Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

MultiForest - A Multifuncionalidade da Floresta – Potencialidade e Valorização dos Bens e Serviços dos Ecossistemas Florestais em Portugal

Entidade líder do projeto: Universidade de Coimbra
Responsável pelo projeto: Joana Alves e José Paulo Sousa
Parceiros:

MUNICIPIO DE MERTOLA; MUNICÍPIO DA LOUSÃ; ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DO CONCELHO DE ANSIÃO; UNIVERSIDADE DE ÉVORA; INSTITUTO POLITECNICO DE VISEU

Breve descrição:

A natureza multifuncional dos ecossistemas florestais tem adquirido grande relevância, tornando necessária uma abordagem holística da floresta que permita uma gestão integrada dos recursos naturais numa perspetiva territorial alargada e multi-actor. O projeto MultiForest pretende avaliar o potencial dos ecossistemas florestais em Portugal em termos de recursos naturais endógenos e da provisão de serviços de ecossistema, identificando as melhores práticas de gestão para aumentar o seu valor intrínseco e económico, tendo sempre em consideração os dois pilares principais da nova estratégia para a gestão florestal: a sustentabilidade e a multifuncionalidade. O atingir deste objetivo irá permitir efetuar o levantamento do potencial multifuncional das florestas, contribuindo para a definição de procedimentos de boas práticas para a avaliação e gestão dos bens e serviços florestais, bem como de planos estratégicos de ação para auxiliar os gestores florestais a aumentar o potencial das suas áreas florestais usando uma perspetiva multifuncional.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O MultiForest pretende incentivar uma economia baseada no uso eficiente de recursos e na proteção do meio ambiente, promovendo uma transferência de conhecimento inteligente e inovadora, visando o aumento das áreas florestais naturais e semi-naturais com uma gestão sustentável em Portugal.

Objetivos visados:

O MultiForest visa: 
i) identificar o potencial dos ecossistemas florestais para fornecer bens e serviços;
ii) avaliar como as práticas de gestão influenciam a multifuncionalidade e a sustentabilidade das florestas;
iii) identificar quais são as melhores práticas para promover a valorização e o uso sustentável dos recursos naturais das florestas.

Sumário do plano de ação:

O projeto está estruturado em duas componentes. A primeira compreende o levantamento das potencialidades da floresta em termos de valorização de serviços de ecossistema de provisão, de regulação e culturais (dando particular relevância aos que podem gerar produtos com valor económico) e das práticas de gestão com o objetivo de elaborar cenários para a priorização e otimização e valorização da provisão de serviços e de produtos à macro escala espacial. A segunda fase é constituída por “estudos de caso” em regiões estratégicas e de interesse nacional identificadas entre os parceiros. Em cada caso de estudo será efetuada uma modelação de diferentes cenários a uma escala espacial regional em termos de práticas de gestão e consequências na provisão de diferentes serviços e obtenção de diferentes produtos da floresta, como forma de propor medidas de gestão para aumentar incrementar a multifuncionalidade e a valorização das zonas florestais. Os diferentes cenários avaliados nestes “casos de estudo” servirão de modelo para aplicação noutras regiões do território nacional.

Pontos de situação / Resultados:

Relatório final do MultiForest, Março 2022

Notícias/Divulgação do projeto:

Cronograma de eventos:

  • Reunião anual do Consórcio
  • Setembro 2020 (inicialmente prevista para Maio, teve de ser reagendada dadas as implicações da pandemia no evoluir dos trabalhos)
  • Trabalhos de campo nos casos de estudo – Setembro e Outubro 2020
  • Webinars – Estão a ser planeados alguns eventos de divulgação de resultados a partir de Novembro de 2020, mas ainda sem data definida. 

Ponto de situação da execução do projeto:

O projeto está a ser desenvolvido respeitando os objetivos propostos em sede de candidatura, embora com atrasos significativos na execução das tarefas, motivo pelo qual já contactamos o PDR2020 no sentido de solicitarmos informações sobre como procedermos ao pedido de prorrogação do prazo de execução. Os atrasos devem-se na sua maioria a condicionantes de natureza diversa provocadas pela situação da pandemia SARS-COV-2.

Neste momento estamos a dar continuidade às duas componentes do projeto, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao final de 2020. A segunda componente que assenta nos casos de estudo, está um pouco mais atrasada, mas também em fase de execução.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos