Inovação para a Agricultura

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PLANO COMUNICAÇÃO AB E PB- Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica

Entidade líder do projeto: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: DSPAA/DQRG
Parceiros:

AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica

Breve descrição:

No âmbito da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e da execução do Plano de Ação (PA) para a produção e promoção de produtos agrícolas e géneros alimentícios biológicos, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural identificou a necessidade de desenvolver um Plano de Comunicação para divulgar o PA e a ENAB, respondendo ao objetivo operacional do PA de “desenvolver um plano de promoção dos produtos biológicos”.

É nesse sentido que o Plano de Comunicação para a Promoção da Agricultura Biológica e Produtos Biológicos com um horizonte temporal de dois anos permitirá desenvolver uma estratégia de comunicação capaz de criar um maior envolvimento do grande público com a produção biológica e os seus produtos.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

As atividades do projeto decorreram como previsto.

Objetivos visados:

Pretende-se com esta operação:

  • Aumentar o consumo de produtos biológicos nacionais, potenciando a produção nacional através de comunicação adequada associada à insígnia “ Portugal Bio” e “ Refeitório Bio”;
  • Produzir conteúdos adaptados para vários meios de difusão;
  • Promover a oferta portuguesa de produtos biológicos no mercado nacional.No final da operação:
  • Os consumidores devem conseguir realizar escolhas de consumo de produtos biológicos mais informadas e tendo como base o critério da produção nacional, com resultados positivos no incremento do consumo de produtos biológicos nacionais e da produção agrícola biológica nacional em consonância com os objetivos a alcançar pelo PA- ENAB;
  • Os produtores agrícolas e transformadores de produtos biológicos nacionais devem conseguir orientar as suas opções de produção para as preferências dos mercados, nacional e externo.
Sumário do plano de ação:

Pretende-se com esta iniciativa aumentar a notoriedade da ENAB junto do público-alvo e identificar ações de comunicação que promovam o reconhecimento público do plano de comunicação para a produção biológica.

Neste sentido identificaram-se no curto prazo duas etapas no trabalho a desenvolver:

1. Diagnóstico

1ª Fase relativa ao desenvolvimento do plano de comunicação para a agricultura e produção biológica (ação 2.4.5  da ENAB), onde se insere esta iniciativa, e que inclui a recolha de informação para contexto e enquadramento das ações de comunicação a implementar, nomeadamente:

  • Identificação e discussão sobre os conteúdos mais relevantes a comunicar (inputs consumidores, produtores e retalhistas);
  • Identificação caracterização dos diferentes públicos-alvo;
  • Discussão dos resultados obtidos com vista à definição da estratégia identificada na fase seguinte.

A recolha e apuramento da informação decorreu até ao último dia  4 de novembro, e teve por base a consulta realizada junto de produtores, distribuidores e consumidores de produtos biológicos, através de inquéritos personalizados para cada interveniente, disponibilizados na página eletrónica da DGADR e da AGROBIO.

2. Desenvolvimento da estratégia

Fase seguinte à recolha e apuramento de informação e que tem como objetivos:

  • Definição da mensagem-chave dos meios e canais de transmissão tendo em conta o público-alvo identificado;
  • Identificação de ações de comunicação alinhadas com os objetivos do PA e ENAB e com as ações já previstas no PA – ENAB;
  • Definição de uma estratégia global de comunicação.
Pontos de situação / Resultados:

Documentos:

Plano de Comunicação para a Agricultura e Produção biológica em ligação com as ações do PA ENAB

Foram desenvolvidas as ações a seguir indicadas em cada fase:

2.1 Fase I – Plano de comunicação – diagnóstico

  • Partilha de informação sobre as ações já desenvolvidas e que se encontram a decorrer no âmbito da ENAB;
  • Reuniões de trabalho para articulação de iniciativas e adequação de conteúdos, por videoconferência;
  • Elaboração e revisão dos inquéritos a disponibilizar aos produtores/distribuidores e consumidores, com vista à recolha de informação para contexto e enquadramento das ações de comunicação a implementar, identificação e discussão sobre os conteúdos mais relevantes a comunicar
  • Realização de uma sessão de apresentação e discussão dos resultados obtidos no inquérito, por videoconferência no dia 12 de novembro.

2.2 Fase II – Plano de comunicação – estratégia e implementação: meios e materiais de comunicação

  • Elaboração do primeiro draft do documento relativo à estratégia e implementação do plano de comunicação;
  • Reunião de trabalho por videoconferência para adequação de conteúdo.

O documento relativo à fase de diagnóstico foi apresentado aos membros do observatório nacional da produção biológica , incorpora os respetivos contributos, foi revisto e discutido com a DGADR, considera-se ser uma ferramenta de trabalho passível de ser utilizada na definição dos objetivos a atingir, da mensagem a comunicar, do público-alvo, da estratégia e dos indicadores de medição de resultados do plano de comunicação a desenvolver;

Terminada a fase de diagnóstico, em que foi aprofundado o contexto de desenvolvimento do Plano de Comunicação para a Agricultura Biológica, o documento apresentado inclui uma estratégia que tem em conta o papel dos vários intervenientes no setor da agricultura biológica, incluindo a comercialização e distribuição, a qual poderá ser materializada num Plano de Comunicação integrado, calendarizado e orçamentado.

Publicação dos vídeos da série "Portugal Bio, Naturalmente!"

"A Agricultura Biológica em Portugal + Como reconhecer um produto biológico" (Ep. 1)

"Bioregiões" (Ep. 2)

"Conversão e Certificação em Agricultura Biológica" (Ep. 3)

"Sementes e Material de Propagação" (Ep. 4)

"As culturas da horta biológica" (Ep. 5)

"A Fruta Biológica" (Ep. 6)

"Olival Biológico" (Ep. 7)

"Vinha Biológica" (Ep. 8)

"Produção Biológica de Cereais e Forragens" (Ep. 9)

"Produção Biológica de Leguminosas" (Ep. 10)

"Produção Biológica de Aromáticas e Condimentares" (Ep. 11)

"Apicultura Biológica" (Ep. 12)

"Ovinos em Produção Biológica" (Ep. 13)

"Bovinos em Produção Biológica" (Ep. 14)

"Produção de ovos biológicos" (Ep. 15)

"Controlo de Adventícias em Agricultura Biológica" (Ep. 16)

"Controlo de Pragas e Doenças no Pomar e na Horta" (Ep. 17)

"Produção pão biológico" (Ep. 18)

"Transformados Biológicos de Origem Vegetal" (Ep. 19)

"Transformados Biológicos de Origem Animal" (Ep. 20)

"Restauração biológica" (Ep. 21)

"Canais de Distribuição: Mercados Agrobio" (Ep. 22)

"Canais de Distribuição: Lojas especializadas de produtos biológicos" (Ep. 23)

"Canais de Distribuição: Organização de Produtores" (Ep. 24)

"Os produtos biológicos vistos pelo consumidor" (Ep. 25)

"Ensino, Formação, Investigação em Agricultura Biológica" (Ep. 26)

"Produção e Transformação" (Ep. 27)

"Resumo" (Ep. 28)