Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Porco Alentejano - Inovação e competitividade

Entidade líder do projeto: ACPA - Associação de Criadores do Porco Alentejano
Responsável pelo projeto: Nuno Faustino
Site do projeto: https://www.ccporcoalentejanoemontado.pt/
Parceiros:

Ministério da Agricultura e do Mar Agrupamento complementar de empresas do porco alentejano (ACEPA) Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA); Associação Nacional de Criadores do Porco Alentejano (ANCPA); Associação de Agricultores do Sul (ACOS) Barrancarnes – Transformação Artesanal, SA; Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); Instituto Politécnico de Beja (IPBeja); Montaraz de Garvão – Transformação Artesanal do Porco Alentejano, Lda; Matadouro Litoral Alentejano, SA (MLA); Município de Aljustrel; Município de Almodôvar; Município de Castro Verde; Município de Odemira; Município de Ourique.

Breve descrição:

O projeto tem como objetivo principal a promoção e inovação da fileira do porco alentejano, pretende-se então, investir em atividades de recolha e organização da informação produzida, criar uma de página de internet para a disseminação dessa informação, produzir um documentário e planificar e organizar um congresso ibérico. Todas estas ações previstas visam sistematizar e difundir o conhecimento sobre as técnicas de produção, transformação e comercialização do Porco Alentejano e os seus produtos.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Desenvolvimento e valorização dos produtos derivados do Porco Alentejano, nomeadamente, os presuntos, paletas, enchidos e carne verde e dos produtos do montado em geral.

Objetivos visados:
  • Promover a competitividade e a inovação na fileira do porco alentejano, através da implementação de um plano de ação dirigido a vários intervenientes, centrado nas necessidades identificadas na fileira e projetado em torno do desenvolvimento do conhecimento e da cooperação.
  • Facilitar a todos os intervenientes da fileira do porco alentejano e público em geral, o acesso a informação técnico-científica relevante para a sua atividade / interesses;
  • Divulgar o Porco Alentejano e seus produtos derivados, aos consumidores em geral, potenciando a sua valorização e comercialização;
  • Proporcionar a partilha de conhecimentos técnico-científicos e espaços de discussão entre os vários intervenientes da fileira do Porco Alentejano.
Sumário do plano de ação:

A operação apresentada surge no seio do Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado e em trabalho de parceria definiu-se as atividades prioritárias a serem dinamizadas. Esta operação é o resultado de um forte trabalho de parceria, alicerçado num diagnóstico de necessidades da fileira do porco alentejano, que assente nos princípios da inovação, competitividade, cooperação e partilha de conhecimento, definiu um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos.

Pontos de situação / Resultados:

NOTICIAS

EVENTOS REALIZADOS

Ponto de situação da execução do projeto

Definiu -se um conjunto de atividades centradas na partilha e na difusão de informações e conhecimentos, com suporte a diferentes recursos. Das atividades propostas, por executar ficaram as seguintes atividades:

  • Propusemo-nos a produzir um documentário assente numa rigorosa estrutura técnica e científica, com ligação ao território e ao montado e às várias fases de produção animal, que possibilitasse um maior conhecimento desta raça autóctone e das suas potencialidades para produção de carne e de produtos alimentares de elevado valor com DOP e IGP. Relativamente a esta atividade, iniciou-se alguns “stakes”, os que foi possível realizar em zonas exteriores. No entanto, devido às restrições da covid 19, não foi possível terminar a atividade.
  • Com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimentos técnico-científicos e espaços de discussão entre os vários intervenientes da fileira do Porco Alentejano pretendeu-se organizar a 2º Edição do Congresso Ibérico do Porco Alentejano, a realizar em Ourique, no mês de abril de 2020. A realização deste congresso ia assumir um carácter estratégico e fundamental para o desenvolvimento da fileira a nível nacional e internacional, assumindo um papel preponderante para a afirmação do porco alentejano, enquanto produto local de elevada qualidade. Devido às restrições da Covid 19, e não foi possível dar andamento à atividade, devido às incertezas de realização de eventos abertos ao público. Como os principais destinatários do evento são produtores, com limitações na utilização de novas tecnologias, entendeu-se que não seria viável a realização do evento via e-learning.