Associaçao para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID); Institut Français de la Vigne et du Vin (IFV); SOGRAPE VINHOS S.A; Centro de Valorización Ambiental del Norte (CVAN); Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-UMA); Vignerons Bio Nouvelle; Aquitaine (SVBNA); FUNDACIO EURECAT; FAMILIA TORRES; Universidade do Porto (GreenUPorto); Universidade de Vigo (UVIGO); LBS; Jean Leon; D.O Monterrei; D.O Rías Baixas; Fundación Empresa Universidad Gallega (FEUGA); Paco & Lola (Cooperativa Vitivinícola Arousana SCG); Unió Origen; Bodegas Santiago Ruíz SA; Consellería do Medio Rural da Xunta de Galicia; Pazo Señorans SL; Federación Española del Vino; Dirección General de Sanidad de la Producción Agraria-Subdirección de Sanidad e Higiene Vegetal; Bodegas LAN; Symbiotec Laboratoire; Terres du Futur SAS; Immunrise Biocontrol; BIOMEDE; General Directorate for Food and Veterinary (DGAV); Comité Européen des Enterprises Vins (CEEV)
O objetivo do projeto consiste em validar uma série de soluções integradas, inovadoras e viáveis para reduzir o uso do cobre em viticultura e o seu impacto ambiental. Estas soluções serão transferíveis e duradouras, para que o setor vitivinícola cumpra a nova lei europeia, promovendo uma produção respeitadora do meio ambiente.
O projeto abordará este objetivo a partir de três perspetivas:
A nível técnico, o consórcio do COPPEREPLACE estabeleceu uma série de Grupos de Trabalho (GT) que abordarão os diferentes estudos e investigações no quadro do projeto:
GT – 1 Teste e implementação de produtos emergentes que substituam o cobre como agente de controlo de doenças em vinhedos.
GT – 2 Identificação de solos vulneráveis à contaminação por cobre, implementação de novas técnicas para remediação de solos e impacto no reaparecimento de doenças fúngicas.
GT – 3 Desenvolvimento de novas estratégias de gestão de vinhedos para otimizar a distribuição de fitossanitários por spray de acordo com as melhores práticas para a arquitetura da copa.
GT – 4 Desenvolvimento e implementação de um sistema de manuseamento integrado com doses baixas ou nulas de cobre, adaptado a cada condição de cultivo.
GT – 5 Avaliação de impacto económico, ambiental e social da nova ferramenta de manuseamento de vinhedos.
GT – 6 Criação de uma rede de conhecimento SUDOE sobre usos alternativos ao cobre em vinhedos e técnicas de remediação de solos.
Para cumprir o seu propósito, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2023, o COPPEREPLACE será desenvolvido por um consórcio internacional. A ADVID participa, através do Departamento de Serviços Técnicos e do CoLAB VINES&WINES.
O projeto, liderado pela Plataforma Tecnológica del Vino (PTV), tem um orçamento superior a 1,6 milhões de euros e recebeu um financiamento acima de 1 milhão de euros por parte do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe).
O COPPEREPLACE criará uma rede de stakeholders, constituída por viticultores e outros representantes do panorama vitivinícola internacional, que pretende envolver todos os intervenientes interessados no projeto, para que possam contribuir com os seus conhecimentos e competências.