Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

FruitFlyProtec - Melhorar o combate a moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de proteção alternativos para Ceratitis capitata e Drospohila suzukii e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dors

Entidade líder do projeto: COTHN - Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional
Responsável pelo projeto: Maria do Carmo Martins
Site do projeto: https://fruitflyprotec.webnode.pt/
Área do plano de ação: Cultura de pomóideas e prunóideas
Parceiros:

DIRECAO REGIONAL AGRICULTURA E PESCAS DO ALGARVE; FRUSOAL - FRUTAS SOTAVENTO ALGARVE LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM; INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA; MADRE FRUTA - CENTRO DE VENDAS HORTOFRUTICOLAS LDA; O MELRO.OP, S.A.  


Prioridade do FEADER: P4) Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A produção frutícola nacional encontra-se atualmente bastante vulnerável ao aparecimento de novas pragas, bem como ao aumento da incidência das espécies já existentes, como é o caso de moscas da fruta, nomeadamente Ceratitis capitata (Wiedmann) e Drosophila suzukii (Matsumura) que causam perjuízoss significativas, podendo mesmo inviabilizar a produção em determinadas regiões, onde as suas populações são muito elevadas. Esta situação tem tendência a agravar-se com as alterações climáticas que induzem o aumento das populações destas pragas e alargam a sua distribuição geográfica.Esta situação tem vindo a agravar-se nos últimos anos em face da ausência de frio nos meses de inverno, levando a um aumento das populações, dando início a estragos/prejuízos mais cedo e alargando a Esta situação tem tendência a agravar-se com as alterações climáticas que induzem o aumento das populações destas pragas e alargam a sua distribuição geográfica.A vulnerabilidade do nosso país à entrada de outras moscas da fruta, sobretudo tefritídeos, reside no facto de algumas delas estarem já referidas em países africanos com os quais Portugal tem relações próximas em termos de circulação de pessoas e bens, o que aumenta o risco da sua introdução no território. Recorde-se que Bactrocera dorsalis (Hendel) [B. invadens Drew, Tsura & White] já está na Macaronésia, em Cabo Verde.O sector produtivo, quer do Continente quer das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, tem manifestado grande preocupação com esta problemática, principalmente pela necessidade de realizar novas culturas, que podem ser totalmente inviabilizadas pelas moscas da fruta. Por exemplo, com o fim das quotas leiteiras, muito produtores de leite dos Açores começam a procurar alternativas para a sua atividade, sendo a fruticultura vista como uma excelente oportunidade. No entanto a abundância população de mosca do Mediterrâneo pode inviabilizar esta situação, pelo que urge arranjar soluções a apresentar ao sector produtivo.


Objetivos visados:

Pretende-se que o trabalho a desenvolver contribua para melhor conhecimento e combate a três espécies economicamente importantes. Assim, os principais objectivos da presente operação são:

a) Para a espécie D. suzukii propõe-se (i) desenvolver métodos expeditos para monitorizar populações em diferentes condições ecológicas; (ii) identificar os principais fatores de risco como hospedeiros alternativos às culturas (repositórios) e temperaturas limites (superior e inferior) para desenvolvimento e voo; (iii) definir estratégias de protecção da cultura, em especial medidas preventivas e avaliação de eficácia de técnicas de captura em massa ou outros meios de proteção inovadores;

b) Para a espécie C. capitata pretende-se realizar a prospecção e avaliação da actividade e eficácia de controlo de predadores e parasitóides, avaliação de iscos e dispositivos de armadilhas e extratos de plantas com bioactividade;

c) Para espécie B. dorsalis pretende-se identificar os factores de risco e a distribuição geográfica potencial no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, tendo em conta as condições ótimas, e limitantes do seu desenvolvimento e voo e hospedeiros potenciais – zonagem de risco potencial; no caso da Região Autónoma da Madeira dada a proximidade a Cabo Verde e tendo em conta a importância económica da cultura da banana e outras culturas subtropicais, urge prever a sua movimentação, efetuar monitorização em vários locais do arquipélago e avaliar métodos de captura em massa. Estes trabalhos deverão ser feitos em conjunto com equipas de regiões onde exista a praga e com alguma semelhança de clima/relevo com as existentes nos possíveis locais de invasão e com parceria de instituições das regiões autónomas da Madeira e dos Açores (Fundação gaspar Frutuoso e Secretaria de Agricultura e Pescas da RAM).

d) Para as três espécies pretende-se avaliar os estragos, desenvolver e implementar ferramentas de SIG para mapeamento das populações e apoio à decisão, divulgar melhor ainformação, a qual embora exista para o caso de C. capitata está muito dispersa e não sistematizada.


Sumário do plano de ação:

Melhorar o combate a moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de protecção alternativos para Ceratitis capitata e Drospohila suzukii e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dorsalis.


Pontos de situação / Resultados:
  • Webinar de encerramento do GO Fruitflyprotec,  13 de julho de 2022. Programa

Ponto situação (janeiro 2021)

No âmbito do projeto foram estabelecidos cerca de 30 Postos de Observação Biológicos para o total das 3 moscas em estudo. No que toca à Drosophila suzukii, foram estabelecidos POB´s na zona do Beira Interior na cultura da cereja e medronho, na zona Oeste na cultura da ameixa, na zona de Santarém na cultura da uva de mesa, em Odemira na cultura da framboesa e no Algarve também em pequenos frutos. No ano de 2019 foi-nos solicitado que integrássemos exta-projeto mais um POB na zona de Vouzela na cultura do mirtilo.Nestas 6 zonas forma instalados ensaios comparativos de armadilhas para a monitorização, utilizando algumas soluções existentes no mercado, assim como uma nova armadilha desenvolvida pela equipa do projeto e utilizando diferentes atrativos (vinagres).Está a ser feito o levantamento de hospedeiros alternativos nestas diferentes zonas, para além da monitorização durante todo o ano, afim de se conseguir perceber o ciclo da praga nas diferentes regiões e culturas, pois já se conseguiu perceber que a praga poderá ter comportamentos diferentes relativamente a estas condições (região e cultura)Iniciou-se já o terceiro ano observações e espera-se no final deste ano, iniciar a divulgação de alguns resultados mais consolidados. Durante este ano irão ser realizados alguns dias abertos nas diferentes regiões, para se poder visitar os ensaios instalados, que serão divulgados brevemente pelo COTHN-CC e na página do projeto: HTTPS://FRUITFLYPROTEC.WEBNODE.PT/Relativamente à Ceratitis capitata, estão a ser ensaiadas estratégias de captura em massa no Algarve recorrendo a atrativos alternativos de baixo custo. Relativamente à Bratocera dorsalis encontramos-mos na fase final de compilação da informação disponível sobre esta mosca, tendo por base a experiência da Universidade dos Açores por meio de um projeto que tiveram com Cabo Verde, e iremos durante 2021 publicar toda essa informação em formato de brochura de fácil compreensão junto dos agricultores.

Conclusões sobre o projeto desenvolvido e perspetivas (novembro 2022)

Em termos de principais conclusões do projeto destaca-se o seguinte:

Drosophila suzukii

A armadilha que capturou um número mais elevado de D. suzukii, na região do Alentejo e Algarve, foi a “garrafa PET”, com diferenças significativas para a armadilha comercial da Koppert®, quer para as capturas totais quer de fêmeas, portanto deverá ser a mais indicada para captura em massa. Na Beira Interior a armadilha com maiores capturas foi a “Suzuki trap”.

Contudo, a armadilha da Koppert® foi mais específica, isto é, a proporção de D. suzukii em relação a todas as drosófilas capturadas foi mais elevada com esta armadilha. Este indicador é de grande relevância para a melhoria das técnicas de estimativa do risco com menor impacto sobre os organismos não alvo.

Relativamente ao ensaio de avaliação de eficácia de nemátodes entomopatogénicos, só se obteve mortalidade em larvas. Steinernema carpocapsae foi o nemátode entomopatogénico que apresentou melhores resultados, induzindo mortalidade de cerca de 90% e 50%, em placa de Petri e vaso, respetivamente, na dose mais elevada.

Relativamente à avaliação de técnicas de atração – repulsão (push and pull) – em condições de campo, comparando 3-octenol e limoneno, como repelente, e usando armadilhas com isco alimentar como atrativo, os resultados obtidos são promissores, mas necessitam de continuidade para confirmação..

Ceratitis capitata

O nível de capturas anual dependeu das condições meteorológicas e da presença de hospedeiros suscetíveis.

A utilização de estratégias de proteção das culturas alternativas contra C. capitata, como a captura em massa / atração e morte, contribuem para manter o nível das populações baixos (Oeste e Alentejo) e diminuir o número de tratamentos necessários para manter os frutos sãos nos pomares (Oeste, Alentejo e Algarve);

É possível produzir laranjas de maturação tardia em Modo de Produção Biológico, desde que a fase de colheita não exceda os finais de maio – inícios de junho e que os pomares se localizem em zonas mais desfavoráveis aos ataques de C. capitata

Bactrocera dorsalis

Tendo por base a experiência que a Universidade dos Açores tem sobre esta praga, resultado de projetos de cooperação com Cabo Verde, foi possível apoiar a elaboração do plano de contingência para o controlo desta mosca.

Uma vez que a praga se encontra disseminada por vários países africanos com os quais Portugal tem rotas comercias e sendo o transporte de frutos infestados um dos meios mais importantes de introdução de B. dorsalis para as áreas não infestadas, torna-se necessário alertar para:

- Implementação de legislação para estas saídas das zonas infetadas virem acompanhados de um certificado fitossanitário

- Sensibilização das pessoas e agentes para os perigos que acarreta a saída e o transporte inadvertido

- Elaboração de material informativo como publicidade apelativa nos portos e aeroportos, hotéis, sobre os riscos de introdução de pragas, ou multas e incentivos.

Assim, o presente GO deu um contributo muito relevante para este plano e com isso espera-se conseguir adiar o mais possível, a entrada deste inimigo no território nacional.

Paralelamente foi alargada aos parceiros deste GO a monitorização oficial desta praga, com a instalação de armadilhas com o atrativo metileugenol, especialmente em portos e aeroportos, não se tendo registado qualquer captura.

Publicações:

- Apresentação: "DROSOPHILA SUZUKII: CONHECER PARA MELHOR COMBATER" - descarregue aqui.
-
Apresentação: "Bactrocera dorsalis (ex- invadens ) Hendel (Diptera: Tephritidae) uma grande ameaça para as culturas frutícolas" - descarregue aqui.
- Webinar final Projeto FruitFlyProtec 13 de julho de 2022 - Resultados dos ensaios realizados para a Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) – DRAP Algarve - descarregue aqui.
- "Manual de reconhecimento da drosófila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii)" - Manual Fincal - descarregue aqui.