_
A região da Galiza tem visto uma diminuição das atividades agrícolas e consequente diminuição da população rural. Tais fatores levaram a uma perda de biodiversidade, agroecossistemas e variabilidade genética de culturas autóctones e pecuária. Esta perda é agravada pelo aumento da incidência de incêndios, que devastou quase 100 000 ha em 2006.'A região da Galiza tem visto uma diminuição das atividades agrícolas e consequente diminuição da população rural. Tais fatores levaram a uma perda de biodiversidade, agroecossistemas e variabilidade genética de culturas autóctones e pecuária.
Esta perda é agravada pelo aumento da incidência de incêndios, que devastou quase 100 000 ha em 2006.O setor agroflorestal pode desempenhar um papel importante na mitigação da alteração climática, criando sumidouros de carbono e produzindo biocombustíveis que reduzem as emissões totais de dióxido de carbono. Em Espanha, no entanto, o setor tem vindo a implementar os diferentes planos e estratégias definidos pela UE sobre as mudanças climáticas e o Protocolo de Kyoto.
Descritores: Floresta; Incêndios; Alterações climáticas
_
O projeto ajudou a formar técnicos nos gabinetes locais. Esses técnicos estão em contacto próximo e regular com os agricultores, ajudando na transferência contínua de informações para o campo. As questões da mudança climática são agora, como um resultado duradouro do projeto, incorporadas nas atividades destes técnicos.
Estas ações ajudaram os agricultores adaptarem-se a um papel de gestores de território, à luz das mudanças no CAP. O projeto conseguiu uma mudança na atitude dos principais assessores técnicos para os agricultores.