Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Alimenta Sã - Alimentação sustentável e circuitos curtos agroalimentares no Alto Alentejo

Entidade líder do projeto: ADER-AL
Responsável pelo projeto: Isabel Picão de Abreu
Site do projeto: https://alimentasa.pt/
Parceiros / Centro de Competências:

LEADERSOR, CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo)

Breve descrição:

O projeto engloba 2 vertentes: 1. Intervenção feita por nutricionistas em todas as escolas do 1º ciclo do distrito de Portalegre, desenvolvendo atividades com as crianças, e envolvendo toda a comunidade educativa (docente e discente) e as famílias. 2. Intervenção feita com toda a comunidade da NITS-3 Alto Alentejo, abordando questões como sejam os circuitos curtos agroalimentares e a redução de desperdício, especialmente dirigidas a decisores de aquisições pelas cantinas, autarquias e produtores.

Data de início do projeto: 28-04-2022
Data de fim do projeto: 31-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Alto Alentejo
Financiamento: 170 679,08€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projeto pretende aprofundar o conhecimento da agricultura e dos territórios rurais em 3 temas específicos: Alimentação sustentável, Dieta Mediterrânica, Circuitos Curtos Agroalimentares e Combate ao desperdício alimentar.

Objetivos visados:
  • Aumentar a literacia alimentar, capacitando os destinatários das atividades para uma alimentação saborosa, saudável, económica e sustentável.
  • Aumentar a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis (vantagens e relevância das cadeias curtas de abastecimento).
  • Adotar uma estratégia de comunicação que induza às mudanças de comportamentos e atitudes pretendidas.
  • Promover uma articulação institucional funcional e operativa entre os parceiros.
Sumário do plano de ação:

O projeto desenvolve-se através de 2 blocos de atividades principais: Educação alimentar direcionada para toda a comunidade escolar e famílias de alunos do 1º ciclo de todas as escolas distrito de Portalegre, através de atividades desenvolvidas por 2 nutricionistas, sensibilização da comunidade geral. Workshops e visitas a boas práticas sob a temáticas de Circuitos curtos agroalimentares. Inclui ainda uma estratégia de comunicação que induza às mudanças de comportamentos e atitudes pretendidas.

Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

Depois de identificados os Vereadores de cada Município responsáveis pela área da Educação e os responsáveis de cada agrupamento escolar, o projeto já foi alvo de reuniões presenciais em todas as escolas do 1º ciclo da NUT-3 Alto Alentejo (para inclusão nos Planos de Atividades 2023/2024 das atividades a desenvolver pelas nutricionistas). A imagem do projeto está criada e o seu site do projeto, que será permanentemente alimentado pelas atividades que forem sendo desenvolvidas, já está ativo.

Resultados esperados:

Intervenção em turmas do 1º ciclo de escolas de todos os 15 concelhos da NUT-3 Alto Alentejo, incluindo 1 evento final inter-escolas, 2 guias para crianças e 1 guia para docentes; 3 workshops, com os respetivos manuais de apoio; 2 workshops sob a temática de Circuitos Curtos Agroalimentares e 1 visita a uma boa prática identificada no território nacional; 2 publicações técnicas; 1 site específico do projeto nos sites dos GAL parceiros; 1 seminário final de encerramento do projeto.