Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

JObtoc: Jovens nos territórios rurais. Oportunidades e constrangimentos

Entidade líder do projeto: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Responsável pelo projeto: Cristina Cruz
Site do projeto: https://jobtoc.soilecos.pt/
Parceiros:

ANIMAR; Universidade de Coimbra; Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterináriaa

Breve descrição:

Em que consiste o projeto?  JOBtoc será instrumental para adequar a estratégia de desenvolvimento e as políticas às necessidades e potencialidades do desenvolvimento rural regionalizado.   

  • Ao analisar regiões continentais diversificadas e ao recriar modelos de atuação (conjugando com experiências nacionais e internacionais: Espanha, França e Itália, JOBToc contribui para a “Capitalização de experiências anteriores e para a promoção da utilização do conhecimento na resolução de problemas no meio rural” (Pl. Ação RRN)). 
  • Fornecerá informação fidedigna e fundamentada sobre o enquadramento dos jovens no mundo rural e as necessidades deste em relação às: alterações climáticas, bio-economia e economia circular, competitividade dos territórios e diversificação das suas atividades, inovação e identificação dos fatores críticos para a sua sustentabilidade.
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Esta operacionalização e adequação do conhecimento vai de encontro aos principais desafios à fixação dos jovens nas zonas rurais, podendo levar à criação de “Territórios Rurais Inteligentes” através da incorporação eficiente da tecnologia e conhecimento disponíveis na atividade produtiva e empresarial.

Objetivos visados:

Objetivo 1: Analisar os impactos da implementação das políticas e apoios para instalação de Jovens Agricultores/as e Jovens Empresários/as Rurais, em regiões de baixa densidade e a sua funcionalidade com o estatuto de Agricultura Familiar, a fim de produzir recomendações que maximizem os seus efeitos positivos.

Objetivo 2: Analisar o papel das autarquias, associações e outros na disseminação de informação (métodos, conteúdos, públicos); contribuir para o debate sobre as causas e consequências da desertificação, apelando também à participação juvenil a partir do ensino secundário e, em simultâneo, apontar medidas e recomendações baseadas nos estudos de caso.

Objectivo 3: Disseminar informação sobre metodologias de reanimação das comunidades locais: cultura, serviços de entreajuda e de vigilância, serviços de substituição nas explorações agrícolas, possíveis compras e vendas comuns de bens e serviços, manutenção dos espaços comuns, voluntariado.

Objectivo 4: Contribuir para introdução de inovações: produtos, métodos, técnicas, mercados, consumidores. Circuitos curtos e economia circular adequada aos recursos. Contribuir para a promoção das regiões e captação de investimentos produtivos.

Sumário do plano de ação:

O público-alvo é constituído por agentes do desenvolvimento regional (jovens, agricultores/as, empresários/as rurais, industriais, comerciantes, técnicos/as, autoridades locais e regionais, núcleos empresariais e incubadoras, associações diversas), decisores políticos e comunidade científica relacionada com os temas da ruralidade, contribuindo para o fluxo de conhecimento nas áreas necessárias à formação dos territórios inteligentes.

Ênfase aos/às portadores/as dos Estatutos:   

  • Agricultura Familiar (AF): requerido por titular de exploração agrícola, pessoa singular ou coletiva de direito privado em que o capital social seja detido em mais de 50% por sócios familiares entre si e que participem na atividade da exploração de forma regular. 
  • Jovem Agricultor/a (JA): jovens que assumam pela primeira vez a titularidade e a gestão de uma exploração agrícola, com idade compreendida entre os 18 e os 40 anos; ou as pessoas coletivas que revistam a forma de sociedade por quotas e com atividade agrícola no objeto social, cujos sócios gerentes que detenham a maioria do capital sejam jovens agricultores/as, e cada um/a deles/delas detenha uma participação superior a 25% do capital social. 
  • Jovem Empresário/a Rural (JER): jovem que exerça ou pretenda iniciar o exercício de atividade económica numa zona rural (residência e sede da empresa em freguesia/concelho rurais), não obstante prevalece a valorização dos recursos naturais,  culturais e sociológicos.
Pontos de situação / Resultados:

 A proposta JOBToc tem a ambição de caracterizar o perfil de jovens agricultores/as e jovens empresários/as rurais ao longo de 14 municípios de Portugal continental e de avaliar como as expectativas dos jovens podem ser compatibilizadas com a implementação dos estatutos de AF, JA e JER ao nível do município, maximizando as sinergias e identificando disfunções entre a implementação local dos estatutos do AF, JA e JER.

A partir da análise destes estudos de caso e da sua conjugação com programas facilitadores para a sua implementação, proporcionados pela governança local, e das potencialidades naturais, sociais, económicas e culturais da região, JOBToc proporá uma matriz de suporte a vários modelos de negócio eventualmente mais adequados às realidades regionais. Desta forma, o projeto contribuirá para aprofundar o conhecimento da agricultura e dos territórios rurais, aumentar a interação entre os vários atores envolvidos no desenvolvimento rural (potenciada por 2 grupos focais temáticos: políticas e investimento e modelos de negócios/ expectativas) e informar a sociedade (os jovens em particular) sobre a política de desenvolvimento rural e as possibilidades de atividade profissional.

O projeto pretende ter como resultado a afinação da implementação das políticas locais para fixação de jovens com as potencialidades dos vários territórios, produzindo:

Mais informação em: https://www.animar-dl.pt/iniciativas/jobtocv/