Parceiro único CCTI
O projeto "COMPREENDER" visa verificar os melhores meios de comunicação, a utilizar na transferência de conhecimento com sucesso, tendo em consideração a caracterização do receptor/agente de desenvolvimento rural e a caracterização do clima específico das suas parcelas (topoclimas). Assim, prevê-se verificar a adequação da mensagem técnica e tecnológica ao recetor e ao seu contexto de produção.O projeto "COMPREENDER" visa verificar os melhores meios de comunicação, a utilizar na transferência de conhecimento com sucesso, tendo em consideração a caracterização do receptor/agente de desenvolvimento rural e a caracterização do clima específico das suas parcelas (topoclimas). Assim, prevê-se verificar a adequação da mensagem técnica e tecnológica ao recetor e ao seu contexto de produção.
A transferência de conhecimento para o agente de desenvolvimento rural, pode encontrar desinteresse no seu receptor, devido à quantidade de interações diárias, massificação de informação, e conteúdos não ajustados. O projeto visa criar os filtros de adequação, a montante do recetor da informação, de forma a que as novidades técnicas e tecnológicas cheguem aos potenciais interessados, com potencialidade de ser endogeneizada por estes nas suas práticas diárias.
Anular efeitos de "spam" de informação, promovendo a difusão de avanços técnicos e tecnológicos aos potenciais utilizadores. Anular o efeito de comunicar muito, passando a focar melhor, comunicando bem. Anular efeitos de "spam" de informação, promovendo a difusão de avanços técnicos e tecnológicos aos potenciais utilizadores. Anular o efeito de comunicar muito, passando a focar melhor, comunicando bem.
O projeto "COMPREENDER" consiste na aquisição de informação junto das zonas de produção de tomate-industria, de forma a caracterizar os produtores, as suas áreas de produção e os microclimas existentes na zona de produção. Em paralelo teremos que verificar os avanços de conhecimento / novas tecnologias que têm surgido (nacional e internacionalmente). A combinação desta informação permitirá perceber quais as novas metodologias e tecnologias que melhor se adaptam às realidades de produção de tomate-industria - identificar os produtores, e respetivas parcelas, para serem os receptores preferenciais de tecnologias específicas.
Em sede de candidatura foi apresentado um plano de trabalhos a realizar entre 1/10/2019 e 30/09/2021. Foi cumprida a primeira fase do projeto, na qual se identificou um conjunto de projetos nacionais e internacionais relacionados com a cultura de tomate-industria. Em paralelo foi identificado um primeiro grupo, representativo do universo de produtores de tomate-industria em território nacional. O projeto encontra-se em fase de desenho dos inquéritos para caracterização do grupo nas vertentes procuradas pelo projeto.