Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

A aplicação de políticas de desenvolvimento rural na região Douro Verde – Estudo de Caso

Entidade líder do projeto: DOLMEN - Desenvolvimento Local e Regional, CRL
Responsável pelo projeto: Luís Soares
Site do projeto: http://www.dolmen.pt
Parceiros:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses; Associação dos Produtores Agrícolas Vale de Sousa e Tâmega; Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega

Breve descrição:

Avaliar de que forma as medidas contempladas nos programas AGRO e PRODER contribuíram para o crescimento e a afirmação da Região Douro Verde. Além disso, o projeto procura obter respostas sobre como garantir a melhoria contínua de resultados em termos de inovação e modernização do tecido empresarial nos setores agrícola, agroalimentar e florestal, bem como nos territórios rurais.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Necessidade de compreender o impacto das políticas de desenvolvimento rural nos períodos analisados e encontrar formas de promover o crescimento sustentável, a inovação e a modernização nos setores mencionados, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da Região Douro Verde.

Objetivos visados:

O projeto “A aplicação de Políticas de Desenvolvimento Rural na Região Douro Verde – Estudo de Caso” encontra-se estruturado com o objetivo de dar a conhecer o real impacto da implementação de políticas de desenvolvimento rural no território “Douro Verde” – área geográfica restrita aos concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende – nos períodos de vigência do Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural 2000-2006 (AGRO) e Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal Continental 2007-2013 (PRODER). Pretende-se, assim, avaliar de que forma a aplicação de medidas contempladas nos Programas AGRO e PRODER têm contribuído para o atual crescimento e afirmação da Região. Com uma visão projetada para o futuro ambiciona-se, igualmente, obter respostas relativas ao que poderá garantir a melhoria contínua de resultados ao nível da inovação e modernização do tecido empresarial, nos sectores agrícola, agroalimentar e florestal, bem como dos territórios rurais.

Sumário do plano de ação:
  • Criação de grupos temáticos: Agricultura, Agroalimentar, Floresta e Zonas Rurais. 
  • Levantamento de informações para um Estudo de Caso sobre a aplicação das políticas de desenvolvimento rural no território "Douro Verde". 
  • Disseminação de boas práticas para a adoção de metodologias inovadoras em meio rural. 
Pontos de situação / Resultados:

Face ao plano de ação previamente definido, foram realizadas todas as atividades, nomeadamente: - Criados 4 grupos temáticos: agricultura / agroalimentar / floresta / zonas rurais, tendo sido compilados comentários/sugestões dos intervenientes. - Levantamento de informação para Estudo de Caso sobre a aplicação das políticas de desenvolvimento rural no território “Douro Verde”, nomeadamente entrevistas individuais com promotores dos projetos dos 4 temas (zonas rurais, agricultura, floresta e agroalimentar) e também realização de 4 focus group (grupos de discussão restritos, até um máximo de 10 participantes por grupo) - Disseminação de boas práticas para a adoção de metodologias inovadoras em meio rural: 2 workshops, 1 Congresso Internacional sobre Inovação em Meio Rural e Colóquio de Encerramento do Projeto.