", 17 de Julho de 2018, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, Monte Real. Ver Programa.

8) VIII CONGRESO SOBRE USO Y MANEJO DEL SUELO, Gestión Sostenible de Suelos y Aguas, 25‐27 de Junio 2018, A Coruña, España, "Desenvolvimento de resistências a antibióticos no solo a partir do estrume pecuário. Aplicação no Vale do Lis (Portugal)”. Ver Resumo.

7) VIII CONGRESO SOBRE USO Y MANEJO DEL SUELO, Gestión Sostenible de Suelos y Aguas, 25‐27 de Junio 2018, A Coruña, España, "Resistências a antibióticos no Vale do Lis”. Ver Resumo.

6) VIII CONGRESO SOBRE USO Y MANEJO DEL SUELO, Gestión Sostenible de Suelos y Aguas, 25‐27 de Junio 2018, A Coruña, España, "Efeito da mobilização de solo e drenagem, no Vale do Lis, Portugal, no desenvolvimento das pupas de processionária”. Ver Resumo.

5) VIII CONGRESO SOBRE USO Y MANEJO DEL SUELO, Gestión Sostenible de Suelos y Aguas, 25‐27 de Junio 2018, A Coruña, España, "Melhorar o uso da água e do solo para desenvolvimento rural: caso de estudo do Vale do Lis (Portugal)”. Ver Resumo.

4) 4º Simpósio "Produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável "Produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável", 07 de Junho de 2018, Monte da Caparica, "A inovação no setor agrícola: Potencialidades no Vale do Lis”. Ver Resumo e póster.

3) VII Congresso Nacional de Rega e Drenagem, 27-29 de Junho de 2018, Monte Real, "Grupo Operacional Para A Gestão Da Água No Vale Do Lis: Melhorar o Uso da Água e do Solo e a Competitividade Agrícola". Ver Artigo e apresentação.

2) EIP-AGRI Workshop Connecting innovative projects: water & agriculture, 30–31 Mai de 2018 - Almeria, Spain, "Water management of Lis Valley Irrigation District". Ver Póster.

1) Seminário-Gestão da água no Vale do Lis - investigação e desenvolvimento - 25 de Maio de 2018 - Monte Real. Ver Programa e apresentação.