Inovação para a Agricultura

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Projetos PNAES

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Área Geográfica de Intervenção

Identidade Alimentar na AMP

Entidade líder do projeto: ADRIMAG
Responsável pelo projeto: ADRIMAG
Parceiros / Centro de Competências:
ADERSOUSA; ADRITEM; Litoral Rural e AMP.
 
Breve descrição:
“Identidade Alimentar na AMP” visa adotar uma nova estratégia alimentar na AMP, assente na produção e no consumo locais. Foi definido como objetivo geral a promoção da dieta mediterrânica e da literacia alimentar e a educação e o combate ao desperdício alimentar, através de ações de sensibilização para uma alimentação sustentável e equilibrada.
Pretende-se fomentar o consumo dos produtos regionais e locais, em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica, a melhoria da qualidade nutricional da oferta alimentar e a educação para uma alimentação saudável e sustentável.
 
Data de início do projeto: 01-01-2023
Data de fim do projeto: 31-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Área Metropolitana do Porto
Financiamento: 311 854.03€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
Pretende-se abordar no território de intervenção as temáticas:
  • Dieta Mediterrânica;
  • Literacia Alimentar e Educação
  • Combate ao desperdício alimentar.
 
Objetivos visados:
  • Incentivar o consumo de produtos locais, de época e tradicionais, em consonância com os princípios da Dieta Mediterrânica;
  • Promover o consumo com Identidade Alimentar Mediterrânica Territorial, melhorando a qualidade nutricional da oferta alimentar e combatendo a precariedade alimentar;
  • Realizar ações de aconselhamento e de sensibilização sobre a Dieta Mediterrânica, promovendo e valorizando os produtos endógenos, os produtos de qualidade certificada;
  • Promover a adoção de uma alimentação sustentável;
  • Promover a economia e o desenvolvimento socioeconómico da AMP.
 
Sumário do plano de ação:
O plano de ação encontra-se estruturado em 3 eixos:
 
1 - Dieta Mediterrânica será abordada identificação dos elementos da dieta mediterrânica na AMP, realizado o levantamento e a promoção da identidade alimentar territorial para uma abordagem abordagem sistémica;
2 - Literacia Alimentar e Educação dar a conhecer, promover e facilitar o consumo com identidade alimentar mediterrânica territorial, sensibilizar para quanto o mesmo contribui para o combate ao desperdício alimentar;
3 – Gestão de projeto, 8 reuniões de parceria, para avaliação das ações, gestão e monitorização.
 
Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

Fase de implementação inicial - Contratação pública para a aquisição dos serviços incluídos nas atividades do projeto e definição de entidades mentoradas por município.

 Resultados esperados:

É expectável que no final do projeto haja uma maior consciencialização dos impactos que as escolhas alimentares têm a vários níveis: na saúde, na economia local e na preservação do meio ambiente. Os resultados esperados são:
  •  Aumento do consumo de produtos locais e de época, promovendo uma alimentação mais sustentável;
  • Alargamento do projeto-piloto, ainda que de forma faseada, ao universo da NUT III em termos escolares e entidades da economia social.