Inovação para a Agricultura

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 Projetos LEADER

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“A que cheira o Douro!”

Entidade líder do projeto: Beira-Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro
Responsável pelo projeto: Rui Oliveira
Medida: Operação 10.3.1. Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local
Parceiros:
  • Beira-Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro;
  • ADH – Associação do Douro Histórico;
  • Douro Superior – Associação de Desenvolvimento
Breve descrição:

A temática do presente projeto pretende fomentar a valorização dos produtos locais, dos agentes locais e a sua promoção, desenvolvendo mecanismos de sustentabilidade económica, seja pela via da criação de condições de comercialização para as suas pequenas produções, porém de excelência, seja pela via da sua integração em produtos turísticos do território. Estes produtos e produções, com especial destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro, mas outros produtos que saem das hortas do Douro, atingem no terroir do Douro um expoente de qualidade reconhecida pelos circuitos Gourmet nacionais e internacionais.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Pretende-se com este projeto dar a conhecer à população em geral estes ativos, estender a sua produção em concomitância com a cultura da vinha, a exemplo do que acontecia nas antigas hortas do Douro, que foram durante muitas décadas estruturas agrárias muito valorizadas, e desenvolver mecanismos de integração destas culturas nos produtos turísticos do território. Com este projeto pretende-se também abrir uma nova frente de promoção do território, agregada às quintas e ao enoturismo, sublinhando as produções de terroir, o local e o sazonal.

Objetivos visados:

Objetivos específicos do projeto que a parceria procurou alcançar com a realização das ações previstas:

  • Estudar o terroir do Douro enquanto berço de produtos agrícolas de elevada qualidade;
  • Recuperar as hortas tradicionais do Douro através da sua dinamização e promoção;
  • Promover a investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação nas produções hortícolas do Douro;
  • Diversificar a oferta turística do Douro criando um novo produto, as Hortas do Douro;
  • Promover e valorizar o "Tomate Coração de boi do Douro" como produto de excelência, fora do circuito Gourmet;
  • Fomentar a produção de tomate coração de boi do Douro valorizando a sua importância económica na diversificação da atividade agrícola da região;
Sumário do plano de ação:

Em termos de desenvolvimento do projeto, foram planeadas 3 ações:

- Ação 1 – “Livro O Tomate Coração de Boi do Douro (A outra riqueza do vale mágico)”. O coração de boi é uma das variedades de tomate mais apreciadas em todo o mundo e que, no Douro, atinge uma excelência de aromas, texturas e sabores como não se conhece noutra região portuguesa, de tal forma, na gíria, existe o tomate coração de boi e, depois, o tomate coração de boi do Douro. É diferente. É muito mais rico. Produto com história nas hortas das quintas do Douro, começou a ter visibilidade a partir de um evento chamado Concurso de Tomate Coração de Boi do Douro, que vai a caminho da quinta edição. O livro tem como objetivo mostrar esta atual riqueza da região em diferentes áreas. Explicar, com o contributo de investigadores, as razões pelas quais esta variedade é excecional no Douro, incrementar a cultura da mesma, mostrando que ela é de grande importância para o ecossistema do Douro, para a economia familiar de pequenos agricultores e para o fomento do turismo na região;

- Ação 2 – “Guia como cultivar o Tomate Coração de Boi no Douro / Mapa das quintas com tomate”. O tomate coração de boi é cultivado há muito no Douro. Contudo, nas últimas duas/três décadas, com o aparecimento das grandes cadeias de distribuição na região e com a melhorias das vias de comunicação, a figura do hortelão quase desapareceu. Contudo, notamos que muitos pequenos agricultores sentem necessidade de obter informação e apoio técnico para a resolução de diferentes processos agronómicos relativos a esta cultura. Seleção de sementes, canteiros, preparação de solos, adubações, pragas e outros problemas são abordados neste guia para que cada agricultor possa, na altura da colheita, ter produtos sãos de uma cultura que pode ter uma contribuição interessante na economia dos agricultores do Douro;

- Ação 3 – “Workshops”. Realização de dois workshops com os seguintes temas: " Tomate Coração de Boi, da sementeira à mesa" e "A que cheira o Douro". Pretende-se que estes workshops sejam ações pedagógicas e de sensibilização, promoção e valorização do Douro como território de excelência para a produção de vinhos, mas também de outros produtos, como é o caso do tomate.

Pontos de situação / Resultados:

O projeto encontra-se concluído. Foram realizadas as ações propostas e os materiais produzidos encontram-se disponíveis em formato físico e em versão digital.

- Ação 1 – “Livro O Tomate Coração de Boi do Douro (A outra riqueza do vale mágico)” - Edição de 1.000 exemplares. Versão digital disponível em -> https://beiradouro.pt/docs/tomate-book-p01-100-HD.pdf;

- Ação 2 – “Guia como cultivar o Tomate Coração de Boi no Douro / Mapa das quintas com tomate”. Edição de 3.000 exemplares do Guia como cultivar o Tomate Coração de Boi no Douro e de 10.000 exemplares do Mapa das Quintas com Tomate. Versão digital disponível em: Guia -> https://beiradouro.pt/docs/tomate-guia-p01-64-final-planos-hires.pdf , Mapa -> https://beiradouro.pt/docs/mapafinal_quintas_tomate.pdf;

- Ação 3 – “Workshops”. Os encontros “Tomate coração de boi do douro – da sementeira à mesa, realizaram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nos dias 15 de março de 2023 e 7 de fevereiro de 2024 e destinaram-se a hortelãos da região, nomeadamente das quintas produtoras de tomate, viveiristas e produtores de sementes, estudantes e outros interessados. Todos demonstraram uma forte participação, sendo que contamos com mais de 80 participantes em cada um dos encontros.