Torriba, Campotec, Hidrosoph, Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas
O projeto H2OptiDemo surge em resposta ao desafio de promover práticas de gestão eficiente da água na agricultura intensiva, especificamente nas culturas de pomóideas (maçãs e peras) e tomate de indústria. Este setor enfrenta desafios crescentes relacionados com a escassez de recursos hídricos e a necessidade de adotar técnicas sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas. A gestão inadequada da água de rega pode levar a desperdícios significativos e impactos negativos no meio ambiente. Portanto, o projeto visa abordar esses desafios, promovendo o uso eficiente da água e a adoção de boas práticas de gestão hídrica.
O projeto está em curso e já obteve financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Espera-se que, ao finalizar o projeto, os seguintes resultados sejam alcançados:
Este projeto, apoiado pela Fundação Gulbenkian, visa contribuir significativamente para a promoção de práticas sustentáveis na gestão da água na agricultura, beneficiando não apenas os produtores envolvidos, mas também o ambiente e a sociedade em geral.
Pósteres:
Relatório de visita técnica a Israel
Relatório resultante da visita técnica a Israel, no âmbito do projeto, que juntou técnicos e produtores para conhecer práticas e tecnologias de gestão de rega usadas naquele país, em vários tipos de culturas hortícolas, frutícolas, etc.
Com o foco na cultura do tomate para industria e a tecnologia da rega enterrada, realizou-se a 22 de junho, a 1ª sessão técnica com a colaboração do produtor Joaquim Roque Bento, da Agro Roque Bento SOC, Lda.
A 2ª Sessão Técnica do Grupo Operacional H2OptiDemo realizou-se no passado dia 20 de julho, no produtor de tomate de indústria, Cidalina Silva Soc. Agrícola Unipessoal, Lda, sempre com o foco na gestão optimizada da água de rega, e nesta sessão, foi abordada a telemetria na cultura.
A 3ª Sessão Técnica do projeto H2OptiDemo realizou-se no posto de observação do produtor mentor Sociedade Agrícola Vale do Baça, Lda, em Acipreste, com a participação do produtor e técnico de campo, Ricardo Soares Santos. Foram apresentadas práticas e técnicas de gestão de rega, assentes em tecnologias fornecidas pela entidade parceira do projeto, a Hidrosoph, através da análise e interpretação dos gráficos e mapas de gestão de rega ao longo da campanha de 2022.
A 4ª Sessão Técnica do projeto H2OptiDemo realizou-se na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (INIAV,IP) e contou com a participação de dois oradores do IRTA, o Dr. Jaume Casadesús e o Dr. Joan Girona, sobre a temática da gestão eficiente de rega em fruteiras através da aplicação de estratégias e decisões de rega fundamentadas em dados de sensores, aplicações da teledeteção, práticas para a obtenção da máxima produtividade com disponibilidade de água limitada, entre outros temas.
Realizou-se no dia 23 de novembro de 2022, nas instalações da Torriba o workshop de apresentação de resultados do projeto, no componente tomate de indústria, dirigido exclusivamente aos produtores envolvidos.
Realizado no dia 24 de novembro de 2022, nas instalações do COTHN-CC, este workshop serviu para apresentar os resultados do projeto, na componente da fruticultura aos produtores envolvidos.
Workshops