Inovação para a Agricultura

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Projetos Rede Rural Nacional

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JER | Jovem Empresário Rural – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Entidade líder do projeto: AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Responsável pelo projeto: João Mira
Parceiros:

Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Breve descrição:

Enquadrado na Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais, atividade JLD3, com o tema prioritário TP3 – Promoção de Territórios Rurais Inteligentes, e a atividade prioritária de “Promoção do estatuto do JER e discussão das suas potencialidades e impactos no desenvolvimento rural”  pretende dar a conhecer e discutir com agentes do setor e outros interessados o recém-criado estatuto do Jovem Empresário Rural, identificar casos de sucesso de jovens empreendedores, disseminar boas práticas identificadas, reconhecer e discutir as mais-valias em deter o estatuto e os potenciais impactos que o mesmo poderá ter no panorama regional e nacional. Simultaneamente, pretende-se auscultar os principais stakeholders dos territórios rurais sobre as respetivas expectativas quanto a concretização das vantagens e benefícios associados ao estatuto do JER.

No final da operação, os interessados deverão estar mais informados sobre o que é o estatuto do Jovem Empresário Rural, quais os objetivos, os benefícios, os requisitos para o reconhecimento e a forma como pode ser solicitado. Deverão igualmente estar informados sobre exemplos de casos bem-sucedidos, que poderão, eventualmente, utilizar como modelo.  Deverá resultar também um estudo com uma síntese dos resultados alcançados, que poderá apoiar os decisores políticos no desenho de medidas de política futuras.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Os territórios rurais tendem a ser pouco atrativos para os jovens, dada a falta de oportunidades laborais, a existência de empregos com menores remunerações, a menor oferta a nível de ensino, sobretudo superior, ou a falta de determinadas infraestruturas e serviços, leva ao abandono das zonas rurais, à redução da taxa de natalidade e ao envelhecimento progressivo das populações nestas áreas. Assim, a agricultura, mas também a diversificação das atividades económicas e a valorização e a qualificação dos recursos endógenos têm de ser assumidas como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentado do país. Neste contexto, a promoção da figura do Jovem Empresário Rural (JER) deverá servir para potenciar iniciativas dirigidas aos jovens em meio rural, desenvolver estruturas de apoio a estes jovens, a nível nacional e internacional, e agregar, flexibilizar e simplificar políticas e medidas com o objetivo de atrair jovens para o mundo rural.

Objetivos visados:
  • Partilhar e promover o trabalho conjunto dos agentes do setor em redor da figura do JER;
  • Transferir conhecimento sobre o JER e os impactos no desenvolvimento rural do país;
  • Definir e recomendar linhas orientadoras do JER procurando sinergias com outras medidas previstas em outros Quadros de Apoio;
  • Formular propostas de políticas de apoio ao acolhimento e instalação de Jovens Empresários em territórios rurais.

Atente-se que a operação visa contribuir para os objetivos da Rede Rural Nacional de divulgação e partilha de informação sobre os apoios ao desenvolvimento dos territórios rurais, numa lógica de trabalho em rede e cooperação, procurando igualmente a qualificação dos agentes envolvidos no desenvolvimento rural e dos potenciais beneficiários

 

Sumário do plano de ação:

A operação comporta um conjunto de cinco atividades, tendo como público-alvo, embora em primeira instância, jovens agricultores, jovens empresários rurais, organismos públicos e associações regionais e de desenvolvimento local, decisores políticos, é dirigido a todos os agentes envolvidos no desenvolvimento rural e população em geral .

Atividade 1 | Partilha e Discussão Alargada da Figura do JER, compreende a organização e dinamização de 4 workshops regionais (NUTSII Norte, Centro, Alentejo e Algarve), com abordagem à temática do JER, o seu enquadramento e impactos expectáveis no desenvolvimento rural.

Atividade 2 | Transferência de conhecimento, envolve a realização de um Seminário de carácter nacional, numa lógica de divulgação alargada aos diferentes agentes do sector.

 Atividade 3 | Medidas de Política, tendo por base benchmarking de experiências/medidas de política e a realização e animação de focus group com stakeholders relevantes objetiva-se a formulação de propostas de políticas de apoio ao acolhimento e instalação de Jovens Empresários em territórios rurais, parte integrante do estudo em desenvolvimento, intitulado "O papel do JER na renovação do Mundo Rural em Portugal”.

Atividade 4 | Disseminação Alargada consiste no desenvolvimento de um conjunto vasto de acções visando sistematizar a informação recolhida, a sua divulgação e transferência de conhecimento, materializado no microsite dedicado ao projecto, na publicação técnica do Estudo (formato físico e digital), bem como no material de divulgação diverso de apoio aos workshops e seminário.

Atividade 5 | Gestão e Coordenação do Projeto

Pontos de situação / Resultados:

O Consórcio tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas, sendo de destacar, nesta fase, a realização de Seminários.

  • Seminário Jovem Empresário Rural Alfândega da Fé | 7 Junho 2019 (foto1; foto2)
  • Seminário Jovem Empresário Rural JER Trancoso | 8 Novembro 2019 (foto1; foto2)

Atendendo à situação epidemiológica que afeta o território nacional, decorrente da COVID-19, as iniciativas de carácter presencial foram suspensas, facto com particular relevância na realização dos Seminários perspetivados. Não obstante, o Consórcio na prossecução dos objectivos intrínsecos à operação prossegue com o desenvolvimento de acções relevantes, de salientar o desenvolvimento do estudo denominado “O papel do JER na renovação do Mundo Rural em Portugal”, perspetivando-se a sua publicação.