COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio; ISA- Instituto Superior de Agronomia
O projeto permitirá avaliar os impactos das alterações climáticas sobre as principais culturas agrícolas no território, designadamente nas culturas de regadio existentes nos principais aproveitamentos hidroagrícolas portugueses. Este indicará medidas de adaptação às mudanças climáticas, como por exemplo, qual o volume de água de rega necessário para cada cultura no futuro, e concluirá se essa quantidade de água estará disponível nas origens de água, dos vários aproveitamentos hidroagrícolas, e com que garantia.
Produção em contexto de Alterações Climáticas: avaliar necessidades futuras de adaptação, nomeadamente no que se refere à disponibilidade de água.
Avaliar o impacto das Alterações Climáticas (AC) no potencial decréscimo das garantias do regadio (maior risco), através da quantificação das novas necessidades de água para a agricultura e atendendo às alterações das disponibilidades hídricas; • identificar e caracterizar as medidas neste setor agrícola que visem a adaptação à nova realidade hidrometeorológica; • avaliar o contributo das medidas do PDR2020 para minimizar os efeitos nefastos das Alterações Climáticas.
As atividades específicas do projeto são: recolher, sistematizar e analisar dados agro-hidrometeorológicos, dados de consumo de água e projetos de regadio e determinar as necessidades e garantias hídricas dos principais Aproveitamentos Hidroagrícolas coletivos públicos Está, também, previsto efetuar um "State of art" sobre medidas de adaptação às AC no âmbito do projeto e uma análise SWOT das políticas do desenvolvimento rural do Programa Nacional de Regadios e da Estratégia para o Regadio Público (2014-2020), como medidas para reduzir o impacto das Alterações Climáticas.
Foram efetuadas duas apresentações técnicas (abril e outubro de 2021), elaborado o relatório de progresso (dezembro de 2020, com uma atualização de julho 2021). O relatório final foi concluído em janeiro de 2022.
Documentos: