Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

COMPREENDER

Entidade líder do projeto: Centro de Competências para o Tomate Industria (CCTI)
Responsável pelo projeto: João Santos Silva
Parceiros:

Parceiro único CCTI

Breve descrição:

O projeto "COMPREENDER" visa verificar os melhores meios de comunicação, a utilizar na transferência de conhecimento com sucesso, tendo em consideração a caracterização do receptor/agente de desenvolvimento rural e a caracterização do clima específico das suas parcelas (topoclimas). Assim, prevê-se verificar a adequação da mensagem técnica e tecnológica ao recetor e ao seu contexto de produção.O projeto "COMPREENDER" visa verificar os melhores meios de comunicação, a utilizar na transferência de conhecimento com sucesso, tendo em consideração a caracterização do receptor/agente de desenvolvimento rural e a caracterização do clima específico das suas parcelas (topoclimas). Assim, prevê-se verificar a adequação da mensagem técnica e tecnológica ao recetor e ao seu contexto de produção.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A transferência de conhecimento para o agente de desenvolvimento rural, pode encontrar desinteresse no seu receptor, devido à quantidade de interações diárias, massificação de informação, e conteúdos não ajustados. O projeto visa criar os filtros de adequação, a montante do recetor da informação, de forma a que as novidades técnicas e tecnológicas cheguem aos potenciais interessados, com potencialidade de ser endogeneizada por estes nas suas práticas diárias.

Objetivos visados:

Anular efeitos de "spam" de informação, promovendo a difusão de avanços técnicos e tecnológicos aos potenciais utilizadores. Anular o efeito de comunicar muito, passando a focar melhor, comunicando bem. Anular efeitos de "spam" de informação, promovendo a difusão de avanços técnicos e tecnológicos aos potenciais utilizadores. Anular o efeito de comunicar muito, passando a focar melhor, comunicando bem.

Sumário do plano de ação:

O projeto "COMPREENDER" consiste na aquisição de informação junto das zonas de produção de tomate-industria, de forma a caracterizar os produtores, as suas áreas de produção e os microclimas existentes na zona de produção. Em paralelo teremos que verificar os avanços de conhecimento / novas tecnologias que têm surgido (nacional e internacionalmente). A combinação desta informação permitirá perceber quais as novas metodologias e tecnologias que melhor se adaptam às realidades de produção de tomate-industria - identificar os produtores, e respetivas parcelas, para serem os receptores preferenciais de tecnologias específicas.

Pontos de situação / Resultados:

Em sede de candidatura foi apresentado um plano de trabalhos a realizar entre 1/10/2019 e 30/09/2021. Foi cumprida a primeira fase do projeto, na qual se identificou um conjunto de projetos nacionais e internacionais relacionados com a cultura de tomate-industria. Em paralelo foi identificado um primeiro grupo, representativo do universo de produtores de tomate-industria em território nacional. O projeto encontra-se em fase de desenho dos inquéritos para caracterização do grupo nas vertentes procuradas pelo projeto.

  • Webinar "tecnologias de pulverização e tratamento",  28 Abril. Cartaz