Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Porco Alentejano - Inovação e competitividade

Entidade líder do projeto: ACPA - Associação de Criadores do Porco Alentejano
Responsável pelo projeto: Nuno Faustino
Site do projeto: https://www.ccporcoalentejanoemontado.pt/
Parceiros:

Ministério da Agricultura e do Mar Agrupamento complementar de empresas do porco alentejano (ACEPA) Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA); Associação Nacional de Criadores do Porco Alentejano (ANCPA); Associação de Agricultores do Sul (ACOS) Barrancarnes – Transformação Artesanal, SA; Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); Instituto Politécnico de Beja (IPBeja); Montaraz de Garvão – Transformação Artesanal do Porco Alentejano, Lda; Matadouro Litoral Alentejano, SA (MLA); Município de Aljustrel; Município de Almodôvar; Município de Castro Verde; Município de Odemira; Município de Ourique.

Breve descrição:

O projeto tem como objetivo principal a promoção e inovação da fileira do porco alentejano, pretende-se então, investir em atividades de recolha e organização da informação produzida, criar uma de página de internet para a disseminação dessa informação, produzir um documentário e planificar e organizar um congresso ibérico. Todas estas ações previstas visam sistematizar e difundir o conhecimento sobre as técnicas de produção, transformação e comercialização do Porco Alentejano e os seus produtos.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Desenvolvimento e valorização dos produtos derivados do Porco Alentejano, nomeadamente, os presuntos, paletas, enchidos e carne verde e dos produtos do montado em geral.

Objetivos visados:
  • Promover a competitividade e a inovação na fileira do porco alentejano, através da implementação de um plano de ação dirigido a vários intervenientes, centrado nas necessidades identificadas na fileira e projetado em torno do desenvolvimento do conhecimento e da cooperação.
  • Facilitar a todos os intervenientes da fileira do porco alentejano e público em geral, o acesso a informação técnico-científica relevante para a sua atividade / interesses;
  • Divulgar o Porco Alentejano e seus produtos derivados, aos consumidores em geral, potenciando a sua valorização e comercialização;
  • Proporcionar a partilha de conhecimentos técnico-científicos e espaços de discussão entre os vários intervenientes da fileira do Porco Alentejano.
Sumário do plano de ação:

A operação apresentada surge no seio do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado e em trabalho de parceria definiu-se as atividades prioritárias a serem dinamizadas. Esta operação é o resultado de um forte trabalho de parceria, alicerçado num diagnóstico de necessidades da fileira do porco alentejano, que assente nos princípios da inovação, competitividade, cooperação e partilha de conhecimento, definiu um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos.

Pontos de situação / Resultados:

NOTICIAS

EVENTOS REALIZADOS

Ponto de situação da execução do projeto

Definiu -se um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos. Das atividades propostas, por executar ficaram as seguintes atividades:

  • Propusemo-nos a produzir um documentário assente numa rigorosa estrutura técnica e científica, com ligação ao território e ao montado e às várias fases de produção animal, que possibilitasse um maior conhecimento desta raça autóctone e das suas potencialidades para produção de carne e de produtos alimentares de elevado valor com DOP e IGP. Relativamente a esta atividade, iniciou-se alguns “stakes”, os que foi possível realizar em zonas exteriores. No entanto, devido às restrições da covid 19, não foi possível terminar a atividade.
  • Com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimentos técnico-científicos e espaços de discussão entre os vários intervenientes da fileira do Porco Alentejano pretendeu-se organizar a 2º Edição do Congresso Ibérico do Porco Alentejano, a realizar em Ourique, no mês de abril de 2020. A realização deste congresso ia assumir um carácter estratégico e fundamental para o desenvolvimento da fileira a nível nacional e internacional, assumindo um papel preponderante para a afirmação do porco alentejano, enquanto produto local de elevada qualidade. Devido às restrições da Covid 19, e não foi possível dar andamento à atividade, devido às incertezas de realização de eventos abertos ao público. Como os principais destinatários do evento são produtores, com limitações na utilização de novas tecnologias, entendeu-se que não seria viável a realização do evento via e-learning.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos