Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Dinamização do Centro de Competências da Lã 2.0

Entidade líder do projeto: ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola
Responsável pelo projeto: Jorge José Horta Revez
Site do projeto: https://www.ccla.com.pt/
Parceiros:

Formalmente, o presente projeto não previu outros parceiros. Não obstante, o Centro de Competências da Lã (CCLã) conta com diversos associados que contribuem para a dinamização das atividades desenvolvidas: Ministério da Agricultura e Pescas; Associação de Agricultores do Sul (ACOS); Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa (ACOM); Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina (ANCORME); Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB); Associação de Jovens Agricultores do Alentejo (AJAP); Câmara Municipal de Beja; CM Castelo Branco; CM Castro Verde; CM Fundão; CM Serpa; Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL); Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL); Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola; Creative Nature HUB, Associação; Cooperativa Agrícola do Guadiana, C.R.L. (CAG); Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alto Alentejo (DRAPAL); Ecolã; Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV); Instituto Politécnico de Beja; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários; Rosa Pomar, Lda; Rosários4; Sociedade Agrícola e Industrial do Algarve, Lda (SAIA); Sociedade Agrícola Vargas Madeira, Lda; Turismo do Alentejo; Universidade da Beira Interior; Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE); Universidade de Évora.

Breve descrição:

O Centro de Competências da Lã (CCLã) foi constituído como uma rede de cooperação e partilha entre parceiros com o objetivo de aumentar a competitividade no setor da lã nos domínios técnico-científico, ambiental, económico e formativo e cujo trabalho prévio se baseou na implementação de uma estratégia alargada na área das Fibras Naturais. Neste projeto de Dinamização do CCLã 2.0, pretende-se assegurar a continuidade dessa rede, promovendo o trabalho conjunto e a partilha de conhecimento e de boas práticas entre a rede de parceiros do CCLã e outros agentes do sector.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A ovinicultura representa uma área muito relevante na economia das zonas rurais. A lã é considerada uma fibra natural única pois não é replicável pelas fibras sintéticas, por outro lado as lãs portuguesas apresentam grande diversidade, interessante para a indústria.
Por outro lado, ao setor da lã estão associados sistemas agrícolas fundamentalmente de sequeiro, ou seja, sistemas de produção compatível com a melhoria do solo, o aumento da capacidade de retenção de água e de combate à erosão.
No entanto, apesar de todas estas vantagens, o setor continua desorganizado com grande poder do lado dos compradores, a indústria e as infraestruturas estão muito concentradas em poucos agentes e a produção não consegue remunerar o produto lã, tornando este produto pouco valorizado no contexto da produção ovina.
Considerando que este setor, como em tantos outros que se desenvolvem maioritariamente nas zonas rurais, é importante dotar todos os agentes de informação técnica, resultante de projetos e investigações anteriores, no sentido de estimular o desenvolvimento de sinergias de diversa natureza, promovendo a realização de iniciativas integradas de análise do setor e de desenvolvimento de produtos, processos ou tecnologias, numa perspetiva de promoção da inovação, de desenvolvimento da massa crítica nos territórios de baixa densidade, de responder a desafios estratégicos crescentes colocados pelo mercado, de promover a transferência de conhecimento para todos, contribuindo para uma agricultura sustentável.

Objetivos visados:

O projeto visa os seguintes objetivos:

  • Promover o trabalho em rede entre os agentes do desenvolvimento local;
  • Identificar e discutir problemas comuns, necessidades, soluções e boas práticas da fileira da lã;
  • Transferir boas práticas e conhecimento técnico, capitalizando informação e resultados de projetos.
Sumário do plano de ação:
  • Atividade 1 – Trabalho em Rede:
    • Atividade 1.1 Reunião de Parceria – Centro;
    • Atividade 1.2 Reunião de Parceria – Sul.
  • Atividade 2 – Workshops intersectoriais:
    • Atividade 2.1 Grupo Focal no Baixo Alentejo sobre Tosquia;
    • Atividade 2.2 Grupo Focal no Alentejo Central sobre Qualidade da Lã;
    • Atividade 2.3 Grupo Focal no Centro do País sobre Concentração e Lavagem da Lã;
    • Atividade 2.4 Grupo Focal no Sul do País sobre Valorização e Transformação da Lã.
  • Atividade 3 – Produção de materiais técnicos e de divulgação:
    • Atividade 3.1 Criação de posters técnicos e científicos sobre as várias etapas de produção da lã.
  • Atividade 4 – Partilha de Conhecimento:
    • Atividade 4.1 Criação de microsite para divulgação das propriedades e potencialidades de utilização da lã em vários setores;
    • Atividade 4.2 Participação em eventos em representação do CCLã;
    • Atividade 4.3 Jornadas da Lã.
Pontos de situação / Resultados:
O projeto concluiu em 27 de maio de 2024. 
Sumarizam-se em seguida os principais resultados obtidos:
  • 2 reuniões da rede do CCLã realizadas, no centro e no sul do país;
  • 5 Workshops de Grupos Focais Temáticos implementados e 1 Webinar;
  • Materiais técnicos e de divulgação produzidos: 
    • 1 folheto de apresentação do CCLã e 1 manual de Boas Práticas na Produção Ovina, reeditados;
    • 5 expositores sobre as etapas e o sector da produção de lã;
  • Microsite sobre as potencialidades da lã: https://www.ccla.com.pt/pontencialidades-da-la;
  • 8 participações em eventos e feiras relacionados ao sector, por todo o país, nomeadamente na Cimeira Nacional de Agroinovação em Santarém, na Feira de Inovação Agrícola do Fundão, no Festival do Borrego de Castro Verde e em diferentes edições da Feira Nacional da Agricultura em Santarém e da Ovibeja;
  • Jornadas da Lã | Wool Conference em Évora.