Inovação para a Agricultura

enfrdeitptes
Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
previous arrow
next arrow

Projetos PNAES

Pesquisar projectos

Área Geográfica de Intervenção

Alimenta Sã - Alimentação sustentável e circuitos curtos agroalimentares no Alto Alentejo

Entidade líder do projeto: ADER-AL
Responsável pelo projeto: Isabel Picão de Abreu
Site do projeto: https://alimentasa.pt/
Parceiros / Centro de Competências:

LEADERSOR, CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo)

Breve descrição:

O projeto engloba 2 vertentes: 1. Intervenção feita por nutricionistas em todas as escolas do 1º ciclo do distrito de Portalegre, desenvolvendo atividades com as crianças, e envolvendo toda a comunidade educativa (docente e discente) e as famílias. 2. Intervenção feita com toda a comunidade da NITS-3 Alto Alentejo, abordando questões como sejam os circuitos curtos agroalimentares e a redução de desperdício, especialmente dirigidas a decisores de aquisições pelas cantinas, autarquias e produtores.

Data de início do projeto: 28-04-2022
Data de fim do projeto: 31-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Alto Alentejo
Financiamento: 170 679,08€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projeto pretende aprofundar o conhecimento da agricultura e dos territórios rurais em 3 temas específicos: Alimentação sustentável, Dieta Mediterrânica, Circuitos Curtos Agroalimentares e Combate ao desperdício alimentar.

Objetivos visados:
  • Aumentar a literacia alimentar, capacitando os destinatários das atividades para uma alimentação saborosa, saudável, económica e sustentável.
  • Aumentar a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis (vantagens e relevância das cadeias curtas de abastecimento).
  • Adotar uma estratégia de comunicação que induza às mudanças de comportamentos e atitudes pretendidas.
  • Promover uma articulação institucional funcional e operativa entre os parceiros.
Sumário do plano de ação:

O projeto desenvolve-se através de 2 blocos de atividades principais: Educação alimentar direcionada para toda a comunidade escolar e famílias de alunos do 1º ciclo de todas as escolas distrito de Portalegre, através de atividades desenvolvidas por 2 nutricionistas, sensibilização da comunidade geral. Workshops e visitas a boas práticas sob a temáticas de Circuitos curtos agroalimentares. Inclui ainda uma estratégia de comunicação que induza às mudanças de comportamentos e atitudes pretendidas.

Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

Depois de identificados os Vereadores de cada Município responsáveis pela área da Educação e os responsáveis de cada agrupamento escolar, o projeto já foi alvo de reuniões presenciais em todas as escolas do 1º ciclo da NUT-3 Alto Alentejo (para inclusão nos Planos de Atividades 2023/2024 das atividades a desenvolver pelas nutricionistas). A imagem do projeto está criada e o seu site do projeto, que será permanentemente alimentado pelas atividades que forem sendo desenvolvidas, já está ativo.

Resultados esperados:

Intervenção em turmas do 1º ciclo de escolas de todos os 15 concelhos da NUT-3 Alto Alentejo, incluindo 1 evento final inter-escolas, 2 guias para crianças e 1 guia para docentes; 3 workshops, com os respetivos manuais de apoio; 2 workshops sob a temática de Circuitos Curtos Agroalimentares e 1 visita a uma boa prática identificada no território nacional; 2 publicações técnicas; 1 site específico do projeto nos sites dos GAL parceiros; 1 seminário final de encerramento do projeto.