Ministério da Agricultura e do Mar Agrupamento complementar de empresas do porco alentejano (ACEPA) Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA); Associação Nacional de Criadores do Porco Alentejano (ANCPA); Associação de Agricultores do Sul (ACOS) Barrancarnes – Transformação Artesanal, SA; Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); Instituto Politécnico de Beja (IPBeja); Montaraz de Garvão – Transformação Artesanal do Porco Alentejano, Lda; Matadouro Litoral Alentejano, SA (MLA); Município de Aljustrel; Município de Almodôvar; Município de Castro Verde; Município de Odemira; Município de Ourique.
O projeto tem como objetivo principal a promoção e inovação da fileira do porco alentejano, pretende-se então, investir em atividades de recolha e organização da informação produzida, criar uma de página de internet para a disseminação dessa informação, produzir um documentário e planificar e organizar um congresso ibérico. Todas estas ações previstas visam sistematizar e difundir o conhecimento sobre as técnicas de produção, transformação e comercialização do Porco Alentejano e os seus produtos.
Desenvolvimento e valorização dos produtos derivados do Porco Alentejano, nomeadamente, os presuntos, paletas, enchidos e carne verde e dos produtos do montado em geral.
A operação apresentada surge no seio do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado e em trabalho de parceria definiu-se as atividades prioritárias a serem dinamizadas. Esta operação é o resultado de um forte trabalho de parceria, alicerçado num diagnóstico de necessidades da fileira do porco alentejano, que assente nos princípios da inovação, competitividade, cooperação e partilha de conhecimento, definiu um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos.
NOTICIAS
EVENTOS REALIZADOS
Ponto de situação da execução do projeto
Definiu -se um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos. Das atividades propostas, por executar ficaram as seguintes atividades: