Declaração de interesse da Câmara Municipal de Mértola e da Junta de Freguesia de Mértola.
Intervenção 1 - Inventariação de saberes sobre a flora silvestre;
Intervenção 2. - Edição de Podcasts e Micro vídeos;
Intervenção 3. - Produção de exposição temática sobre as plantas silvestres;
Intervenção 4. - Publicação de uma brochura de disseminação do património cultural e natural do território de intervenção associado à flora silvestre.
Os conhecimentos associados à Flora silvestre, às suas utilizações e tradições culturais estão a perder-se face ao envelhecimento da população local (concelho de Mértola).
O projeto serve o intuito de promover, conservar, e transmitir às várias gerações os conhecimentos e ofícios em torno da flora e das plantas medicinais e aromáticas que se encontram em decadência, bem como redescobrir tradições que se estejam a perder devido à realidade demográfica do território a intervir.
Preservar, conservar e valorizar o património natural e cultural, baseados nos recursos endógenos do concelho e freguesia de Mértola, nomeadamente a flora silvestre, contribuindo para a promoção e reforço das tradições culturais desta região,.
A presente candidatura serve o intuito de promover, conservar, e transmitir às várias gerações os conhecimentos e ofícios em torno da flora e das plantas medicinais e aromáticas que se encontram em decadência, bem como redescobrir tradições que se estejam a perder devido à realidade demográfica do território a intervir. Preservar e recuperar este tipo de informação, significa valorizar o património local e certificar-nos que esse valor é transmitido e reaproveitado de forma dinâmica, colocando as tradições e a cultura ao dispor das comunidades, potencializando, assim, a conservação dos costumes e o desenvolvimento sustentável da comunidade.