Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

ProvaBasto

Entidade líder do projeto: BASTOEMPREENDE
Responsável pelo projeto: Daniel Pereira Gonçalves
Parceiros:

Associação de desenvolvimento rural - Mutua de Basto

Breve descrição:

A ProvaBasto consiste na dinamização de um conjunto de acções de promoção e fomento de produtos proveniuentes de agricultura familiar da Região de Basto.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O projecto ProvaBasto tem a oportunidade de consciencializar para o modo de agricultura familiar e promover práticas agrícolas sustentáveis com baixa pegada ecológica. Ao mesmo tempo pretendemos informar, sensibilizar, convencer e motivar as populações para as vantagens de uma relação comercial justa com o produtor local.

Objetivos visados:

O projecto ProvaBasto tem como objectivo principal a sensibilização junto dos agricultores e produtores existentes, e de outros que queiram iniciar as suas atividades num sistema agrícola familiar (vegetal e animal) na Região; e junto daqueles que procuram a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a tecnicas que garantam a sustentabilidade, preservando os solos, o meio ambiente e a biodiversidade desta região do interior/Norte de POrtugal, proivilegiando-se a utilização de recursos locais e evitando-se o recurso a produtos quimicos de sintese e adubos facilmente solúveis.

Sumário do plano de ação:

O plano de acção está divido por 9 actividades, todas elas com o objectico comum de sensibilizar para o consumo de produtos locais provenientes da agricultura familiar.

  • A atividade 1 passa por através do jornal local fazer chegar a informação ao publico alvo. A atividade dois passo por através dos Sítios da Internet podermos divulgar as ações do projecto.
  • A atividade 3 passa por através da Nesletter da Bastoempreende divulgar todas as acções do projecto.
  • A atividade 4 passa por através do facebook da Bastoempreende e da Mútua de basto/Norte divulgar todas as acçoes do projecto bem como divulgar informações de interesse ao público-alvo.
  • A atividade 5 passa por através de acções de sensibilização pelas diversas freguesias dos cinco concelhos.
  • A atividade 6 passa por através de workshops munir o publico-alvo de técnicas e conhecimentos esppecificos acerca de produtos locais e sazonais.
  • A atividade 7 passa por promover os produtos locais nos mercados regionais e dinamizar um conjunto de feiras.
  • A atividade 8 passa por verificar in locco casos de sucesso no âmbito da agricultura familiar e levar potenciais agricultores a visitar exemplos de sucesso en Portual e Espanha. A atividade 9 passa por divulgar/informar acerca das acções do projecto através de um conjunto de materiais (cartazes, flyers, etc).
Pontos de situação / Resultados:

Gabinete do Agricultor;
Atualização da página de facebook; 
Notícias no jornal local; 
Elaboração de cabazes de Natal com produtos locais, para comercializar; 
Visitas aos agricultores, no âmbito do gabinete do agricultor; 
Não foi possível executar mais atividades, dado a situação pandémica atual do País;