Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável no Douro

Entidade líder do projeto: Douro Superior, Associação De Desenvolvimento
Responsável pelo projeto: Catarina Dias
Site do projeto: https://dourosuperior.pt/
Parceiros / Centro de Competências:

CIM Douro (Comunidade Intermunicipal do Douro), DESTEQUE: Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, Associação do Douro Histórico, Beira Douro: Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro

Breve descrição:

Enquadrada pelo Programa Nacional para uma Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), a operação “Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável no Douro” tem como objetivo a promoção da adoção da dieta mediterrânica e de uma alimentação saudável, económica e sustentável, tendo em conta a promoção da relação entre os hábitos de alimentação saudável e o consumo de produtos regionais e locais, tendo como território de intervenção a NUTS III Douro.

Data de início do projeto: 10-04-2022
Data de fim do projeto: 31-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Douro
Financiamento: 224 173,60€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Nos últimos anos a prática de uma alimentação saudável tem sido dificultada por vários fatores onde se incluem, por exemplo, a mudança nos hábitos da população, o aumento do consumo dos alimentos processados, mas também a desinformação e a ausência de informação. Cada vez mais se verificam estes fatores junto dos grupos etários mais jovens, pelo que é urgente realizar ações informativas e sensibilizadoras para a comunidade com vista à promoção de uma alimentação e consumo saudável e sustentável.

Objetivos visados:

O objetivo geral é a promoção da dieta mediterrânica e de uma alimentação saudável, económica e sustentável com base no consumo de produtos regionais e locais do douro. Assumem-se como objetivos específicos: - Sistematização e disponibilização da informação técnica e científica; - Realização de eventos de sensibilização em estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; - Organização de eventos e workshops com a comunidade local; - Elaboração de exposição itinerante; - Produção de filme de animação; - Desenvolvimento de micro site; - Monitorização, gestão e animação da parceria

Sumário do plano de ação:

O projeto prevê a realização de 19 workshops e de eventos de sensibilização em 50 estabelecimentos de ensino, cobrindo todos os municípios do Douro. Como base para estas atividades, numa primeira fase feita a sistematização e disponibilização da informação técnica e científica, dando origem a um manual de apoio às atividades do projeto. Com base nesses conteúdos, serão posteriormente produzidos os materiais de comunicação do projeto, nomeadamente a exposição, o microsite e o fime.

Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

  • Foi realizado o planeamento e a calendarização das atividades do projeto.
  • Encontra-se em fase de conclusão a produção de informação técnica e científica, com a elaboração dos conteúdos do “Manual de apoio às atividades do projeto”.
  • Encontra-se em curso a elaboração das linhas orientadoras para a produção da exposição itinerante, do microsite e do filme de animação.
  • Encontra-se numa fase inicial a produção da imagem e do design de todos os materiais de comunicação do projeto.

Resultados esperados:

Espera-se com o projeto a promoção de hábitos de alimentação saudável e sustentável com base nos produtos locais do Douro e nos princípios da dieta mediterrânica. Sendo direcionadas para a comunidade, de forma alargada, as atividades do projeto terão um particular enfoque na população infantil, nas crianças da “franja” dos 5 aos 10 anos que, com as atividades previstas, serão vetores de indução da promoção de novos hábitos para toda a família e para a comunidade.