ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade; UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; AGROS - União de Cooperativas de Produtores de Leite; Lacticoop - União de Cooperativas de entre Douro e Mondego; PROLEITE - Cooperativa Agricola de Produtores de Leite
Os produtores de leite e respetivas cooperativas, tal como a maioria das empresas que estão no mercado, sentem a pressão constante para se manterem competitivas, reduzindo os seus custos. Estando muitas vezes a discussão concentrada na perspetiva do preço pago por litro de leite, a perspetiva do projeto Milkee é de focar na questão do custo de produção, que é algo em que o produtor pode actuar diariamente, ao contrário do que acontece com o preço. O projecto pretende focar principalmente nos custos relacionados com o consumo de energia e de água na exploração. Ultrapassar esta barreira inicial será fundamental, e deverá ser realizada através da caracterização dos sistemas relacionados com os consumos de energia e de água de forma a mostrar claramente aos produtores o peso que tem o consumo destes recursos nos seus custos, para depois sensibilizar e formar relativamente a ações a adotar para a sua redução. O projecto irá ainda analisar a valorização de efluentes pecuários das explorações leiteiras em áreas florestais. A escassez de recursos, o abastecimento instável de matérias-primas e a degradação do ambiente com repercussões nas alterações climáticas e a perda de valor dos produtos têm colocado em evidência os limites do atual modelo económico. Neste contexto, o modelo de Economia Circular (EC), abrangendo os princípios da bioeconomia, tem ocupado um espaço crescente nas políticas europeias e nacionais sendo encarado com um meio alternativo de prosseguir o caminho de prosperidade, reduzindo ao mesmo tempo o consumo e dependência de materiais primários, energia e água. No âmbito do projecto serão desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente auditorias energéticas e de uso de água em explorações que se pretende sejam representativas do conjunto das explorações leiteiras, sendo posteriormente desenvolvidas recomendações que serão divulgadas por técnicos e agricultores para melhoria da eficiência. O projecto prevê ainda o desenvolvimento de uma ferramenta de autodiagnóstico da eficiência energética e hídrica das explorações, podendo esta ser utilizada por qualquer produtor de leite ou por quem o apoie tecnicamente. Esta aplicação produzirá recomendações adaptadas a cada exploração em concreto, e permitirá a realização de um a análise de benchmarking comparando a exploração em análise com valores médios das restantes explorações. Além disso será avaliado o uso que é feito dos efluentes bovinos nas áreas florestais complementares das explorações leiteiras, sendo também produzidas recomendações para melhorar e incrementar o uso destes subprodutos na fertilização das áreas florestais, estando previstas a realização de 2 acções práticas de demonstração de aplicação de efluentes em áreas florestais. Os resultados do projecto serão disseminados nos canais de comunicação dos membros do consórcio, e em eventos especialmente organizados para o efeito.
Eficiência energética e hídrica em explorações leiteiras. Gestão de efluentes das explorações e valorização agrícola e florestal.
O presente projeto tem como objetivo geral mobilizar as explorações leiteiras para a adoção de um modelo económico mais sustentável, com base na utilização eficiente de recursos ( agua e energia) e a promoção da bioeconomia através da valorização de subprodutos, procurando estabelecer as para a realização de projetos setoriais de dimensão acrescida, promovendo a economia circular.
O plano de ação visou atingir os seguintes objetivos específicos:
- (https://www.confagri.pt/content/uploads/2019/09/MillkEE_desdobravel_ferramenta_diagnostico.pdf);
- (https://www.confagri.pt/content/uploads/2019/09/MilkEE_desdobravel_eficiencia_hidrica.pdf);
- (https://www.confagri.pt/content/uploads/2019/09/MilkEE_desdobravel_eficiencia_energetica.pdf ).