Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Produção de Coelhos Biológicos

Entidade líder do projeto: AGROBIO - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA
Responsável pelo projeto: Jaime Ferreira (formacao@agrobio.pt)
Site do projeto: https://agrobio.pt/projetos-agrobio/
Área do plano de ação: Cunicultura
Parceiros:

ANTÓNIO DE SAMPAIO PAIVA MARQUES DA CRUZ , UNIPESSOAL, LDA; BIOPROTEC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA; BRIO - PRODUTOS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA, S.A.; INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA; LUÍS MANUEL GONÇALVES DE SOUSA; QUINTA DO MONTALTO II AGROINDÚSTRIA, LDA.; QUINTA DO MONTALTO, LDA;

Data de início do projeto: 30-11-2016
Data de fim do projeto: 30-11-2021

Prioridade do FEADER: P2A) melhoria do desempenho económico de todas as explorações agrícolas e facilitação da restruturação e modernização das explorações agrícolas, tendo em vista nomeadamente aumentar a participação no mercado e a orientação para esse mesmo mercado, assim como a diversificação agrícola;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Em Portugal existe um consumo elevado de carne de coelho. No entanto, não é possível produzir coelhos Biológicos dado que não existe a divulgação do conhecimento técnico nem a produção está regulamentada em Portugal. Assim, apesar de prevista na legislação da União, os Organismos de controlo de Certificação não podem fazer esse controlo o que também impede a certificação biológica destes animais. Com esta situação está-se a perder um grande mercado que está a ser aproveitado apenas pelos cunicultores convencionais. A oportunidade que aqui surge é a de os cunicultores portugueses poderem produzir coelhos biológicos e vender, no mercado nacional, com alguma facilidade de penetração dada as dúvidas que tradicionalmente são colocadas sobre os coelhos convencionais. Não existindo legislação em Portugal, nem conhecimentos para que se possa produzir coelhos biológicos, surge a oportunidade de experimentar a prática de produção de coelhos de acordo com as regras da Agricultura Biológica, sendo necessário para isso criar e aprovar, com a colaboração do Ministério da Agricultura, a Legislação específica e que regulamentará a cunicultura biológica em Portugal.  


Objetivos visados:

O objetivo geral é criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional. Para isso temos objetivos específicos:

- Experimentar as dificuldades que possam surgir e adaptar este novo modo de produção às especificidades existentes em Portugal;

- Testar as dificuldades que possam surgir aos Organismos de Controlo e Certificação no desenvolvimento da sua ação.


Sumário do plano de ação:

Em Portugal existe um consumo elevado de carne de coelho mas, no entanto, não é possível produzir coelhos Biológicos dado que não existe a divulgação do conhecimento técnico nem a produção está regulamentada em Portugal. Não existindo legislação em Portugal, nem conhecimentos para que se possa produzir coelhos biológicos, surge a oportunidade de experimentar a prática de produção de coelhos de acordo com as regras da Agricultura Biológica, sendo necessário para isso criar e aprovar, com a colaboração do Ministério da Agricultura, a Legislação específica e que regulamentará a cunicultura biológica em Portugal.


Pontos de situação / Resultados:

Portugal tem um grande potencial para a cunicultura biológica, no entanto, a falta de legislação específica, bem como de experiência e divulgação de conhecimentos faz com que seja atualmente inexistente a produção de coelho biológico no nosso País. O objetivo geral do Grupo Operacional passa por criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional. Dos resultados que temos obtido verificamos que é possível a produção de coelhos biológicos em estruturas de confinamento móvel, contudo temos verificado algumas debilidades nas estruturas de confinamento utilizadas, nomeadamente no que diz respeito à fuga dos coelhos e ao ataque de predadores. Ao mesmo tempo temos conseguido o controlo das ervas e o aumento significativo da fertilidade do solo.

IDENTIFICAÇÃO DAS TIPOLOGIAS DE DIFUSÃO DE RESULTADOS REALIZADAS

  • Acompanhamento do Projeto com vista à instalação de uma exploração de produção coelhos biológicos na região da parceira. Tal como prevista as explorações parceiras do projeto são, numa fase inicial, as primeiras a ser instaladas e a continuar as atividades do projeto. Todos os parceiros vão continuar, com exceção do Luís Manuel Gonçalves de Sousa porque a exploração mudou de titularidade e António Sampaio Paiva Marques da Cruz dado a Quinta estar muito exposta ao ataque de predadores, sobretudo cães.
  • Criação de folhetos de divulgação do método e das técnicas utilizadas, que devido à pandemia (Covid-19) em devido tempo foram reconvertidos para formato digital online.
  • A participação em feiras. Devido à pandemia os eventos foram adiados (Terra Sã, Feira nacional da agricultura, ….) pelo que reconvertemos a informação para formato digital online para disponibilizar no nosso site e da RRN aos produtores interessados.
  • Na realização de sessões de divulgação dirigidas a cunicultores convencionais e a potenciais cunicultores biológicos não foi possível realizar os seminários de forma presencial, contudo convertemos os conteúdos e o formato desses seminários de forma que, cumprindo os constrangimentos impostos devido à pandemia (Covid-19) a divulgar a informação numa plataforma digital.
  • As visitas de divulgação e acompanhamento do projeto foram realizadas.
  • Relatório Final de Execução do Grupo Operacional – Produção de Coelhos Biológicos

PLANO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

  • Foi constituído o Conselho de Orientação e Fiscalização, composto por um representante de cada um dos parceiros do Grupo Operaciona
  • Foram realizadas Visitas/inspeções trimestrais pela AGROBIO aos parceiros com vista a verificar o desenvolvimento da ação.
  • Foram realizadas visitas de Inspeção ao desenvolvimento das tarefas realizadas pelos parceiros nos campos de demonstração.

Desvios:

  • Conteúdos técnicos para elaboração de folhetos de divulgação e para divulgação pelos meios digitais disponíveis em todos os parceiros e também através da plataforma da RRN para a divulgação de todas a fases deste projeto. Devido à pandemia (Covid-19) a informação foi reconvertida para formato digital online.
  • Realização e Participação em feiras e em 5 seminários "Produção de coelhos biológicos". Não foi possível realizar os seminários de forma presencial, contudo os conteúdos e o formato desses seminários foram convertidos de forma que, cumprindo os constrangimentos impostos devido à pandemia (Covid-19), pudessem ser apresentados numa plataforma digital.
  • Realização e Participação em ações de divulgação/consolidação técnica em várias regiões do País em colaboração com as Câmaras municipais e associações locais. Não foi possível realizar algumas ações devido à Covid-19 e foram reformulados e convertidos conteúdos para sessões à distância.
  • Realização de visitas técnicas em Portugal, Espanha e França. Devido à pandemia fomos obrigados a não realizar as visitas. Tentámos colmatar essa falha com pesquisas na internet e consulta de publicações sobre a temática.
  • Apoio e dinamização da Comercialização. Não foi possível recuperar a parceria cuja empresa foi vendida ao grupo “Continente” e também não se conseguiu a sua substituição formal. A Agrobio desempenhou aqui um papel importante e encontrou uma entidade transformadora (MAGOMAR) que mostrou disponibilidade para desenvolver a comercialização deste produtos.

DOCUMENTOS

Atas:

Divulgação e informação técnica:

XXII Congresso de Zootécnia

XXII ZOOTEC - Livro de Comunicações

XXII ZOOTEC - Marques R. 2021_resumo

Poster Jornadas

Relatório Estágio 24_07

Tese de Mestrado - Rafael Marques

Divulgação GO Produção de Coelhos Biológicos - Feira OrganicFoodIberia

Eip-agri Produção de coelhos biológicos | 2021-03-06

GO Produção de Coelhos Biológicos - Agroinovação 2018

GO Produção de Coelhos Biológicos - Agroinovação 2022

Livro ASPOC 2019 - Versão final

Agroinovação Coelhos Participação

Folheto produção coelhos biológicos - Anexo 1

Folheto produção coelhos biológicos - Anexo 2

Divulgação GO Produção de Coelhos Biológicos - Congresso Europeu AB

Relatório Final de Execução - Produção de Coelhos Biológicos

Vídeos:

Produção de Coelhos Biológicos

GO Produção de Coelhos Biológicos