Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Dinâmicas, condicionantes e potencialidades dos territórios rurais de baixa densidade demográfica e elevado risco de desertificação

Entidade líder do projeto: Município de Alcoutim
Responsável pelo projeto: Alice Jesus Teixeira
Site do projeto: https://ccdesert.pt/
Parceiros:
  • Câmara Municipal de Alcoutim
  • Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV)
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Universidade do Algarve
  • Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
  • Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Breve descrição:

A desertificação é, por definição, um processo evolutivo de degradação do solo que deriva, numa primeira linha, de um conjunto de diversos fatores associados a características edafoclimáticas locais e que, em particular, se verifica em zonas áridas e semiáridas ou sub-húmidas. Contudo, não é apenas um fenómeno biofísico e está também associada a formas de ocupação do território que potenciam a erosão do solo, a destruição da vegetação, com a consequente redução ou perda da produtividade biológica e económica das terras agrícolas, das pastagens naturais e semeadas e dos espaços silvícolas. Simultaneamente, há uma relação direta entre o bem-estar social e a disponibilidade de serviços do ecossistema (provisão de alimentos, água, madeira e fibra; regularização do ciclo hidrológico e biodegradação de resíduos, paisagem para usufruição), que se degrada muito nos territórios afetados pela desertificação.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Face a esta relação entre a desertificação, o despovoamento e o bem-estar humano, importa encontrar formas de eliminar a regressão demográfica (nos territórios mais fragilizados) e compatibilizar as atividades humanas com as capacidades e usos do solo, mantendo níveis e modos de utilização compatíveis com a conservação e valorização dos recursos naturais e territoriais, em consonância com a crescente variabilidade climática (alterações climáticas).

 

Objetivos visados:

Os objetivos da operação são:
- Identificar as principais dinâmicas demográficas e socioeconómicas em zonas rurais com maior suscetibilidade à desertificação e menor densidade demográfica;
- Identificar, constrangimentos, potencialidades e vias de promoção do desenvolvimento económico e social nestes territórios;
- Transferir e divulgar boas práticas de permanência ou instalação de residentes em territórios rurais mais desfavorecidos em termos demográficos e biofísicos;


Para a prossecução destes objetivos serão desenvolvidos vários workshops, estudo de casos e produzidas publicações que darão origem aos seguintes produtos:
- Comunicações nos workshops onde serão apresentados os resultados de trabalhos relacionados com as dinâmicas socioeconómicas, constrangimentos e potencialidades dos territórios com maiores riscos de desertificação e de despovoamento, políticas e práticas que promovam a permanência e instalação de residentes, criação de emprego e melhoria do bem-estar dos residentes locais.

- Produção de vídeos, notícias e artigos (ou capítulos de livro), sobre estudos de caso, onde serão analisados alguns casos específicos de intervenção pública, a nível local, para a fixação de populações, instalação de jovens empreendedores, integração de trabalhadores migrantes ou instalação de novas famílias rurais. Estes estudos serão feitos por uma instituição de investigação, da parceria, e será feita a divulgação das boas práticas através da DGADR e dos restantes parceiros.
- Haverá vários produtos de divulgação, desde a realização de eventos (workshops) até a edição de um livro com conteúdos produzidos no âmbito da operação, passando pela produção e divulgação de vídeos, notícias e artigos relativos às comunicações apresentadas nos workshops, aos estudos de caso e a cadernos temáticos relacionados com o tema da desertificação, dinâmicas demográficas e desenvolvimento rural.

A realização dos três workshops, assim como os estudos de casos e a edição de material de divulgação serão realizados com o envolvimento dos vários membros do Centro de Competências na Luta Contra à Desertificação. No caso dos workshops serão convidados vários agentes do desenvolvimento local pois o objeto desta operação envolve a própria temática do desenvolvimento local nos territórios mais desfavorecidos pela baixa densidade demográfica e pelo risco de erosão.
Um dos objetivos estratégicos da Rede Rural Nacional é promover a partilha e divulgação de informação, nomeadamente divulgando casos de sucesso, de iniciativas relevantes ou inovadores, de boas práticas e facultar documentos técnicos de apoio. Esta operação contribui para este objetivo, nomeadamente através dos cinco estudos de caso e da edição de diverso material de publicação (vídeos, notícias e brochuras). Mas a operação terá também uma componente de sistematização e divulgação de muito conhecimento produzido por diferentes instituições, a diferentes escalas, útil à sociedade e que importa difundi-lo.
Por fim será de mencionar o contributo para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de desenvolvimento rural, pois esta matéria será abordada especificamente nos estudos de caso e no workshop final da operação.

Sumário do plano de ação:

Indicadores comuns de realização e específicos do programa:

  • - Nº de eventos: três workshops
  • - Nº de publicações: sete pequenas publicações (cinco casos de estudo e duas temáticas) e um livro
  • - Nº médio de participantes por evento: estima-se um valor médio de 80 pessoas
  • - Nº médio de acesso às publicações: será muito variável porque serão disponibilizadas on-line. No entanto, pretende-se editar 250 exemplares do livro.


Referências bibliográficas:

  • Baptista, F.O. (2010). O Espaço Rural. Declínio da Agricultura. Lisboa: Celta Editora.
  • Rolo, J.C. e Cordovil, F. (2014). Rural, Agriculturas e Políticas. Lisboa: Animar.
  • Rosário, L. (2004). Indicadores de Desertificação para Portugal Continental. Lisboa: DGRF.

Pontos de situação / Resultados:

Publicações:

  • Kits de brochuras dos 5 estudos de casos
  • Livro “Desertificação e desenvolvimento rural”

Identificou-se sucessos e falhas, orientando projetos atuais e futuros do CCDesert, para se constituir faróis de boas práticas.