Formalmente, o presente projeto não previu outros parceiros.
Não obstante, o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo (CCPE) conta com diversos associados que contribuem para a dinamização das atividades desenvolvidas: AACB, ACBM, ACOS, ACRIGUARDA, ADIRAM, AEPGA, AFLOSOR, AGROVETE, AJAP, ANCORME, ANCOSE, ANCPA, ANCRAS, ANSUB, APACRA, APCRS, APOSOLO, BADANA, CAG, CEBAL, CMF, DRAPAL, Elipec, FAABA, FERTIPRADO, FERA, UL-FMV, INIAV, IP Beja, IP Bragança, IP Coimbra, IP Castelo Branco, IP Portalegre, IP Santarém, IP Viana do Castelo, Limousine Portugal, LPN, MED, Município de Reguengos de Monsaraz, NUTRIPRADO, OVIBEIRA, QUERCUS, SPPF, O Trevo, UAc, UTAD.
Esta iniciativa, inserida nos trabalhos de dinamização do CCPE, visa promover a transferência de conhecimentos ao sector, divulgar o trabalho deste centro de competências e criar dinâmicas de reflexão sobre a adequação deste sistema de produção aos desafios atuais e futuros.
A uma escala global, a resposta da produção animal ao aumento da procura tem-se traduzido principalmente por uma transição de sistemas de produção extensivos, policulturais, de pequena escala e de subsistência, para sistemas mais intensivos, especializados, em grande escala, geograficamente concentrados e orientados para o mercado.
No entanto, o pastoreio extensivo, particularmente de ruminantes, assente em pastagens permanentes é fundamental para a conservação de ecossistemas de elevado valor ecológico dele decorrendo numerosos benefícios ambientais: sequestro de carbono, controlo de erosão, melhoria da qualidade da água, preservação e promoção da biodiversidade, manutenção de paisagens abertas e de habitats naturais, regulação de cheias e controlo de incêndios.
É fundamental valorizar a pecuária assente no pastoreio extensivo e investir na sua adequação aos desafios atuais e futuros. Será assim decisivo o reforço da investigação aplicada, da transferência e da partilha do conhecimento e a adequação de um quadro normativo e de políticas públicas que assegure um pastoreio extensivo com futuro.
O projeto visa os seguintes objetivos:
Atividade 1
Atividade 2
Atividade 3
O projeto concluiu em 27 de maio de 2024. Sumarizam-se em seguida os principais resultados obtidos: