Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos PNAES

Pesquisar projectos

Área Geográfica de Intervenção

ALIMENTAÇÃO SUSTENTAVEL. LT

Entidade líder do projeto: APRODER
Responsável pelo projeto: Maria João Botelho
Parceiros / Centro de Competências:

CIM LT; DRAP LVT

Breve descrição:

A candidatura propõe-se implementar atividades e metodologias que contribuirão para a educação e disseminação junto de toda a população e tendo como publico alvo, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma alimentação saudável e sustentável, privilegiando e fomentando o consumo de produtos nacionais, regionais e locais em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica; promovendo e valorizando a produção e consumo de produtos endógenos e a adoção da Dieta Mediterrânica, contribuindo desta forma para o aumento da adesão à Dieta Mediterrânica em 20% até 2030. Visando a implementação e disseminação de boas práticas nutricionais que contribuem para a Educação Alimentar, através da valorização de uma alimentação saudável e sustentável, da dieta Mediterrânica e de medidas que resultarão na redução do desperdício alimentar.

Data de início do projeto: 02-01-2023
Data de fim do projeto: 31-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Lezíria do Tejo
Financiamento: 161 576,16
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Alimentação sustentável; Dieta Mediterrânica; Combate ao desperdício alimentar.

Objetivos visados:

Prevê a implementação de atividades e metodologias que contribuirão para a educação e disseminação junto de toda a população e tendo como publico alvo, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma alimentação saudável e sustentável, privilegiando e fomentando o consumo de produtos nacionais, regionais e locais em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica; promovendo e valorizando a produção e consumo de produtos endógenos e a adoção da Dieta Mediterrânica, contribuindo desta forma para o aumento da adesão à Dieta Mediterrânica em 20% até 2030. Visando a implementação e disseminação de boas práticas nutricionais que contribuem para a Educação Alimentar, através da valorização de uma alimentação saudável e sustentável, da dieta Mediterrânica e de medidas que resultarão na redução do desperdício alimentar.

Sumário do plano de ação:

A candidatura prevê implementar atividades e metodologias que contribuirão para a educação e disseminação junto de toda a população e tendo como publico alvo, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma alimentação saudável e sustentável, privilegiando e fomentando o consumo de produtos nacionais, regionais e locais em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica; promovendo e valorizando a produção e consumo de produtos endógenos e a adoção da Dieta Mediterrânica, contribuindo desta forma para o aumento da adesão à Dieta Mediterrânica em 20% até 2030. Visando a implementação e disseminação de boas práticas nutricionais que contribuem para a Educação Alimentar, através da valorização de uma alimentação saudável e sustentável, da dieta Mediterrânica e de medidas que resultarão na redução do desperdício alimentar.

Pontos de situação / Resultados:

A iniciar a implementação das atividades.

Resultados esperados:

Criação de Guia de atividades para alunos e professores, e de Guia de combate ao desperdício alimentar. Disseminação de boas práticas nutricionais no ecossistema escolar. Divulgação e incentivo para alimentação saudável e sustentável e adesão à dieta mediterrânica. Promoção produtos endógenos fomentando o consumo, e a redução do desperdício alimentar.