Rede Eléctrica Nacional, S.A.; Universidade Estadual de Campinas; Universidad de Sevilla; Department of Experimental & Systems Ecology - Universität Bielfeld; Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento
A redução dos lençóis freáticos (GW) é de importância óbvia para a vegetação, uma vez que a redução desta importante fonte de água pode cortar as plantas de uma das suas principais fontes de água. Os desvios de GW e de águas superficiais podem produzir mudanças dramáticas na estrutura do suporte e na composição de espécies, comunidades de plantas e na sobrevivência de espécies de plantas, afetando inevitavelmente os ecossistemas dependentes de GW.
As comunidades de plantas de dunas de areia abrangem uma alta diversidade ecológica, incluindo espécies que diferem amplamente na profundidade da raiz, tolerância à seca e às flutuações do lençol freático, e capacidade de alternar entre fontes de água sazonais variadas. Este estudo de grande escala climática, abrangendo Brasil, Portugal e Espanha (Tropical, Meso-mediterrâneo e Mediterrâneo), fornecerá uma condição experimental excelente e inovadora para estudar a dinâmica GW e funcionamento da comunidade (grupos funcionais) em ecossistemas naturais intactos de alto valor ecológico.
Descritores: Lençóis Freáticos; Floresta; Pinheiro Manso
Avaliar a capacidade de diferentes comunidades de plantas para se adaptar a cenários futuros de mudança de GW por meio de uma abordagem espacial integrativa de indicadores de stress de GW. No projeto, os efeitos das mudanças de GW no uso de água dos grupos funcionais pela análise da composição isotópica do oxigênio do xilema e também pela composição de isótopos de carbono nas folhas, vários índices de vegetação serão testados para avaliar o estado da água da planta e a sensibilidade ao stress a longo prazo. Diferentes grupos funcionais para mudanças temporais na disponibilidade de água serão avaliados.
O objetivo final do projeto é criar um modelo que permita a avaliação do uso da água da comunidade em futuros cenários de mudança de água subterrânea através de parâmetros eco fisiológicos.
Em sistemas de dunas costeiras, a maior profundidade das águas subterrâneas combinada com a baixa disponibilidade de água no solo causará mudanças importantes no uso da água da planta, incluindo maior proporção de absorção de água das camadas mais profundas do solo e / ou ajustes fisiológicos. Em clima mediterrâneo húmido, a diminuição do lençol freático não influenciou negativamente as espécies estudadas. Em condições de seca o arbusto higrófito E. scoparia e a árvore conífera P. pinea (sistema de raízes dimórficas) realizaram ajustes abaixo do solo (como ajustes de absorção de água em direção a camadas mais profundas do solo e maior uso de água subterrânea provavelmente associados a um melhor desenvolvimento das raízes), mas mantendo sua atividade fotossintética.