Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Bio-regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais

Entidade líder do projeto: CMCD – Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova
Responsável pelo projeto: Frederico Reis
Parceiros:

ACTUAR – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento; Direção Regional Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural; AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e Município de Idanha-a-Nova.

Breve descrição:

A operação é dinamizada por uma parceria de 5 entidades executoras, com a participação da FAO - Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, enquanto parceiro não executor, revelando reconhecidas responsabilidades e mérito perante a temática da operação de todos os envolvidos. Visa a criação de uma estratégia, de âmbito nacional, para a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais baseada no modelo das Bio-regiões, estabelecendo parcerias entre agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local, para a gestão sustentável dos recursos locais, partindo do modelo biológico e agro-ecológico de produção e consumo, promovendo assim o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais e culturais da região.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A operação permite contribuir decisivamente para a superação de desafios associados à ruralidade, nomeadamente, o combate ao despovoamento e envelhecimento populacional, a prevenção de incêndios florestais, adaptação às alterações climáticas, preservação da biodiversidade, qualidade da água e produção de alimentos saudáveis. Assim, poder-se-á afirmar que por um lado, permite fomentar a adesão de outros territórios à Rede Internacional das Bio-regiões e, por outro lado, recolher, produzir e transferir boas práticas e conhecimentos nacionais/internacionais que potenciem e qualifiquem o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais.

Objetivos visados:

O objetivo geral da operação passa por criar uma estratégia, de âmbito nacional, para a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais baseada no modelo das Bio-regiões. Deste modo, a operação contempla os seguintes objetivos específicos: 

  • Fomentar a adesão de municípios portugueses à Rede Internacional das Bio-regiões; 
  • Recolher e disseminar boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento dos territórios rurais; 
  • Desenvolver e testar novas abordagens de inovação em meio rural; 
  • Fomentar a cooperação internacional com outras Bio-regiões; 
  • Divulgar junto da comunidade os benefícios das Bio-regiões enquanto círculo virtuoso de desenvolvimento de sistemas de alimentação sustentável, saudável e diversificada; 
  • Estimular o trabalho em parceria e a criação de redes colaborativas entre entidades do domínio do desenvolvimento rural.
Sumário do plano de ação:

Organização do “Eco-Regions World Congress 2019”, com a realização de um fórum internacional que reunirá pela primeira vez a Rede Internacional das Bio-regiões para uma reflexão conjunta relativamente às oportunidades e desafios dos seus territórios. Este congresso consistirá num momento por excelência para a identificação e discussão de boas práticas no desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais. No seguimento do "Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis", onde foram estabelecidos os acordos políticos sobre uma metodologia inovadora e alinhada para a construção de sistemas alimentares sustentáveis em Portugal no quadro das Bio-regiões, o presente projeto visa testar e construir o quadro normativo e institucional dessa mesma metodologia, permitindo assim a sua disseminação e a construção de capacidades dos atores municipais aderentes. Assim, será desenhado e implementado um projeto piloto de experimentação desta metodologia na Bio-região de Idanha-a-Nova, visando o desenvolvimento e implementação de uma metodologia inovadora para a construção de sistemas alimentares sustentáveis em Portugal.  A atividade de benchmarketing e cooperação internacional assenta na realização de duas visitas da equipa técnica da operação, designadamente à Bio-região de Cilento (Itália) e ao Sistema Importante de Património Agrícola Mundial (SIPAM) de La Axarquía em Málaga (Espanha), com o objetivo de identificar boas práticas passíveis de serem replicáveis no contexto nacional, em especial, ao nível da implementação de estratégias de desenvolvimento rural.  A presente operação visa ainda o desenvolvimento do "Manual das Bio-regiões", de modo a parametrizar e definir o modelo das Bio-regiões de forma ajustada à realidade dos territórios rurais nacionais. O Manual funcionará, assim, como um roadmap que ajudará ao planeamento estratégico das Bio-regiões como modelo de desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais, bem como a definição dos referenciais de caraterização das Bio-regiões.

Pontos de situação / Resultados:

Com o encerramento do projeto, a parceria considera que os objetivos propostos em candidatura foram alcançados. Apesar das dificuldades sentidas na realização de algumas atividades, devido às limitações impostas pela pandemia COVID-19, a boa execução do projeto foi concretizada. Esta situação obrigou a parceria a adaptar os seus eventos para o digital, de modo a reunir os participantes de forma segura sem colocar em causa o alcance dos objetivos de cada evento/formação.
Ao longo do projeto foram realizados diversos eventos, tais como o “Eco-Regions World Congress 2019”, onde foi feita uma reflexão relativamente às oportunidades e desafios dos seus territórios, bem como uma identificação e discussão de boas práticas no desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais. Foram ainda convidados 15 oradores, representantes de outras Bio-regiões internacionais, que proporcionaram à plateia o conhecimento. da elaboração de estratégias de desenvolvimento ancoradas no modelo das Bio-regiões.
De modo a compreender as gaps e oportunidades que impediam o território de Idanha de desenvolver políticas territoriais que promovam sistemas alimentares sustentáveis a implementar nos territórios foi realizado um diagnostico ao sistema alimentar por um especialista externo. As conclusões retiradas desse estudo permitiram definir propostas a implementar para que a execução do sistema se tornasse eficaz. No mesmo âmbito foi proporcionada ações de capacitação que abordaram temas como as relações entre Bio-regiões, a classificação de SIPAM e as políticas alimentares locais, com base no concelho de Idanha-a-Nova.
Como complemento ao conhecimento do modelo das Bio-regiões, inicialmente estava previsto a realização de duas viagens Cilento (Itália) e a La Axarquía em Málaga (Espanha), contudo devido à pandemia apenas foi possível realizar a visita a Málaga. Como forma de contornar esta situação, realizaram-se intercâmbios entre os parceiros e os responsáveis das duas Bio-regiões. Realizou-se ainda 3 grupos focais onde o objetivo principal foi encontrar respostas a 4 questões relacionadas com o modelo da Bio-região e os aspetos de maior importância na ótica dos participantes.
Destes eventos surgiram as principais conclusões que vieram a incorporar e enriquecer o conteúdo do Manual das Bio-regiões. Este Manual é a compilação de todo um trabalho de investigação/partilha de conhecimento entre especialistas e parceiros, disseminando o manual como forma de apoiar e informar os territórios nacionais que tenham interesse em aderir à Rede Internacional das Bio-Regiões e aos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM).