Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

GWTROPIMED - Florestas Costeiras sob Cenários de Limitação da Água Subterrânea: dos Trópicos ao Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: " Centro de Biologia Ambiental, Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Responsável pelo projeto: Cristina Maria Filipe Maguas Silva Hanson
Site do projeto: http://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/research/projects/ver.php?id=55
Parceiros:

Rede Eléctrica Nacional, S.A.; Universidade Estadual de Campinas; Universidad de Sevilla; Department of Experimental & Systems Ecology - Universität Bielfeld; Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento

Data de início do projeto: 01-01-2010
Data de fim do projeto: 31-12-2013

Fonte de financiamento : FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A redução dos lençóis freáticos (GW) é de importância óbvia para a vegetação, uma vez que a redução desta importante fonte de água pode cortar as plantas de uma das suas principais fontes de água. Os desvios de GW e de águas superficiais podem produzir mudanças dramáticas na estrutura do suporte e na composição de espécies, comunidades de plantas e na sobrevivência de espécies de plantas, afetando inevitavelmente os ecossistemas dependentes de GW.

 As comunidades de plantas de dunas de areia abrangem uma alta diversidade ecológica, incluindo espécies que diferem amplamente na profundidade da raiz, tolerância à seca e às flutuações do lençol freático, e capacidade de alternar entre fontes de água sazonais variadas. Este estudo de grande escala climática, abrangendo Brasil, Portugal e Espanha (Tropical, Meso-mediterrâneo e Mediterrâneo), fornecerá uma condição experimental excelente e inovadora para estudar a dinâmica GW e funcionamento da comunidade (grupos funcionais) em ecossistemas naturais intactos de alto valor ecológico.

Descritores: Lençóis Freáticos; Floresta; Pinheiro Manso


Objetivos visados:

Avaliar a capacidade de diferentes comunidades de plantas para se adaptar a cenários futuros de mudança de GW por meio de uma abordagem espacial integrativa de indicadores de stress de GW. No projeto, os efeitos das mudanças de GW no uso de água dos grupos funcionais pela análise da composição isotópica do oxigênio do xilema e também pela composição de isótopos de carbono nas folhas, vários índices de vegetação serão testados para avaliar o estado da água da planta e a sensibilidade ao stress a longo prazo. Diferentes grupos funcionais para mudanças temporais na disponibilidade de água serão avaliados.

O objetivo final do projeto é criar um modelo que permita a avaliação do uso da água da comunidade em futuros cenários de mudança de água subterrânea através de parâmetros eco fisiológicos.



Pontos de situação / Resultados:

Em sistemas de dunas costeiras, a maior profundidade das águas subterrâneas combinada com a baixa disponibilidade de água no solo causará mudanças importantes no uso da água da planta, incluindo maior proporção de absorção de água das camadas mais profundas do solo e / ou ajustes fisiológicos. Em clima mediterrâneo húmido, a diminuição do lençol freático não influenciou negativamente as espécies estudadas. Em condições de seca o arbusto higrófito E. scoparia e a árvore conífera P. pinea (sistema de raízes dimórficas) realizaram ajustes abaixo do solo (como ajustes de absorção de água em direção a camadas mais profundas do solo e maior uso de água subterrânea provavelmente associados a um melhor desenvolvimento das raízes), mas mantendo sua atividade fotossintética.