Forestis - Associação Florestal de Portugal Centro de Competências para o Tomate Industria Instituto Politécnico de Bragança Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação APPITAD – Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro
A presente operação visa constituir uma plataforma para a valorização dos subprodutos do setor agrícola, agroalimentar e florestal, através da inovação.
Um dos grandes problemas/desafios centra-se no processamento de subprodutos agroalimentares e florestais para a recuperação de nutrientes, compostos de elevado valor e produção de metabolitos relevantes, através de processos químicos e biotecnológicos. Estes processos podem assegurar a obtenção de compostos de elevado valor acrescentado, nomeadamente antioxidantes naturais, fibras, lípidos, proteínas ou vitaminas (entre outros), que são de grande interesse para variadas indústrias, nomeadamente a alimentar.
De forma mais pormenorizada, os objetivos específicos da presente operação são os seguintes:
A presente operação visa constituir uma plataforma para a valorização dos subprodutos do setoragrícola, agroalimentar e florestal, através da inovação.
Atividade 1. Observatório
Análise e monitorização de resultados de projetos nacionais e internacionais de referência, com especial incidência na fileira dos frutos secos, do azeite, da floresta e do tomate indústria, que possam funcionar como motores de inovação no setor agrícola, agroalimentar e florestal e promovam novas aplicações para os subprodutos.
Atividade 2. Avaliação e sistematização de subprodutos
Avaliação de subprodutos com valor económico residual ou mesmo negativo, tarefa desenvolvida pelas associações de fileira. Análise dos dados obtidos no observatório, caraterização dos subprodutos com potencial de valorização e identificação de empresas e membros da Rede Rural que possam incorporar valor nos subprodutos. Este trabalho será desenvolvido pelas entidades de I&D em colaboração com os restantes parceiros.
Atividade 3. Plataforma Valor+
Desenvolver uma plataforma, em ambiente web, que viabilize uma bolsa de encontro entre produtores de subprodutos e utilizadores dos mesmos e facilitando a incorporação das novas tecnologias desenvolvidas ao longo desta operação.
Atividade 4. Promoção e partilha de informação e conhecimento
A promoção e partilha de informação e conhecimento obtido pela parceria, no âmbito da operação, envolvem cinco tipologias principais, designadamente:
A.4.1 - Criação de website e blog
A. 4.2 - Criação e gestão de páginas em redes sociais
A. 4.3 - Eventos técnico e científicos
A. 4.4 - Produção técnica e científica
A. 4.5 – Grupos Focais
Atividade 5. Impacto socioeconómico do projeto
Análise do impacto que o conhecimento partilhado no âmbito do projeto terá nos setores agrícola, agroalimentar e florestal, ao aportar soluções inovadoras para a valorização dos subprodutos: valorização material, valorização orgânica e valorização energética.
Organização e dinamização de jornadas técnicas, seminários, dias abertos e colóquios:
Manuais: