Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

GO TECOLIVE realiza demonstração de elaboração de pilha de compostagem

evento go tecoliveDecorreu no passado dia 15 de dezembro de 2021 na Herdade da Torre das Figueiras em Monforte, uma demonstração de elaboração de uma pilha de compostagem, no âmbito do GO - TECOLIVE - “Técnicas e tecnologia para valorização de sub-produtos em olivicultura".

O evento iniciou-se com uma receção aos participantes, na qual se apresentaram os objetivos gerais do GO, bem como a descrição do processo de compostagem

evento go tecolive fig1

(Figura 1). Figura 1 – Recepção aos participantes

Seguiu-se a elaboração da pilha de compostagem na qual foram utilizadas folhas da limpeza da azeitona, bagaço seco extratado e estrume de ovelha (Figura 2).

Na movimentação dos sub-produtos e construção da pilha utilizou-se o carregador telescópico Claas da Torre das Figueiras, Sociedade Agrícola Lda.

evento go tecolive fig2

Figura 2 – Colocação de um sub-produto, durante a elaboração da pilha

Após a montagem da pilha de compostagem, efetuou-se o seu reviramento, a que se seguiu o humedecimento, no qual se utilizou uma cisterna Galucho 8000, semi-rebocada por trator Kubota 9960, com um operador auxiliar para controlo da distribuição da água (Figura 3).

evento go tecolive fig3

Figura 3 – Humedecimento da pilha após reviramento

Concluída a operação, os participantes foram conduzidos junto do material sobrante da pilha elaborada no final de 2020-meados de 2021 para mostrar o aspecto do composto produzido (Figura 4).

evento go tecolive fig4

Figura 4 – Aspeto do composto

Houve ainda oportunidade para se falar sobre a problemática dos efluentes da laboração dos lagares, abordando ainda em que medida a compostagem poderá ser um contributo para a resolução do problema dos efluentes dos lagares que foi particularmente importante durante a campanha de laboração de azeitona de 2021.

Saiba mais sobre o projeto, aqui.

Informação enviada pelo GO TECOLIVE.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos