Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos PRR/Agricultura

Pesquisar projectos

Polo de Inovação de Salvaterra de Magos

Entidade líder do projeto: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Responsável pelo projeto: Paulo Dias de Carvalho
Site do projeto: https://www.iniav.pt/projetos/salvaterra
Parceiros:

Organização Interprofissional do arroz – Casa do Arroz

Breve descrição:

Sendo a investigação, desenvolvida no Polo de Inovação de Salvaterra de Magos, centrada na obtenção de variedades portuguesas de arroz, o presente projeto de investimento dotará este Polo de equipamento - câmara de crescimento de plantas com controle de fotoperíodo, humidade e temperatura - que permitirá avançar mais rapidamente no processo de melhoramento genético, encurtando o tempo de obtenção de novas variedades, ou seja, permitirá aumentar a eficiência do Programa de Melhoramento Genético e diminuir o time to market das novas variedades portuguesas de arroz (speed breeding) contribuindo para a sustentabilidade da cadeia de valor do arroz.

Área Geográfica de Intervenção: Ribatejo
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Instituto de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INIAV) dispõe, no POLO DE INOVAÇÃO DE SALVATERRA DE MAGOS, de uma estrutura com vocação para o desenvolvimento de uma intensa atividade de investigação e inovação na área da cultura do arroz, que dá apoio científico/técnico aos operadores económicos nacionais e suporte não só às políticas de defesa dos interesses nacionais, como na prossecução e aprofundamento das políticas comuns da União Europeia (UE), sempre em linha com as prioridades europeias e internacionais. A principal atividade de investigação desenvolvida no Polo está relacionada com o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz, desenvolvendo-se atividades de criação, seleção de variedades e produção de semente com o objetivo de disponibilizar aos agricultores nacionais novas variedades de arroz ajustadas às condições agroeconómicas do sistema de produção de arroz em Portugal. Atualmente, o Catálogo Nacional de Variedades inclui 4 variedades de arroz obtidas no Programa.

Objetivos visados:
  • Reforçar a capacidade de investigação, inovação, formaçãodemonstração e transferência de conhecimento e tecnologia - recuperar e modernizar infraestruturas e equipamentos nos Polos de Inovação que integram a rede nacional.
  • Estimular o empreendedorismo de base rural – contribuir para a dinamização de uma Rede de Incubadoras de Base Rural com uma cobertura territorial significativa, incentivando a participação de grupos sub-representados, designadamente das mulheres.
  • Incrementar a capacidade de conservação e valorização dos recursos genéticos nacionais (animais e vegetais). Conservar e valorizar as coleções de variedades regionais e as raças autóctones, com avaliação de variedades e raças selecionadas em modelos de produção comercial.
Pontos de situação / Resultados:

O investimento já realizado no Polo de Inovação de Salvaterra de Magos de cerca de 96 mil euros, da componente de investimento PRR RE-C05-i03 – AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA, ALIMENTAÇÃO E AGROINDÚSTRIA (projeto PRR-C05-i03-P-000048), na aquisição de uma câmara de crescimento climatizada - câmara ‘walk-in’ de alta performance de iluminação para cultura e crescimento de plantas, com controlo e programação de temperatura, humidade, luz e CO2 – possibilita, no caso específico do programa nacional de melhoramento do arroz, desenvolver 3 ciclos geracionais de arroz por
ano, o que permite avançar mais rapidamente nas gerações e na obtenção de materiais homozigóticos, acelerando assim o ritmo de seleção e encurtando, deste modo, o tempo de obtenção de novas variedades. Adicionalmente, o uso da câmara de crescimento combinado com a aplicação de técnicas de seleção assistida por marcadores moleculares, permite encontrar marcadores para genes de interesse agronómico e de valor industrial, validar e selecionar isso nas populações segregantes de maneira muito rápida e aumentar o sucesso na seleção para algumas características de interesse, como sejam resistências a doenças. A utilização da referida câmara de crescimento permite que as plantas desenvolvam a totalidade do seu ciclo de crescimento em condições ambientais ótimas (luz, temperatura e humidade), resultando daí que, por exemplo, em plantas anuais como o arroz, seja possível a realização de vários ciclos de crescimento por ano, ao contrário do que acontece em Portugal, em condições naturais, onde só é possível desenvolver um ciclo de crescimento por ano. Esta vantagem torna-se especialmente interessante e valiosa quando utilizada em melhoramento genético de plantas.

 

Documentos:

Descrição detalhada do projeto