Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

Conhecer para Prever o Futuro

Entidade líder do projeto: DGADR-Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: Cláudia Brandão
Parceiros:

COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio; ISA- Instituto Superior de Agronomia

Breve descrição:

O projeto permitirá avaliar os impactos das alterações climáticas sobre as principais culturas agrícolas no território, designadamente nas culturas de regadio existentes nos principais aproveitamentos hidroagrícolas portugueses. Este indicará medidas de adaptação às mudanças climáticas, como por exemplo, qual o volume de água de rega necessário para cada cultura no futuro, e concluirá se essa quantidade de água estará disponível nas origens de água, dos vários aproveitamentos hidroagrícolas, e com que garantia.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Produção em contexto de Alterações Climáticas: avaliar necessidades futuras de adaptação, nomeadamente no que se refere à disponibilidade de água.

Objetivos visados:

Avaliar o impacto das Alterações Climáticas (AC) no potencial decréscimo das garantias do regadio (maior risco), através da quantificação das novas necessidades de água para a agricultura e atendendo às alterações das disponibilidades hídricas; • identificar e caracterizar as medidas neste setor agrícola que visem a adaptação à nova realidade hidrometeorológica; • avaliar o contributo das medidas do PDR2020 para minimizar os efeitos nefastos das Alterações Climáticas.

Sumário do plano de ação:

As atividades específicas do projeto são: recolher, sistematizar e analisar dados agro-hidrometeorológicos, dados de consumo de água e projetos de regadio e determinar as necessidades e garantias hídricas dos principais Aproveitamentos Hidroagrícolas coletivos públicos Está, também, previsto efetuar um "State of art" sobre medidas de adaptação às AC no âmbito do projeto e uma análise SWOT das políticas do desenvolvimento rural do Programa Nacional de Regadios e da Estratégia para o Regadio Público (2014-2020), como medidas para reduzir o impacto das Alterações Climáticas.

Pontos de situação / Resultados:

Foram efetuadas duas apresentações técnicas (abril e outubro de 2021), elaborado o relatório de progresso (dezembro de 2020, com uma atualização de julho 2021). O relatório final foi concluído em janeiro de 2022.

Documentos: