Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Representação Externa AB e PB 2019 - Estratégia Nacional para Agricultura Biológica

Entidade líder do projeto: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: Chefe de Divisão da Qualidade e Recursos Genéticos
Parceiros:

Associação integralar-intervenção de excelência no sector agro-alimentar Invocluster - Intervenção de Excelência no Setor Agro-Alimentar  Portugalfresh Fresh – Associação para a Promoção das Frutas Legumes e Flores de Portugal Inovcluster Associação do Cluster Agro-industrial do Centro

Breve descrição:

O Portuguese Agrofood Cluster, constituído pela PortugalFoods, AgroCluster e Portugal Fresh, organizou e participou, em colaboração com a Agrobio, a presença portuguesa na 1º Feira Internacional Ibérica dirigida ao sector Biológico. A Organic Food Iberia realizou-se de 6 a 7 de junho no IFEMA – Feria de Madrid e teve como principal objetivo, a promoção de produtos biológicos com origem em Espanha e Portugal.  A participação portuguesa teve como finalidade a representação coletiva dos produtos biológicos nacionais. Estes foram promovidos de forma agregada e por categoria, numa participação institucional enquadrada na marca PortugalBio.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Divulgação dos produtos biológicos Portugueses. As atividades do projeto decorreram de acordo com o planeamento inicialmente previsto.

Objetivos visados:

Com esta operação pretende-se promover a oferta portuguesa de produtos biológicos no mercado externo, para que no final da operação os produtores agrícolas e transformadores de produtos biológicos nacionais possam orientar melhor as suas opções de produção para as preferências dos mercados, nomeadamente externos.

Sumário do plano de ação:

A ORGANIC FOOD IBERIA é a primeira edição de uma feira ibérica, que vai decorrer nos dias 6 e 7 de Junho em Madrid, na IFEMA – Feria de Madrid e é um evento essencialmente exclusivamente dedicado à produção biológica. A Organic Food Iberia é uma feira dedicada à promoção da produção e indústria de alimentos e vinhos biológicos com princípios biológicos e sustentáveis sólidos, promovida em estreita parceria com a produção e indústria biológica, e afirma-se como a feira empresarial, educacional e de networking mais importante do ano. A Organic Food Iberia conta com centenas de expositores, pavilhões regionais e internacionais, uma zona de conferências com oradores de renome, líderes de opinião e painéis de discussão com a presença de figuras importantes do setor. Com uma ampla campanha de marketing internacional e um programa para compradores e empresários VIP, esta foi a primeira feira internacional totalmente profissional de produtos biológicos que se realizará na Península Ibérica. Para promoção desta ação foram realizadas duas Sessões de Divulgação em Lisboa e no Porto. A divulgação destes eventos foi efetuada através do serviço de mailchimp para toda a rede de contactos do Cluster.

Pontos de situação / Resultados:

A edição de 2019 contou com 5240 visitantes profissionais e 186 compradores Internacionais de 30 países distintos e a participação de 481 expositores. 
A presença portuguesa encontrou-se distribuída por quatro ilhas ocupando um total de 260,25 m2. Foram promovidos produtos de diferentes categorias como molhos e condimentos, carne e produtos cárneos, padaria, pastelaria, snacks, frutas e vegetais, conservas de pescado, azeite, compotas e mel, vinhos, superfoods, e até mesmo produtos à base de algas notando-se assim uma diversidade na oferta nacional de produtos biológicos.

Durante a participação portuguesa nesta ação foi possível apresentar a variedade de produtos biológicos portugueses em exposição assim como realizar uma degustação dos mesmos.
Foram também realizados mais de 50 seminários durante os 2 dias de feira, direcionados ao segmento biológico.
Contribuindo para a promoção da participação portuguesa nesta feira e do segmento biológico nacional destaca-se a participação no Organic Theater, da DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, representada pelo seu Diretor, Eng.º Gonçalo Leal, que apresentou o tema “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica” e a Agrobio representada pelo seu Presidente, Eng.º Jaime Ferreira no qual apresentou o tema “Agricultura Biológica em Portugal, Hoje e Caminhos do Futuro”. O programa deste seminário poder ser consultado através do seguinte link https://www.organicfoodiberia.com/es/el-organic-theater/. Salienta-se também a apresentação feita pelo Eng.º Luis Mendes, agrónomo e enólogo sobre a produção de vinhos biológicos em Portugal no Organic Wine Theatre e cuja programação pode ser acedida através do seguinte link https://www.organicfoodiberia.com/es/wine-theatre/.
A participação portuguesa nesta feira foi promovida em várias plataformas de comunicação e media. Alguns desses exemplos podem ser consultados através dos seguintes links e imagens:

https://www.portugalfoods.org/market-division?id=262
https://agrobio.pt/apresentacao-da-organic-food-iberia/
https://agrobio.pt/organic-food-iberia-6-e-7-junho/
http://www.scap.pt/index.php/listagem-eventos/108-eventos-scap/108-organic-food-iberia-6-e-7-de-junho-em-madrid
https://www.flfrevista.pt/2019/02/madrid-acolhe-feira-iberica-de-produtos-organicos-em-junho/
https://www.flfrevista.pt/2019/04/inscricoes-abertas-para-a-organic-food-iberia-2019/
https://www.flfrevista.pt/2019/02/portugal-promove-a-primeira-feira-internacional-para-o-sector-biologico/
https://www.agroportal.pt/organic-food-iberia-promove-produtos-biologicos/
https://www.agroportal.pt/organic-food-iberia-2019/
https://www.agroportal.pt/feira-organic-food-iberia-6-e-7-de-marco-lisboa-e-porto-resp/
http://vozdocampo.pt/2019/04/24/organic-food-iberia-2019-participacao-portuguesa-tem-inscricoes-abertas/
http://vozdocampo.pt/2019/02/27/organic-food-iberia-promove-produtos-biologicos/
http://gazetarural.com/2019/06/11/idanha-promove-producao-biologica-em-madrid/
https://www.excelenciasgourmet.com/es/eventos/madrid-se-convierte-en-epicentro-del-mundo-ecologico-con-organic-food-iberia-2019
https://elblogdeceleste.com/organic-food-iberia/
https://www.agrozapp.pt/eventos/Feiras/primeira-feira-internacional-iberica-para-o-sector-biologico-realiza-se-em-junho
https://www.naturalproductsonline.co.uk/food-and-drink/organic/organic-food-iberia-a-snapshot-of-day-one/
https://www.dgadr.gov.pt/28-val-qual/agr-bio/771-organic-food-iberia-2019-peninsula-iberica-a-maior-regiao-biologica-da-europa
https://www.portugalfresh.org/pt/media/noticias/organic-food-iberica-inscricoes-abertas
https://www.portugalfresh.org/pt/media/noticias/apresentacao-da-feira-organic-food-iberia-em-lisboa-e-porto
http://agriculturaemar.com/primeira-feira-internacional-iberica-para-o-sector-biologico-realiza-se-em-junho/
http://www.rederural.gov.pt/12-informacao/1867-ifema-feria-de-madrid-acolhe-primeira-edicao-do-organic-food-iberia

A esta data o projeto encontra-se concluído.