DRAP N – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte DRAP C - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro DRAP LVT -Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo DRAP Alentejo - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo DRAP Algarve - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve Associação In Loco – Estudo | Intervenção | Formação | Estudos para o Desenvolvimento Local
Reforçar a estratégia nacional para a salvaguarda e a valorização da Dieta Mediterrânica, desenvolvendo uma intervenção alargada a todo o território nacional, mas com incidência e adequação a cada região do País e envolvendo os diversos agentes com ligação à DM, nomeadamente agricultura, alimentação, saúde, turismo, autarquias, investigação, comunidade escolar, associações de desenvolvimento local e agentes económicos.
A DM contribui para a promoção da saúde e qualidade de vidas das populações mas pode e deve constituir também uma oportunidade para a exploração das características endógenas dos territórios, que surgem como determinantes para o desenvolvimento das regiões e fixação das populações. A Dieta Mediterrânica apesar de ser uma herança milenar das comunidades do Mediterrâneo, dada a sua flexibilidade, tem-se adaptado à diversidade territorial, à evolução da economia e dos modos de vida das respetivas populações. Será pois necessário desenvolver um trabalho de estudo com vista ao aprofundamento do conhecimento sobre a DM em cada um das regiões, partindo do conceito matriz DM, identificar as suas particularidades regionais, para que com este conhecimento se possa divulgar e promover a DM em cada uma das Regiões, partindo das suas características específicas.
Objetivo 1: contribuir para aprofundar o conceito de Dieta Mediterrânica (DM), na sua diversidade e nas suas especificidades regionais; identificar as características e produtos base diferenciadores da DM em cada uma das regiões de Portugal Continental;
Objetivo 2: divulgar a “Rota da Dieta Mediterrânica-RDM” regionalmente, como uma estratégia para a valorização dos produtos, das tradições, da cultura e do património das regiões; promover o alargamento da Rota da Dieta Mediterrânica iniciada na Região do Algarve à Região do Alentejo.
Objetivo 3: divulgar e promover a Dieta Mediterrânica nas cinco regiões de Portugal Continental, enquanto estilo de vida e padrão alimentar saudável e dinamizador do desenvolvimento dos territórios rurais.
O Plano de Ação procura aprofundar e ampliar ao nível nacional o trabalho já iniciado na região do Algarve, de reflexão sobre o conceito de Dieta Mediterrânica e suas características fundamentais, de sensibilização à salvaguarda e promoção da DM e de valorização dos recursos mediterrânicos existentes nas diversas regiões.
Ação 1: Adequação do conceito de DM às especificidades de cada Região Realização de 4 Focus Grupo (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo) e elaboração e elaboração de um documento por cada uma das 4 Regiões que constitua um referencial orientador sobre a DM para cada uma das Regiões.
Ação 2: Sensibilização à Rota da Dieta Mediterrânica e seu alargamento à Região do Alentejo Realização de 8 ações de divulgação da Rota da Dieta Mediterrânica junto de diferentes organizações e entidades (Núcleos empresariais, CIM, Municípios, GAL, Turismo, CCDR, e outros); Criação uma base de dados e respetivo mapeamento das empresas e entidades com características para aderir à Rota da Dieta Mediterrânica nas sub-regiões do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral; Definição de metodologia de identificação e mapeamento dos agentes económicos, entidades e recursos das sub-regiões do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral a serem integrados na RDM.
Ação 3: Divulgação e Promoção da Dieta Mediterrânica Realização de 20 sessões/encontros/ conferências de sensibilização nas regiões de divulgação e debate sobre a Dieta Mediterrânica; Edição de folhetos e vídeos para promover e divulgar a Dieta Mediterrânica e suas características específicas em cada região;
Ação 4: Divulgação dos Resultados do projeto Realização de um seminário de divulgação dos resultados do projeto e divulgação regular de conteúdos sobre o projeto para divulgar nos sites e redes socias da Rede Rural Nacional, no site de cada DRAP, no site da RDM, no site da DM. Ação 5: Gestão e acompanhamento do projeto