Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

BRESOV - Produção de vegetais orgânicos resilientes, eficientes e sustentáveis


Fonte de financiamento : H 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Enfrentar os desafios nutricionais de uma população mundial crescente e combater as alterações climáticas, aumentando a produtividade das diferentes culturas hortícolas numa infraestrutura agrícola orgânica e sustentável.

Descritores: Tomate; Alterações climáticas


Objetivos visados:

Neste projeto, é explorada a variação genética de brócolis, couve-rábano, feijão e tomate para aumentar a produtividade, explorando o conhecimento atualizado da estrutura e função do genoma.



Pontos de situação / Resultados:

Projeto em curso. O projeto lida com a necessidade urgente de fornecer cultivares resilientes ao clima dirigidos a sistemas de produção de vegetais orgânicos. Essas novas cultivares beneficiarão os produtores orgânicos e a indústria de sementes orgânicas, fornecendo a segurança necessária tanto nos cenários atuais como futuros das mudanças climáticas. Melhorar a competitividade de três importantes hortaliças na produção orgânica. Aumentar a tolerância das plantas a stresses bióticos e abióticos.

Ideotype South - characterization of wheat varieties more tolerant to climate change


Fonte de financiamento : OUTROS
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A adaptação às alterações climáticas é uma preocupação fulcral nas atividades de melhoramento genético de cereais desenvolvidas no INIAV-Elvas (Estação de Melhoramento de Plantas) e é também o principal tema tratado na estação de experimentação do Arvalis situada na região da Provença. Esta estação Arvalis, é a mais impactada, no que respeita à produção de trigo duro em França, e juntamente com a Estação INIAV de Elvas, prefiguram condições que irão encontrar os produtores de trigo em alguns anos noutras partes da Europa (mesmo situadas mais a norte), particularmente em relação aos constrangimentos hídrico e de temperaturas elevadas. A caracterização e seleção de variedades de trigo mais tolerantes ao stress hídrico e térmico são as questões abordadas neste projeto.

Descritores: cereais; Alterações climáticas


Objetivos visados:

Os objetivos visados são: definir um ideotipo de trigo para o crescimento em condições de stresse hídrico e térmico; criar novas variedades de trigo duro e trigo mole com adaptação e melhor resposta da produção aos riscos climáticos em ambiente mediterrânico (apenas para a equipa de melhoramento genético do INIAV) e identificar e quantificar riscos climáticos atuais e futuros a evitar. Além disso, no âmbito deste trabalho, os sistemas de produção utilizados pelos agricultores e pelos seus sectores são descritos e caracterizados com o objetivo de fornecer ferramentas para monitorização eficiente num clima em mudança e por vezes caótico.



Pontos de situação / Resultados:

Com a caracterização dos cenários climáticos ocorridos nos ensaios Ideotipo Sul entre 2011/2012 e 2017/2018 (7 anos de ensaios, em 2 locais, em sequeiro e regadio = 28 cenários climáticos experimentados), foi possível constatar que 60% dos ensaios se classificaram em cenários muito stressantes, com um stresse hídrico que começa logo após o início do alongamento dos caules (fase do ciclo espiga a 1 cm) e que prossegue, piorando até à maturação do grão. A colaboração com Portugal permite que França consiga explorar cenários stressantes muito precoces, o que raramente ocorre nesse país, mesmo na região do sudeste, que é a mais stressante para a produção de cereais.Com a caracterização dos cenários climáticos ocorridos nos ensaios Ideotipo Sul entre 2011/2012 e 2017/2018 (7 anos de ensaios, em 2 locais, em sequeiro e regadio = 28 cenários climáticos experimentados), foi possível constatar que 60% dos ensaios se classificaram em cenários muito stressantes, com um stresse hídrico que começa logo após o início do alongamento dos caules (fase do ciclo espiga a 1 cm) e que prossegue, piorando até à maturação do grão. A colaboração com Portugal permite que França consiga explorar cenários stressantes muito precoces, o que raramente ocorre nesse país, mesmo na região do sudeste, que é a mais stressante para a produção de cereais.Os resultados mostraram ainda que, a performance das variedades, em termos de produção, esteve fortemente correlacionada (R2 = 92%) com a data em que ocorre o ponto de inflexão da curva de senescência das plantas, quer em regadio, quer em sequeiro (pluvial). Independentemente das condições hídricas, as produções são tanto mais elevadas quanto mais tardia for a senescência foliar. O início da senescência das folhas superiores é assim crucial para a produção de grão. A data em que ocorre o ponto de inflexão da senescência das plantas, permite prever de forma confiável o desempenho do trigo em condições de stresse hídrico, podendo assim ser utilizável como critério de seleção para estas condições pelos melhoradores.Paralelamente aos estudos de fenotipagem, a equipa do INIAV-Elvas deu início à realização de cruzamentos artificiais e consequente seleção baseados no ideotipo definido no final da fase 1 do Programa Ideotipo Sul (2011-2015).

H2Oliva


Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projeto H2Oliva surge em resposta à necessidade urgente de implementar práticas mais eficientes e sustentáveis na gestão dos recursos hídricos na produção de azeitonas e azeite, especialmente nas regiões do Alentejo e Ribatejo. Com o aumento da escassez de água e os desafios impostos pelas alterações climáticas, torna-se imperativo promover o uso racional e eficiente da água na agricultura, visando garantir a sustentabilidade do setor agrícola e a preservação do meio ambiente.


Objetivos visados:
  • Transferência de Conhecimento: Capacitar os agricultores da região do Alentejo e Ribatejo com conhecimentos atualizados sobre práticas de gestão eficiente de água na produção de azeitonas e azeite, destacando o uso de tecnologias de monitorização.
  • Promoção de Práticas Sustentáveis: Incentivar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura, visando uma gestão integrada e eficiente dos recursos hídricos, energéticos e de fertilizantes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a mitigação dos impactos das alterações climáticas.
  • Demonstração de Boas Práticas: Realizar ações de demonstração em campo demonstrador, envolvendo grupos de agricultores, para apresentar e discutir as melhores práticas de gestão de rega e a aplicação de tecnologias de monitorização em diferentes estágios do ciclo cultural do olival.
  • Desenvolvimento de Recursos Pedagógicos: Produzir materiais educativos, como vídeos, folhetos e cursos online abertos, para disseminar conhecimentos e técnicas relacionadas à gestão eficiente de recursos hídricos na produção de azeitonas e azeite, alcançando um público mais amplo de agricultores.

Sumário do plano de ação:
  1. Realização de Ações de Demonstração em Campo: Serão realizadas nove ações de demonstração em três campos experimentais localizados na Vidigueira e em Santarém, com a participação de grupos de agricultores associados à Associação de Agricultores do Ribatejo e à Azeitonices, bem como outros produtores interessados.
  2. Instalação de Novas Tecnologias: Em colaboração com os produtores "trainees", serão instaladas novas tecnologias de gestão de água nos campos, permitindo demonstrar o impacto dessas práticas ao longo de uma campanha e fornecer insights práticos sobre os desafios e oportunidades associados à sua implementação.
  3. Desenvolvimento de Recursos Educativos: Serão desenvolvidos recursos pedagógicos, como vídeos, folhetos e cursos online abertos, para fornecer informações detalhadas sobre práticas de gestão eficiente de água na produção de azeitonas e azeite, facilitando a disseminação de conhecimentos entre os agricultores.

Pontos de situação / Resultados:
  • Implementação bem-sucedida das ações de demonstração em campo, com a participação ativa de agricultores e a troca de experiências sobre as melhores práticas de gestão de rega.
  • Instalação e teste de novas tecnologias de gestão de água nos campos demonstradores, fornecendo dados e informações valiosas sobre a eficácia e os benefícios dessas práticas.
  • Produção e distribuição de recursos educativos, contribuindo para a capacitação contínua dos agricultores e a promoção de práticas sustentáveis na agricultura do olival.
  • Aumento da conscientização e adesão dos agricultores às práticas de gestão eficiente de água, com perspetivas de aumento da eficiência de uso de água entre 20% a 30%, contribuindo para a sustentabilidade do setor agrícola na região do Alentejo e Ribatejo.

Publicações:

 
 
 
 

H2OpitDemo: Demonstração de práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomoideas e tomate indústria


Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projeto H2OptiDemo surge em resposta ao desafio de promover práticas de gestão eficiente da água na agricultura intensiva, especificamente nas culturas de pomóideas (maçãs e peras) e tomate de indústria. Este setor enfrenta desafios crescentes relacionados com a escassez de recursos hídricos e a necessidade de adotar técnicas sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas. A gestão inadequada da água de rega pode levar a desperdícios significativos e impactos negativos no meio ambiente. Portanto, o projeto visa abordar esses desafios, promovendo o uso eficiente da água e a adoção de boas práticas de gestão hídrica.


Objetivos visados:
  • Aumentar o conhecimento sobre novos sistemas de gestão da rega inovadores, considerando os cenários de alterações climáticas e avaliando o funcionamento dos sistemas de rega.
  • Maximizar a capacitação para o uso de ferramentas de apoio à gestão, baseadas em tecnologias de monitorização e no conhecimento do funcionamento dos sistemas de rega, visando aumentar o uso eficiente da água de rega a médio e longo prazo.
  • Aumentar o conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de rega e capacitar para a utilização de soluções técnicas simples que permitam a quantificação da água de rega e a introdução à gestão da mesma ao longo do ciclo, com base em critérios de custo/benefício.
  • Promover a mudança de comportamentos para uma utilização eficiente da água na agricultura, bem como melhorar a imagem do setor agrícola perante a opinião pública e a sociedade em geral, através da divulgação de evidências sobre as práticas sustentáveis adotadas.

Sumário do plano de ação:
  1. Levantamento das necessidades e desafios específicos dos produtores nas regiões do Oeste e Ribatejo.
  2. Desenvolvimento e implementação de novos sistemas de gestão da rega, adaptados às condições climáticas e necessidades locais.
  3. Formação e capacitação dos produtores na utilização das ferramentas de gestão e tecnologias de monitorização.
  4. Monitorização e avaliação contínua dos sistemas implementados, ajustando-os conforme necessário para otimizar a eficiência hídrica.
  5. Divulgação dos resultados e boas práticas, promovendo a disseminação do conhecimento e incentivando a adoção generalizada das técnicas sustentáveis de gestão hídrica.

Pontos de situação / Resultados:

O projeto está em curso e já obteve financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Espera-se que, ao finalizar o projeto, os seguintes resultados sejam alcançados:

  • Incremento do conhecimento e capacitação dos intervenientes nas práticas de gestão eficiente da água de rega.
  • Implementação bem-sucedida de novos sistemas e tecnologias de gestão da água em pomares de maçã, pera e campos de tomate de indústria.
  • Mudança de comportamentos e adoção generalizada de práticas sustentáveis de gestão hídrica entre os produtores hortofrutícolas.
  • Melhoria da imagem do setor agrícola, demonstrando o compromisso e a responsabilidade ambiental na gestão dos recursos hídricos.
  • Transferência efetiva de conhecimento e boas práticas para outras regiões hortofrutícolas em todo o país.

Este projeto, apoiado pela Fundação Gulbenkian, visa contribuir significativamente para a promoção de práticas sustentáveis na gestão da água na agricultura, beneficiando não apenas os produtores envolvidos, mas também o ambiente e a sociedade em geral.

Pósteres:

Poster do projeto H2Optidemo presente no Stand do COTHN, na 1ª edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão, realizada nos dias 14 a 16 de outubro de 2022, no âmbito da conferência "O regadio em Portugal. Que futuro?" (anexo_1 e anexo_2
 
Publicações:
 
Fichas Técnicas:
 

Relatório de visita técnica a Israel

Relatório resultante da visita técnica a Israel, no âmbito do projeto, que juntou técnicos e produtores para conhecer práticas e tecnologias de gestão de rega usadas naquele país, em vários tipos de culturas hortícolas, frutícolas, etc.

ATIVIDADES
  • 1ª Sessão Técnica sobre tomate de indústria

Com o foco na cultura do tomate para industria e a tecnologia da rega enterrada, realizou-se a 22 de junho, a 1ª sessão técnica com a colaboração do produtor Joaquim Roque Bento, da Agro Roque Bento SOC, Lda.

  • 2ª Sessão Técnica sobre tomate de indústria

A 2ª Sessão Técnica do Grupo Operacional H2OptiDemo realizou-se no passado dia 20 de julho, no produtor de tomate de indústria, Cidalina Silva Soc. Agrícola Unipessoal, Lda, sempre com o foco na gestão optimizada da água de rega, e nesta sessão, foi abordada a telemetria na cultura.

  • 3ª Sessão Técnica: Fruticultura

A 3ª Sessão Técnica do projeto H2OptiDemo realizou-se no posto de observação do produtor mentor Sociedade Agrícola Vale do Baça, Lda, em Acipreste, com a participação do produtor e técnico de campo, Ricardo Soares Santos. Foram apresentadas práticas e técnicas de gestão de rega, assentes em tecnologias fornecidas pela entidade parceira do projeto, a Hidrosoph, através da análise e interpretação dos gráficos e mapas de gestão de rega ao longo da campanha de 2022.

  • 4ª Sessão Técnica: Fruticultura

A 4ª Sessão Técnica do projeto H2OptiDemo realizou-se na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (INIAV,IP) e contou com a participação de dois oradores do IRTA, o Dr. Jaume Casadesús e o Dr. Joan Girona, sobre a temática da gestão eficiente de rega em fruteiras através da aplicação de estratégias e decisões de rega fundamentadas em dados de sensores, aplicações da teledeteção, práticas para a obtenção da máxima produtividade com disponibilidade de água limitada, entre outros temas.

  • 1º Sessão de apresentação dos resultados do projeto H2OptiDemo em tomate de indústria

Realizou-se no dia 23 de novembro de 2022, nas instalações da Torriba o workshop de apresentação de resultados do projeto, no componente tomate de indústria, dirigido exclusivamente aos produtores envolvidos.

  • 2º Sessão de apresentação dos resultados do projeto H2OptiDemo em pêra e maçã

Realizado no dia 24 de novembro de 2022, nas instalações do COTHN-CC, este workshop serviu para apresentar os resultados do projeto, na componente da fruticultura aos produtores envolvidos.

Workshops

  • Decorreu no passado dia 6 de dezembro de 2022, no Auditório Adães Bermudes em Alcobaça, com a presença na abertura do Sr. Vereador Paulo Jorge de Carvalho Mateus, o terceiro Workshop Formativo do projeto H2OptiDemo. Neste Workshop falou-se sobre manutenção de sistemas de rega localizada, com sessão em sala e em pomar, com a apresentação a cargo de Miguel Tavares da Sysmart. 
  • Teve lugar no passado dia 13 de abril de 2022, no Auditório da Câmara Municipal do Cadaval, o segundo Workshop Formativo do projeto H2OptiDemo. O tema deste Workshop incidiu sobre a utilização da energia fotovoltaica para alimentar sistemas de rega, com a apresentação a cargo de Miguel Tavares da Sysmart.
  • Teve lugar no passado dia 30 de março de 2022, no Auditório 2 do Edifício de Aulas da Escola Superior Agrária de Santarém, o primeiro Workshop Formativo do projeto H2OptiDemo. Este Workshop incidiu sobre a importância de elaborar um bom projeto de sistemas de rega, com a apresentação a cargo de Miguel Tavares da Sysmart.
  • Teve lugar no passado dia 9 de março de 2022, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, a primeira iniciativa do projeto H2OptiDemo. Tratou-se de um Workshop que teve por objetivo transmitir aos participantes importantes conhecimentos sobre gestão de rega, quando e quanto regar, tecnologias atuais ao dispor do produtor e custos de sistemas de gestão de rega.
 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos