Pretende-se que, no final deste processo de 5 anos, a zona Norte do país fique provida de uma infraestrutura laboratorial altamente inovadora que servirá de apoio e de transferência de conhecimentos e tecnologia, servindo igualmente à fileira da produção e transformação animal e vegetal e promovendo o crescimento destes setores de forma sustentável e resiliente. A melhoria de infraestruturas e requalificação do edifício pretende dar prioridade a dois aspetos: (i) a melhoria do desempenho energético e ambiental do edifício; (ii) a adaptação dos espaços laboratoriais à instalação de equipamentos de ponta, e a criação de plataformas transversais.
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INIAV) dispõe, no POLO DE INOVAÇÃO DE VAIRÃO, de uma estrutura com vocação para o desenvolvimento de uma intensa atividade de investigação e inovação no âmbito da segurança alimentar, que dá apoio científico/técnico aos operadores económicos nacionais e suporte não só às políticas de defesa dos interesses nacionais, como na prossecução e aprofundamento das políticas comuns da União Europeia (UE) na área da segurança alimentar, sempre em linha com as prioridades europeias e internacionais.
O investimento no Polo de Inovação de Vairão permite aumentar a capacidade de resposta científico-tecnológica, apoiar as empresas e o País naquilo que são as exigências do mercado único europeu e da exportação, reforçar o posicionamento em rede e nas cadeias de valor impulsionando a economia nacional e, ainda, contribuir para os objetivos da Agenda de Inovação 2030, nos domínios prioritários do setor agroalimentar.
No Polo de Vairão encontram-se já em curso 7 projetos em consórcio, 3 deles já aprovados no âmbito do PRR - Iniciativas Emblemáticas da Terra Futura:
Iniciativa Emblemática 2:
BioFago LA 2.1 - Novas estratégias no controlo do fogo bacteriano https://www.iniav.pt/projetos/biofago-la2-1
BioFago LA 2.2 https://www.iniav.pt/projetos/biofago-la2-2
BioFago LA 2.3 https://www.iniav.pt/projetos/biofago-la2-3
Parcerias Internacionais:
ValICET- Valorizar alimentos e melhorar a competitividade por meio de tecnologias emergentes aplicadas a subprodutos alimentares no âmbito da economia circular
FutureFoodS - European partnership for a sustainable Future of Food Systems
Documentos: