Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S12
  • S5
  • S3
  • S8
  • S6
  • Inovação na Agricultura
  • S7
  • S2
  • S11
  • S14
  • S13

Projetos Rede Rural Nacional

Pesquisar projectos

Representação Externa AB e PB 2019 - Estratégia Nacional para Agricultura Biológica

Entidade líder do projeto: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: Chefe de Divisão da Qualidade e Recursos Genéticos
Parceiros:

Associação integralar-intervenção de excelência no sector agro-alimentar Invocluster - Intervenção de Excelência no Setor Agro-Alimentar  Portugalfresh Fresh – Associação para a Promoção das Frutas Legumes e Flores de Portugal Inovcluster Associação do Cluster Agro-industrial do Centro

Breve descrição:

O Portuguese Agrofood Cluster, constituído pela PortugalFoods, AgroCluster e Portugal Fresh, organizou e participou, em colaboração com a Agrobio, a presença portuguesa na 1º Feira Internacional Ibérica dirigida ao sector Biológico. A Organic Food Iberia realizou-se de 6 a 7 de junho no IFEMA – Feria de Madrid e teve como principal objetivo, a promoção de produtos biológicos com origem em Espanha e Portugal.  A participação portuguesa teve como finalidade a representação coletiva dos produtos biológicos nacionais. Estes foram promovidos de forma agregada e por categoria, numa participação institucional enquadrada na marca PortugalBio.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Divulgação dos produtos biológicos Portugueses. As atividades do projeto decorreram de acordo com o planeamento inicialmente previsto.

Objetivos visados:

Com esta operação pretende-se promover a oferta portuguesa de produtos biológicos no mercado externo, para que no final da operação os produtores agrícolas e transformadores de produtos biológicos nacionais possam orientar melhor as suas opções de produção para as preferências dos mercados, nomeadamente externos.

Sumário do plano de ação:

A ORGANIC FOOD IBERIA é a primeira edição de uma feira ibérica, que vai decorrer nos dias 6 e 7 de Junho em Madrid, na IFEMA – Feria de Madrid e é um evento essencialmente exclusivamente dedicado à produção biológica. A Organic Food Iberia é uma feira dedicada à promoção da produção e indústria de alimentos e vinhos biológicos com princípios biológicos e sustentáveis sólidos, promovida em estreita parceria com a produção e indústria biológica, e afirma-se como a feira empresarial, educacional e de networking mais importante do ano. A Organic Food Iberia conta com centenas de expositores, pavilhões regionais e internacionais, uma zona de conferências com oradores de renome, líderes de opinião e painéis de discussão com a presença de figuras importantes do setor. Com uma ampla campanha de marketing internacional e um programa para compradores e empresários VIP, esta foi a primeira feira internacional totalmente profissional de produtos biológicos que se realizará na Península Ibérica. Para promoção desta ação foram realizadas duas Sessões de Divulgação em Lisboa e no Porto. A divulgação destes eventos foi efetuada através do serviço de mailchimp para toda a rede de contactos do Cluster.

Pontos de situação / Resultados:

A edição de 2019 contou com 5240 visitantes profissionais e 186 compradores Internacionais de 30 países distintos e a participação de 481 expositores. 
A presença portuguesa encontrou-se distribuída por quatro ilhas ocupando um total de 260,25 m2. Foram promovidos produtos de diferentes categorias como molhos e condimentos, carne e produtos cárneos, padaria, pastelaria, snacks, frutas e vegetais, conservas de pescado, azeite, compotas e mel, vinhos, superfoods, e até mesmo produtos à base de algas notando-se assim uma diversidade na oferta nacional de produtos biológicos.

Durante a participação portuguesa nesta ação foi possível apresentar a variedade de produtos biológicos portugueses em exposição assim como realizar uma degustação dos mesmos.
Foram também realizados mais de 50 seminários durante os 2 dias de feira, direcionados ao segmento biológico.
Contribuindo para a promoção da participação portuguesa nesta feira e do segmento biológico nacional destaca-se a participação no Organic Theater, da DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, representada pelo seu Diretor, Eng.º Gonçalo Leal, que apresentou o tema “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica” e a Agrobio representada pelo seu Presidente, Eng.º Jaime Ferreira no qual apresentou o tema “Agricultura Biológica em Portugal, Hoje e Caminhos do Futuro”. O programa deste seminário poder ser consultado através do seguinte link https://www.organicfoodiberia.com/es/el-organic-theater/. Salienta-se também a apresentação feita pelo Eng.º Luis Mendes, agrónomo e enólogo sobre a produção de vinhos biológicos em Portugal no Organic Wine Theatre e cuja programação pode ser acedida através do seguinte link https://www.organicfoodiberia.com/es/wine-theatre/.
A participação portuguesa nesta feira foi promovida em várias plataformas de comunicação e media. Alguns desses exemplos podem ser consultados através dos seguintes links e imagens:

https://www.portugalfoods.org/market-division?id=262
https://agrobio.pt/apresentacao-da-organic-food-iberia/
https://agrobio.pt/organic-food-iberia-6-e-7-junho/
http://www.scap.pt/index.php/listagem-eventos/108-eventos-scap/108-organic-food-iberia-6-e-7-de-junho-em-madrid
https://www.flfrevista.pt/2019/02/madrid-acolhe-feira-iberica-de-produtos-organicos-em-junho/
https://www.flfrevista.pt/2019/04/inscricoes-abertas-para-a-organic-food-iberia-2019/
https://www.flfrevista.pt/2019/02/portugal-promove-a-primeira-feira-internacional-para-o-sector-biologico/
https://www.agroportal.pt/organic-food-iberia-promove-produtos-biologicos/
https://www.agroportal.pt/organic-food-iberia-2019/
https://www.agroportal.pt/feira-organic-food-iberia-6-e-7-de-marco-lisboa-e-porto-resp/
http://vozdocampo.pt/2019/04/24/organic-food-iberia-2019-participacao-portuguesa-tem-inscricoes-abertas/
http://vozdocampo.pt/2019/02/27/organic-food-iberia-promove-produtos-biologicos/
http://gazetarural.com/2019/06/11/idanha-promove-producao-biologica-em-madrid/
https://www.excelenciasgourmet.com/es/eventos/madrid-se-convierte-en-epicentro-del-mundo-ecologico-con-organic-food-iberia-2019
https://elblogdeceleste.com/organic-food-iberia/
https://www.agrozapp.pt/eventos/Feiras/primeira-feira-internacional-iberica-para-o-sector-biologico-realiza-se-em-junho
https://www.naturalproductsonline.co.uk/food-and-drink/organic/organic-food-iberia-a-snapshot-of-day-one/
https://www.dgadr.gov.pt/28-val-qual/agr-bio/771-organic-food-iberia-2019-peninsula-iberica-a-maior-regiao-biologica-da-europa
https://www.portugalfresh.org/pt/media/noticias/organic-food-iberica-inscricoes-abertas
https://www.portugalfresh.org/pt/media/noticias/apresentacao-da-feira-organic-food-iberia-em-lisboa-e-porto
http://agriculturaemar.com/primeira-feira-internacional-iberica-para-o-sector-biologico-realiza-se-em-junho/
http://www.rederural.gov.pt/12-informacao/1867-ifema-feria-de-madrid-acolhe-primeira-edicao-do-organic-food-iberia

A esta data o projeto encontra-se concluído.