ANTÓNIO DE SAMPAIO PAIVA MARQUES DA CRUZ , UNIPESSOAL, LDA; BIOPROTEC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA; BRIO - PRODUTOS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA, S.A.; INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA; LUÍS MANUEL GONÇALVES DE SOUSA; QUINTA DO MONTALTO II AGROINDÚSTRIA, LDA.; QUINTA DO MONTALTO, LDA;
Em Portugal existe um consumo elevado de carne de coelho. No entanto, não é possível produzir coelhos Biológicos dado que não existe a divulgação do conhecimento técnico nem a produção está regulamentada em Portugal. Assim, apesar de prevista na legislação da União, os Organismos de controlo de Certificação não podem fazer esse controlo o que também impede a certificação biológica destes animais. Com esta situação está-se a perder um grande mercado que está a ser aproveitado apenas pelos cunicultores convencionais. A oportunidade que aqui surge é a de os cunicultores portugueses poderem produzir coelhos biológicos e vender, no mercado nacional, com alguma facilidade de penetração dada as dúvidas que tradicionalmente são colocadas sobre os coelhos convencionais. Não existindo legislação em Portugal, nem conhecimentos para que se possa produzir coelhos biológicos, surge a oportunidade de experimentar a prática de produção de coelhos de acordo com as regras da Agricultura Biológica, sendo necessário para isso criar e aprovar, com a colaboração do Ministério da Agricultura, a Legislação específica e que regulamentará a cunicultura biológica em Portugal.
O objetivo geral é criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional. Para isso temos objetivos específicos:
- Experimentar as dificuldades que possam surgir e adaptar este novo modo de produção às especificidades existentes em Portugal;
- Testar as dificuldades que possam surgir aos Organismos de Controlo e Certificação no desenvolvimento da sua ação.
Em Portugal existe um consumo elevado de carne de coelho mas, no entanto, não é possível produzir coelhos Biológicos dado que não existe a divulgação do conhecimento técnico nem a produção está regulamentada em Portugal. Não existindo legislação em Portugal, nem conhecimentos para que se possa produzir coelhos biológicos, surge a oportunidade de experimentar a prática de produção de coelhos de acordo com as regras da Agricultura Biológica, sendo necessário para isso criar e aprovar, com a colaboração do Ministério da Agricultura, a Legislação específica e que regulamentará a cunicultura biológica em Portugal.
Portugal tem um grande potencial para a cunicultura biológica, no entanto, a falta de legislação específica, bem como de experiência e divulgação de conhecimentos faz com que seja atualmente inexistente a produção de coelho biológico no nosso País. O objetivo geral do Grupo Operacional passa por criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional. Dos resultados que temos obtido verificamos que é possível a produção de coelhos biológicos em estruturas de confinamento móvel, contudo temos verificado algumas debilidades nas estruturas de confinamento utilizadas, nomeadamente no que diz respeito à fuga dos coelhos e ao ataque de predadores. Ao mesmo tempo temos conseguido o controlo das ervas e o aumento significativo da fertilidade do solo.
IDENTIFICAÇÃO DAS TIPOLOGIAS DE DIFUSÃO DE RESULTADOS REALIZADAS
PLANO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Desvios:
DOCUMENTOS
Atas:
Divulgação e informação técnica:
XXII ZOOTEC - Livro de Comunicações
XXII ZOOTEC - Marques R. 2021_resumo
Tese de Mestrado - Rafael Marques
Divulgação GO Produção de Coelhos Biológicos - Feira OrganicFoodIberia
Eip-agri Produção de coelhos biológicos | 2021-03-06
GO Produção de Coelhos Biológicos - Agroinovação 2018
GO Produção de Coelhos Biológicos - Agroinovação 2022
Livro ASPOC 2019 - Versão final
Agroinovação Coelhos Participação
Folheto produção coelhos biológicos - Anexo 1
Folheto produção coelhos biológicos - Anexo 2
Divulgação GO Produção de Coelhos Biológicos - Congresso Europeu AB
Relatório Final de Execução - Produção de Coelhos Biológicos
Vídeos:
Produção de Coelhos Biológicos
GO Produção de Coelhos Biológicos