Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

CHANGING THE CHANGE - Campanha LIFE + Alterar a alteração. A agricultura galega e o setor florestal face às mudanças climáticas

Entidade líder do projeto: Unions Agrarias - UPA
Responsável pelo projeto: José Rodriguez Blanco
Parceiros:

_

Data de início do projeto: 01-01-2009
Data de fim do projeto: 31-12-2010

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A região da Galiza tem visto uma diminuição das atividades agrícolas e consequente diminuição da população rural. Tais fatores levaram a uma perda de biodiversidade, agroecossistemas e variabilidade genética de culturas autóctones e pecuária. Esta perda é agravada pelo aumento da incidência de incêndios, que devastou quase 100 000 ha em 2006.'A região da Galiza tem visto uma diminuição das atividades agrícolas e consequente diminuição da população rural. Tais fatores levaram a uma perda de biodiversidade, agroecossistemas e variabilidade genética de culturas autóctones e pecuária.

Esta perda é agravada pelo aumento da incidência de incêndios, que devastou quase 100 000 ha em 2006.O setor agroflorestal pode desempenhar um papel importante na mitigação da alteração climática, criando sumidouros de carbono e produzindo biocombustíveis que reduzem as emissões totais de dióxido de carbono. Em Espanha, no entanto, o setor tem vindo a implementar os diferentes planos e estratégias definidos pela UE sobre as mudanças climáticas e o Protocolo de Kyoto.

Descritores: Floresta; Incêndios; Alterações climáticas


Objetivos visados:

_



Pontos de situação / Resultados:

O projeto ajudou a formar técnicos nos gabinetes locais. Esses técnicos estão em contacto próximo e regular com os agricultores, ajudando na transferência contínua de informações para o campo. As questões da mudança climática são agora, como um resultado duradouro do projeto, incorporadas nas atividades destes técnicos.

Estas ações ajudaram os agricultores adaptarem-se a um papel de gestores de território, à luz das mudanças no CAP. O projeto conseguiu uma mudança na atitude dos principais assessores técnicos para os agricultores.