CIM Douro (Comunidade Intermunicipal do Douro), DESTEQUE: Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, Associação do Douro Histórico, Beira Douro: Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro
Enquadrada pelo Programa Nacional para uma Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), a operação “Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável no Douro” tem como objetivo a promoção da adoção da dieta mediterrânica e de uma alimentação saudável, económica e sustentável, tendo em conta a promoção da relação entre os hábitos de alimentação saudável e o consumo de produtos regionais e locais, tendo como território de intervenção a NUTS III Douro.
Nos últimos anos a prática de uma alimentação saudável tem sido dificultada por vários fatores onde se incluem, por exemplo, a mudança nos hábitos da população, o aumento do consumo dos alimentos processados, mas também a desinformação e a ausência de informação. Cada vez mais se verificam estes fatores junto dos grupos etários mais jovens, pelo que é urgente realizar ações informativas e sensibilizadoras para a comunidade com vista à promoção de uma alimentação e consumo saudável e sustentável.
O objetivo geral é a promoção da dieta mediterrânica e de uma alimentação saudável, económica e sustentável com base no consumo de produtos regionais e locais do douro. Assumem-se como objetivos específicos: - Sistematização e disponibilização da informação técnica e científica; - Realização de eventos de sensibilização em estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; - Organização de eventos e workshops com a comunidade local; - Elaboração de exposição itinerante; - Produção de filme de animação; - Desenvolvimento de micro site; - Monitorização, gestão e animação da parceria
O projeto prevê a realização de 19 workshops e de eventos de sensibilização em 50 estabelecimentos de ensino, cobrindo todos os municípios do Douro. Como base para estas atividades, numa primeira fase feita a sistematização e disponibilização da informação técnica e científica, dando origem a um manual de apoio às atividades do projeto. Com base nesses conteúdos, serão posteriormente produzidos os materiais de comunicação do projeto, nomeadamente a exposição, o microsite e o fime.
Ponto de situação:
Resultados esperados:
Espera-se com o projeto a promoção de hábitos de alimentação saudável e sustentável com base nos produtos locais do Douro e nos princípios da dieta mediterrânica. Sendo direcionadas para a comunidade, de forma alargada, as atividades do projeto terão um particular enfoque na população infantil, nas crianças da “franja” dos 5 aos 10 anos que, com as atividades previstas, serão vetores de indução da promoção de novos hábitos para toda a família e para a comunidade.