Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

PARE- Plataforma de Avisos de REga

Entidade líder do projeto: DGADR-Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: Cláudia Brandão
Parceiros:
  • COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio
  • DRAPAlgarve-Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Algarve
  • FENAREG- Federação Nacional de Regantes de Portugal
Breve descrição:

O PARE é o acrónimo de Plataforma de Avisos de Rega, que será uma ferramenta de suporte à decisão, associada a ações de capacitação e sensibilização, que visam dar resposta às vulnerabilidades climáticas identificadas para a região no que concerne a uma prática de uma rega eficiente (aproximar as dotações de rega às necessidades reais das culturas).

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Este projeto insere-se no âmbito do plano de ação da Rede Rural Nacional (RRN), na Área de Intervenção prioritária 4 - Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais, cujos objetivos são:
a) Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural;
b) Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes do desenvolvimento rural;
c) Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural.

Objetivos visados:

Pretende-se contribuir para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para a sustentabilidade e resiliência da agricultura, para o sul do país, nomeadamente para a região do Algarve e espera-se, futuramente, replicar a plataforma de avisos de rega, para outras regiões do país, onde se verifica atualmente maior escassez hídrica, tal como o Alentejo, Ribatejo, Oeste e Beira Interior.

Espera-se fornecer informação centralizada aos agricultores dos regadios coletivos públicos e individuais, de forma a contribuir para a redução dos custos de produção e aumentar a competitividade das empresas agrícolas no uso da água. Visa-se também melhorar a eficiência do uso da água pelos agricultores/regantes , através da melhoria da gestão da rega, garantindo boas eficiências na utilização da água pelas culturas e reduzindo as perdas de água por escorrência e percolação. Dessa forma consegue-se também proteger o solo, evitando o arrastamento do solo associado à erosão hídrica do solo e aumentando a disponibilidade de água e a melhoria da qualidade do solo e das massas de água com redução inerente do uso de fertilizantes.

Sumário do plano de ação:

O projeto está organizado em seis atividades, a desenvolver através da aplicação de procedimentos metodológicos específicos. Neste contexto, no quadro infra apresenta-se a justificação técnica suportada por uma descrição síntese dos procedimentos que permitirão atingir os resultados/produtos da operação.

PARE

Pontos de situação / Resultados:

O PARE tem já desenvolvida uma plataforma teste para avisos de rega, suportados em doze Estações meteorológicas, geridas pela DRAPAlgarve, definindo-se nove regiões agroclimáticas homogêneas para avisos de rega.

PARE