Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

TerrAlimenta

Entidade líder do projeto: ESDIME
Responsável pelo projeto: Marta Cortegano
Parceiros / Centro de Competências:
CIMBAL; Alentejo XXI; Terras do Baixo Guadiana; Terras Dentro; Rota do Guadiana; Câmara Municipal de Mértola e Terra Sintrópica.
 
Breve descrição:
   O projeto tem como temas prioritários a alimentação sustentável, dieta mediterrânica e combate ao desperdício alimentar.
  Pretende-se que seja um veículo de capacitação e sensibilização de stakeholders, que impulsione a ação e inteligência coletiva regional na definição e implementação futura de um Sistema Alimentar Territorializado (SAT), que assegure uma alimentação saudável e sustentável, tendencialmente baseada na dieta mediterrânica e na produção local, apostando nas cantinas de restauração coletiva (públicas e privadas), como principais veículos de mudança.
 
Data de início do projeto: 01-03-2023
Data de fim do projeto: 31-08-2024
Área Geográfica de Intervenção : Baixo Alentejo
Financiamento: 168 128,37€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
Partindo da necessidade de assegurar sistemas alimentares mais sustentáveis, o projeto considera que as cantinas de restauração coletiva podem ser a melhor oportunidade para promover uma dieta de base mediterrânica, diminuir o desperdício alimentar e promover escolhas alimentares mais informadas, saudáveis e sustentáveis.
 
Objetivos visados:
  • Fortalecer e impulsionar a ação coletiva regional para a implementação de Sistemas Alimentares Territorializados que promovam uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local;
  • Promover uma aprendizagem colaborativa para a qualificação dos stakeholders do Baixo Alentejo, através do intercâmbio de experiências com agentes com reconhecida experiência e ação nesta matéria;
  • Fomentar a inteligência coletiva regional e definir um modelo de governança para um SAT.
 
Sumário do plano de ação:
  O projeto tem como temas prioritários a Alimentação sustentável, Dieta mediterrânica e Combate ao desperdício alimentar.
 Pretende-se que impulsione a ação coletiva, na definição e implementação futura de um Sistema Alimentar Territorializado, que assegure uma alimentação saudável e sustentável, tendencialmente baseado na dieta mediterrânica e na produção local. Para tal, utiliza metodologias de trabalho colaborativo baseado na responsabilidade e no compromisso partilhado.
 
Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

Projeto em início. Foram realizadas reuniões de apresentação aos municípios, parceiros informais e à Rede intermunicipal de educação. Estão em curso os processos de adjudicação de recursos humanos e assessorias.
 
  Resultados esperados:
  • Sensibilização e capacitação de 40 stakeholders locais para a adoção de medidas concretas que promovam uma alimentação adequada (saudável e sustentável, baseada na Dieta Mediterrânica e que contribua para diminuir o desperdício alimentar);
  • Construção do Desenho participado de um Sistema Alimentar territorializado, baseado no conceito de Bacia Alimentar;
  • Sensibilização de 10.000 consumidores para a adoção de uma alimentação adequada.