Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Centro de Competências do Arroz - COTARROZ CC

Entidade líder do projeto: COTARROZ CC
Responsável pelo projeto: Ana Sofia Almeida
Site do projeto: http://www.cotarroz.pt/
Parceiros:

-

Breve descrição:

O COTArroz-CC (Centro Operativo e Tecnológico do Arroz – Centro de Competências) é uma entidade que congrega numerosas entidades do sector orizícola nacional, desde a produção ao consumidor, passando por instituições ligadas ao ensino e à investigação. O COTArroz –CC tem 25 associados que abrangem toda a fileira do arroz (produção, indústria, entidades de I&D e autarquias). Além disso, é o parceiro estratégico da Casa do Arroz (Associação Interprofissional) para a investigação.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Melhoria do nível de conhecimentos do setor orizícola, aprofundamento da cooperação e parceria, e dignificação e qualificação dos agentes promotores. 

Objetivos visados:

Contribuir para os objetivos da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, nomeadamente para a redução da dependência externa, pretende-se atingir, num horizonte de 5 anos, um grau de autoaprovisionamento em arroz de 80%, promovendo um crescente nível de incorporação de matéria-prima nacional pela indústria agroalimentar e aumentando a capacidade produtiva dos setores. Agregação entre os produtores, indústria, investigação e as autarquias, desenvolvendo o setor primário e toda a sua cadeia agroalimentar.

Sumário do plano de ação:

Ação 1 - Conceção e produção de agenda de inovação e investigação COTArroz-CC;
Ação 2 - Levantamento de artigos científicos e criação de respetivas fichas técnicas, relacionadas com a cultura;
Ação 3 - Participação na FNA 2019 e 2020;
Ação 4 - Focus Group "COTArroz-CC";
Ação 5 - Sessões de partilha e transferência de conhecimento; 
Ação 6 - Consolidação e divulgação de informação técnica e científica

Pontos de situação / Resultados:
  • Grupo focal (dia 23-04-2020) - Foi já realizado um grupo focal, via zoom, que contou, pela parte da manhã, com a presença de vários produtores de arroz, e pela parte da tarde, com a presença de vários industriais . Este grupo focal possibilitou uma importante e interessante troca de informação entre entidades do setor, o que tornou possível o inicio do desenvolvimento da Agenda de Investigação e Inovação da fileira do arroz.
  • Dia de campo (dia 3/10/2020) - Dia interativo nos campos experimentais do COTARROZ que contou com várias dezenas de participantes num intercâmbio de conhecimento sobre a investigação nacional em curso na fileira do arroz.
  • Feira Nacional Agricultura (8-06-2020) - Participação na FNA’19 em conjunto com outros centros de competência.
  • Vídeo - Encontra-se em curso a realização do vídeo.
  • Reuniões - Quinzenalmente são efetuadas reuniões onde se sentam à mesa diversas entidades do setor orizícola, nomeadamente da produção, da investigação e da indústria.
  • Agenda de Investigação e Inovação - Está em curso a construção da agenda de investigação e inovação da fileira do arroz.
  • Participação do COTArroz-CC na feira anual "FNA” em 2019, com presença em stand físico partilhado com outros centros de competências;
  • Página WEB para COTArroz-CC e produção  de logótipo;
  • 1 Focus Groups para as Organizações de Produtores com o objetivo de melhoramento participativo;
  • 1 Dia de Campo para transferência de conhecimento (2019);
  • Agenda para a Inovação e Investigação da Fileira do Arroz (AgIIFA) – em elaboração