Este projeto tem como principais áreas temáticas a promoção da Alimentação Sustentável, a promoção da Dieta Mediterrânica e o combate ao Desperdício Alimentar.
Propondo-se dinamizar actividades diversas no sentido da mitigação da iliteracia alimentar nestas temáticas, junto dos seguintes destinatários prioritários e outros:
Iliteracia alimentar em matéria de Alimentação Sustentável, Dieta Mediterrânica e Combate ao Desperdício Alimentar
Contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional e para a saúde e bem-estar dos consumidores.
Promover uma melhor consciência territorial de valorização e gestão sustentável dos seus recursos naturais e genéticos.
Dinamizar a participação, o trabalho conjunto e transferência de conhecimento e informação entre os agentes locais na temática da alimentação diversificada, equilibrada e sustentável.
Esta candidatura propõe a implementação duma estratégia de informação, divulgação, sensibilização, capacitação e mobilização de actores colectivos e individuais específicos (ex. estabelecimentos de ensino, autarquias, professores, alunos, empresários) do território da CIM CÁVADO, que permita colocar a temática da alimentação saudável e sustentável, da Dieta Mediterrânica e do combate ao desperdício alimentar na agenda territorial local, a qual baseada na valorização da produção agrícola local, através dos produtos frescos da época, das variedades tradicionais, associada às dinâmicas emergentes de comercialização em Circuito Curto (CC) e em canais que vão desde a venda ao consumidor final, assim como às cantinas públicas, ao comércio e à restauração locais, incrementando o seu consumo junto da população e contribuindo assim para a melhoria da qualidade da sua alimentação.
Ponto da situação:
A candidatura iniciou-se em princípio de janeiro de 2023, com a contratação de uma nutricionista.
A restante equipa de projecto é composta por elementos da ETL da ATAHCA da área agro alimentar.
Neste momento o projecto está já no "terreno" com a realização de reuniões com a parceria, bem como com outras entidades locais, para planeamento das primeiras actividades.
Já foi criada uma página na rede social facebook como elemento de comunicação digital do projecto.
Resultados esperados: