Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
PT EN
  • Inovação na Agricultura
  • S7
  • S12
  • S11
  • S5
  • S3
  • S8
  • S6
  • S14
  • S13
  • S2

Projetos Rede Rural Nacional

Pesquisar projectos

Sistema de Certificação Participativa dos CCA

Entidade líder do projeto: ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal
Responsável pelo projeto: Natália da Graça Henriques
Parceiros:

ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem Cávado e Ave Coimbra Mais Futuro – CMF – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra DRAPLVT – Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, ACE, PRÓ-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior

Breve descrição:

Criação de um sistema de certificação participativa associada aos Circuitos Curtos Agro-Alimentares, que incorpore requisitos que validem os processos de produção e comercialização.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Com o surgimento de um conjunto de CCA a nível nacional, importa construir um sistema de certificação participativa, que incorpore requisitos e ações que validem os processos de produção e comercialização junto de produtores e consumidores, como garante de qualidade e credibilidade.
O resultado será a produção de um referencial metodológico, que seja reconhecido pelos vários intervenientes dos CCA e validado pelas entidades públicas competentes. Pretende-se que o referencial incorpore um conjunto de valores e compromissos assumidos pelos produtores, designadamente: cumprimento das boas práticas agrícolas e comerciais; preocupação com o meio ambiente; incentivo à organização e produção agrícola familiar e planeamento do sistema alimentar associado aos processos de comercialização de proximidade.

Objetivos visados:
  1. Apoiar a organização e divulgação de iniciativas CCA, com enfoque na mobilização dos agentes para a sua certificação. 
  2. Propor recomendações estratégicas e políticas para melhorar a implementação dos CCA.
Sumário do plano de ação:

O plano de ação contempla as seguintes atividades:

  1. Construção da Metodologia de Certificação Participativa;
  2. Divulgação e Partilha de Conhecimento;
  3. Definição de Propostas de Política e Recomendações Estratégicas e
  4. Avaliação do Projeto.
Pontos de situação / Resultados:

Numa primeira fase foi realizada recolha e análise bibliográfica sobre o tema, que permitiu conhecer experiências existentes e em funcionamento. Seguiu-se a construção de um referencial metodológico que será a base de trabalho dos parceiros na implementação do processo ao nível territorial, para a necessária compilação de informação na construção do processo de certificação a nível nacional. Os principais resultados serão a elaboração de um guia de apoio ao processo de certificação para a implementação dos CCA e a produção de um documento com propostas de política e recomendações estratégicas.

Eventos

  • Apresentação do projeto Sistema de Certificação Participativa dos CCA, no âmbito da "Sessão de partilha entre projetos sobre agricultura familiar, fixação de jovens e desafios dos territórios rurais realizada" evento realizado online no 15 de dezembro de 2021, promovido pela Animar e a Federação Minha Terra.