AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
No âmbito da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e da execução do Plano de Ação (PA) para a produção e promoção de produtos agrícolas e géneros alimentícios biológicos, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural identificou a necessidade de desenvolver um Plano de Comunicação para divulgar o PA e a ENAB, respondendo ao objetivo operacional do PA de “desenvolver um plano de promoção dos produtos biológicos”.
É nesse sentido que o Plano de Comunicação para a Promoção da Agricultura Biológica e Produtos Biológicos com um horizonte temporal de dois anos permitirá desenvolver uma estratégia de comunicação capaz de criar um maior envolvimento do grande público com a produção biológica e os seus produtos.
As atividades do projeto decorreram como previsto.
Pretende-se com esta operação:
Pretende-se com esta iniciativa aumentar a notoriedade da ENAB junto do público-alvo e identificar ações de comunicação que promovam o reconhecimento público do plano de comunicação para a produção biológica.
Neste sentido identificaram-se no curto prazo duas etapas no trabalho a desenvolver:
1. Diagnóstico
1ª Fase relativa ao desenvolvimento do plano de comunicação para a agricultura e produção biológica (ação 2.4.5 da ENAB), onde se insere esta iniciativa, e que inclui a recolha de informação para contexto e enquadramento das ações de comunicação a implementar, nomeadamente:
A recolha e apuramento da informação decorreu até ao último dia 4 de novembro, e teve por base a consulta realizada junto de produtores, distribuidores e consumidores de produtos biológicos, através de inquéritos personalizados para cada interveniente, disponibilizados na página eletrónica da DGADR e da AGROBIO.
2. Desenvolvimento da estratégia
Fase seguinte à recolha e apuramento de informação e que tem como objetivos:
Documentos:
Plano de Comunicação para a Agricultura e Produção biológica em ligação com as ações do PA ENAB
Foram desenvolvidas as ações a seguir indicadas em cada fase:
2.1 Fase I – Plano de comunicação – diagnóstico
2.2 Fase II – Plano de comunicação – estratégia e implementação: meios e materiais de comunicação
O documento relativo à fase de diagnóstico foi apresentado aos membros do observatório nacional da produção biológica , incorpora os respetivos contributos, foi revisto e discutido com a DGADR, considera-se ser uma ferramenta de trabalho passível de ser utilizada na definição dos objetivos a atingir, da mensagem a comunicar, do público-alvo, da estratégia e dos indicadores de medição de resultados do plano de comunicação a desenvolver;
Terminada a fase de diagnóstico, em que foi aprofundado o contexto de desenvolvimento do Plano de Comunicação para a Agricultura Biológica, o documento apresentado inclui uma estratégia que tem em conta o papel dos vários intervenientes no setor da agricultura biológica, incluindo a comercialização e distribuição, a qual poderá ser materializada num Plano de Comunicação integrado, calendarizado e orçamentado.
Publicação dos vídeos da série "Portugal Bio, Naturalmente!"
"A Agricultura Biológica em Portugal + Como reconhecer um produto biológico" (Ep. 1)
"Bioregiões" (Ep. 2)
"Conversão e Certificação em Agricultura Biológica" (Ep. 3)
"Sementes e Material de Propagação" (Ep. 4)
"As culturas da horta biológica" (Ep. 5)
"A Fruta Biológica" (Ep. 6)
"Olival Biológico" (Ep. 7)
"Vinha Biológica" (Ep. 8)
"Produção Biológica de Cereais e Forragens" (Ep. 9)
"Produção Biológica de Leguminosas" (Ep. 10)
"Produção Biológica de Aromáticas e Condimentares" (Ep. 11)
"Apicultura Biológica" (Ep. 12)
"Ovinos em Produção Biológica" (Ep. 13)
"Bovinos em Produção Biológica" (Ep. 14)
"Produção de ovos biológicos" (Ep. 15)
"Controlo de Adventícias em Agricultura Biológica" (Ep. 16)
"Controlo de Pragas e Doenças no Pomar e na Horta" (Ep. 17)
"Produção pão biológico" (Ep. 18)
"Transformados Biológicos de Origem Vegetal" (Ep. 19)
"Transformados Biológicos de Origem Animal" (Ep. 20)
"Restauração biológica" (Ep. 21)
"Canais de Distribuição: Mercados Agrobio" (Ep. 22)
"Canais de Distribuição: Lojas especializadas de produtos biológicos" (Ep. 23)
"Canais de Distribuição: Organização de Produtores" (Ep. 24)
"Os produtos biológicos vistos pelo consumidor" (Ep. 25)
"Ensino, Formação, Investigação em Agricultura Biológica" (Ep. 26)
"Produção e Transformação" (Ep. 27)
"Resumo" (Ep. 28)