O MultiForest pretende incentivar uma economia baseada no uso eficiente de recursos e na proteção do meio ambiente, promovendo uma transferência de conhecimento inteligente e inovadora, visando o aumento das áreas florestais naturais e semi-naturais com uma gestão sustentável em Portugal.
O MultiForest visa:
i) identificar o potencial dos ecossistemas florestais para fornecer bens e serviços;
ii) avaliar como as práticas de gestão influenciam a multifuncionalidade e a sustentabilidade das florestas;
iii) identificar quais são as melhores práticas para promover a valorização e o uso sustentável dos recursos naturais das florestas.
O projeto está estruturado em duas componentes. A primeira compreende o levantamento das potencialidades da floresta em termos de valorização de serviços de ecossistema de provisão, de regulação e culturais (dando particular relevância aos que podem gerar produtos com valor económico) e das práticas de gestão com o objetivo de elaborar cenários para a priorização e otimização e valorização da provisão de serviços e de produtos à macro escala espacial. A segunda fase é constituída por “estudos de caso” em regiões estratégicas e de interesse nacional identificadas entre os parceiros. Em cada caso de estudo será efetuada uma modelação de diferentes cenários a uma escala espacial regional em termos de práticas de gestão e consequências na provisão de diferentes serviços e obtenção de diferentes produtos da floresta, como forma de propor medidas de gestão para aumentar incrementar a multifuncionalidade e a valorização das zonas florestais. Os diferentes cenários avaliados nestes “casos de estudo” servirão de modelo para aplicação noutras regiões do território nacional.
Relatório final do MultiForest, Março 2022
Notícias/Divulgação do projeto:
Cronograma de eventos:
Ponto de situação da execução do projeto:
O projeto está a ser desenvolvido respeitando os objetivos propostos em sede de candidatura, embora com atrasos significativos na execução das tarefas, motivo pelo qual já contactamos o PDR2020 no sentido de solicitarmos informações sobre como procedermos ao pedido de prorrogação do prazo de execução. Os atrasos devem-se na sua maioria a condicionantes de natureza diversa provocadas pela situação da pandemia SARS-COV-2.
Neste momento estamos a dar continuidade às duas componentes do projeto, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao final de 2020. A segunda componente que assenta nos casos de estudo, está um pouco mais atrasada, mas também em fase de execução.
Desenvolvimento e valorização dos produtos derivados do Porco Alentejano, nomeadamente, os presuntos, paletas, enchidos e carne verde e dos produtos do montado em geral.
A operação apresentada surge no seio do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado e em trabalho de parceria definiu-se as atividades prioritárias a serem dinamizadas. Esta operação é o resultado de um forte trabalho de parceria, alicerçado num diagnóstico de necessidades da fileira do porco alentejano, que assente nos princípios da inovação, competitividade, cooperação e partilha de conhecimento, definiu um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos.
NOTICIAS
EVENTOS REALIZADOS
Ponto de situação da execução do projeto
Definiu -se um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos. Das atividades propostas, por executar ficaram as seguintes atividades:
Proporcionar meios para a implementação do CCC e dar cumprimento à sua missão - promover o desenvolvimento e sustentabilidade da fileira da caprinicultura, em Portugal, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e das boas práticas na produção de caprinos e da transferência e divulgação do conhecimento. O projeto funciona como meio de arranque dos processos de discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento do setor.
O Plano de Ação do CCC (http://www.caprinicultura.pt/images/Plano_de_Ao_CCC.pdf) pretende assegurar a articulação e coerência com a Visão Estratégica que estabeleceue que constitui a sua âncora de referência programática. É um instrumento comprometido com a ambição nuclear (Recuperação do património pecuário e da produção de caprinos, reduzindo a dependência externa), com os eixos estratégicos e com as áreas de intervenção, definindo a partir dessa visão os pilares prioritários que hão-de ajudar a sua operacionalização, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade da fileira da caprinicultura, o reforço da investigação, a promoção da inovação, a transferência e divulgação do conhecimento e as boas práticas na produção de caprinos. Criando, assim, as condições para o desenvolvimento da atividade experimental necessária à melhoria da produção e da sustentabilidade ambiental e social.
Com este contexto, definiram-se 3 pilares prioritários para o Centro de Competências da Caprinicultura:
A análise do setor revela a existência de variadíssimas fragilidades que orientam o plano de ação o objetivo de reversão do definhamento da caprinicultura no país. Desse conjunto de fragilidades ressalta uma preocupação dominante: a necessidade de uma intervenção estrutural ao nível das instalações, do quadro regulamentar, das condições de produção, da revitalização e/ou fortalecimento dos diversos serviços de apoio à produção (associações, serviço de contraste e de apoio sanitário, por exemplo) e da utilização da informação gerada, sem os quais aquela intervenção estrutural pode ficar comprometida bem como o desenvolvimento pretendido da caprinicultura.
Apesar de no contexto atual se tornar difícil desenvolver um plano de I&I antes da criação de condições para a referida intervenção estrutural e a adoção de políticas que possibilitem o fomento da caprinicultura – criação de um ambiente propício à fixação e instalação de agentes da fileira nas regiões, aumento dos efetivos e de uma escala de produção que assegure a subsistência e vitalidade do sector – as atividades de investigação e inovação não podem ser menosprezadas.
Por isso, este Plano de Ação deve também dar um particular enfoque às atividades de I&I, num contexto de utilização do elevado acervo de conhecimento que se encontra disponível e que importa aproveitar. Alinhando, assim, o Plano de Ação com a Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para a Investigação e Inovação Agroalimentar e Florestal no Período 2014-2020 e com o que nela se define para os Centros de Competência no âmbito da I&I relativamente à priorização das fases que terão que ser naturalmente percorridas para a revitalização do sector.
Em conclusão, o Plano de Ação que enquadrará a atividade do Centro de Competências da Caprinicultura nos primeiros anos deverá estar apoiado nos três pilares prioritários acima indicados que com a Visão Estratégica justificarão a prioridade das medidas operacionais que lhe estão associadas.
O plano de ação definido no projeto constitui um conjunto de atividades consideradas necessárias e relevantes para o desenvolvimento do CCC enquanto organização agregadora dos agentes da fileira, como meio de viabilização do plano de ação do CCC,com base no qual as propostas futuras emanadas do conjunto de agentes agregados em torno do CCC possam incorporar a Agenda de Inovação para o setor.
Até ao momento, foram desenvolvidos os passos iniciais de atividade após constituição do CCC do quais fez parte:Até ao momento, foram desenvolvidos os passos iniciais de atividade após constituição do CCC do quais fez parte:
• A preparação da documentação necessária à finalização da Candidatura ao PDR2020, incluindo pedidos de orçamento a entidades externas;
• A submissão de Candidatura ao PDR Operação: 20.2.4 - Assistência técnica RRN Área 4 (Observação da agricultura e dos territórios rurais) Anúncio: 02 / Operação 20.2.4/ 2018, em 15 de outubro de 2018, aprovada em 2019.
As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, até ao momento, podem ser elencadas do seguinte modo:
• Organização do espaço físico do Centro de Competências da Caprinicultura bem como toda a documentação inerente ao desenvolvimento do projeto;
• Elaboração de material de divulgação do CCC, nomeadamente flyers informativos, roll up e cartazes das atividades desenvolvidas (ANEXO I);
• Desenvolvimento do site criado com apoio do projeto em curso (http://w ww.caprinicultura.pt/), o qual está ativo desde dezembro de 2019;
• Pesquisa e agregação de informação sobre Caprinicultura, recolha de fotos e material de divulgação e promoção do CCC para integrar o site;
• Participação em eventos para divulgação do CCC, missão, objetivos, plano de ação e atividades, conforme quadro em baixo (com indicação dos anexos respetivos com elementos referentes aos diferentes eventos):
Tabela 1 – Lista de participação em eventos de divulgação do CCC
• Organização de eventos de divulgação sobre diversas temáticas técnicas junto dos produtores, promoção e divulgação do CCC, nomeadamente:
• A atividade do CCC envolveu ainda um conjunto alargado de reuniões de trabalho, conforme referido em baixo:
• Estão ainda em preparação os eventos programados para o 1º semestre de 2020, conforme quadro em baixo, aos quais não foi possível dar cumprimento conforme a calendarização prevista dada a situação existente no país desde fevereiro de 2020:
Preparação da Agenda de Inovação do Centro de Competência da Caprinicultura em discussão alargada com os diversos aderentes e parceiros, prevendo-se a conclusão do mesmo com discussão no I Congresso Nacional da Caprinicultura, agendado para o 1º trimestre de 2021;
• Continuação da atividade de alimentação do site do Centro de Competência, bem como da recolha de material técnico-científico relativo às diferentes temáticas consideradas no plano de ação do CCC (em permanente atividade);
Com o surgimento de um conjunto de CCA a nível nacional, importa construir um sistema de certificação participativa, que incorpore requisitos e ações que validem os processos de produção e comercialização junto de produtores e consumidores, como garante de qualidade e credibilidade.
O resultado será a produção de um referencial metodológico, que seja reconhecido pelos vários intervenientes dos CCA e validado pelas entidades públicas competentes. Pretende-se que o referencial incorpore um conjunto de valores e compromissos assumidos pelos produtores, designadamente: cumprimento das boas práticas agrícolas e comerciais; preocupação com o meio ambiente; incentivo à organização e produção agrícola familiar e planeamento do sistema alimentar associado aos processos de comercialização de proximidade.
O plano de ação contempla as seguintes atividades:
Documentos Produzidos
O documento tem por objetivo dar a conhecer o quadro teórico-conceptual que guiou o conjunto de trabalhos concretizados no âmbito do projeto.
O manual contém os principais procedimentos técnicos e metodológicos tendo em vista a operacionalização de um Sistema Participativo de Garantia.
O documento está organizado em três secções: componente técnica, componente metodológica e, por fim, uma breve apresentação de estudos de caso de iniciativas SPG em funcionamento e localizadas fora e no interior das fronteiras geográficas da União Europeia.
Adrepes_Manual Técnico e Metodológico
O presente documento pretende dar a conhecer os resultados dos inquéritos realizados aos parceiros do projeto (inquérito por entrevista), aos produtores identificados por cada um dos parceiros, como podendo potencialmente integrar um Sistema Participativo de Garantia e aos consumidores do Cabaz PROVE (inquéritos por questionário).
Documento que pretende promover a implementação do SPG através da adoção de um conjunto de critérios e regras que visam essencialmente o sistema de produção, a localização e envolvente da exploração agrícola, a eficiência energética e a economia circular, a colheita e comercialização e por último as condições de trabalho.
Conjunto de 17 fichas de boas práticas agrícolas que devem ser adotadas pelos produtores que pretendam integrar um SPG.
Pode também descarregar a brochura com todas as fichas aqui.
Foi ainda produzido um vídeo que pretende de uma forma divertida e apelativa explicar como se processa um Sistema Participativo de Garantia.
Visualize o video aqui.
Eventos
Aceda aqui a mais informação sobre o projeto.