Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Reveja ou veja o seminário final de divulgação - Grupo Operacional +PrevCRP

GO prevCRPA 15 de dezembro de 2021, teve lugar o seminário final “Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro”, organizado no âmbito do Grupo Operacional +PrevCRP, projeto a decorrer desde outubro de 2017 e do qual o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. é a entidade coordenadora.

Assista à gravação – 1ª parte | 2ª parte e veja ou descarregue as apresentações e conclusões finais aqui

Com 111 participantes, entre os quais investigadores e técnicos, no webinar foram apresentados os resultados do trabalho do Grupo Operacional +PrevCRP, reforçando a importância da implementação de estratégias em viveiro, como a desinfeção de sementes, contentores e água de rega, bem como o uso de novos substratos alternativos à casca de pinheiro, de forma a prevenir a dispersão da doença. Com oradores portugueses e estrangeiros (Chile e Espanha), este evento permitiu também dar uma perspetiva global das estratégias utilizadas para controlo do agente causador do cancro-resinoso-do-pinheiro, o fungo Fusarium circinatum, que, no nosso país, tem surgido sobretudo em sementes ou plantas de viveiro.
Foram ainda apresentados outros projetos nacionais e internacionais (ex. URGENTpine e ação COST PINESTRENGTH).

Na sequência das ações de demonstração realizadas, em 2021, em viveiros de várias zonas do país, este webinar promoveu a disseminação dos resultados obtidos por este Grupo Operacional, tarefa que ficará concluída com a publicação do manual técnico, em elaboração, e destinado aos produtores de espécies hospedeiras do fungo, i.e. as pertencentes ao género Pinus e a pseudotsuga (Pseudotsuga menziesii).

Consulte a página do projeto

Noticia enviada pelo ICNF, membro da Rede Rural Nacional

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos