Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Disponível relatório final do projeto "Conhecer para Prever o Futuro"

proj conhecer prever futuroFoi publicado o resultado do projeto “Conhecer para Prever o Futuro”, que teve como líder a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e como parceiro o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), contando com a colaboração científica do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

O Grupo de Trabalho Temático - Fileiras da Rede Rural Nacional (RRN) identificou como tema prioritário “produção em contexto de Alterações Climáticas". Assim, com este projeto, pretendeu-se avaliar os impactos das alterações climáticas sobre as necessidades de rega nas principais culturas agrícolas dos principais aproveitamentos hidroagrícolas portugueses (Grupo II).

O projeto teve igualmente o objetivo de indicar possíveis medidas de adaptação e avaliar algumas medidas de adaptação às mudanças climáticas. Por exemplo, verificar se o volume de água de rega necessário para cada cultura no futuro é assegurado pela quantidade de água que estará disponível nas origens de água, dos vários aproveitamentos hidroagrícolas, e com que garantia, podendo haver necessidade de alterar práticas agrícolas ou estratégias de rega.

Tratando-se de um importante contributo para a avaliação das necessidades futuras de adaptação, nomeadamente no que se refere à disponibilidade de água, poderá aceder ao relatório do projeto, disponível no Centro de Recursos da Rede Rural Nacional, aqui.

O Projeto “Conhecer para Prever o Futuro”, é financiado pela Operação 20.2.3 - Assistência técnica RRN - Área 3 / Aviso: PDR2020-2023-003

Saiba mais na página do projeto, publicada no site da Inovação para a Agricultura.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos