Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Interreg Sudoe

Pesquisar projectos

COPPEREPLACE - Desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, produtos e estratégias para reduzir a aplicação de cobre em vinhas e remediar solos contaminados na região SUDOE

Entidade líder do projeto: Plataforma Tecnológica del Vino
Responsável pelo projeto: Plataforma Tecnológica del Vino
Site do projeto: https://coppereplace.com/pt/projeto-coppereplace-plano-de-trabalho/
Parceiros:

Associaçao para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID); Institut Français de la Vigne et du Vin (IFV); SOGRAPE VINHOS S.A; Centro de Valorización Ambiental del Norte (CVAN); Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-UMA); Vignerons Bio Nouvelle; Aquitaine (SVBNA); FUNDACIO EURECAT; FAMILIA TORRES; Universidade do Porto (GreenUPorto); Universidade de Vigo (UVIGO); LBS; Jean Leon; D.O Monterrei; D.O Rías Baixas; Fundación Empresa Universidad Gallega (FEUGA); Paco & Lola (Cooperativa Vitivinícola Arousana SCG); Unió Origen; Bodegas Santiago Ruíz SA; Consellería do Medio Rural da Xunta de Galicia; Pazo Señorans SL; Federación Española del Vino; Dirección General de Sanidad de la Producción Agraria-Subdirección de Sanidad e Higiene Vegetal; Bodegas LAN; Symbiotec Laboratoire; Terres du Futur SAS; Immunrise Biocontrol; BIOMEDE; General Directorate for Food and Veterinary (DGAV); Comité Européen des Enterprises Vins (CEEV)

Breve descrição:

O objetivo do projeto consiste em validar uma série de soluções integradas, inovadoras e viáveis para reduzir o uso do cobre em viticultura e o seu impacto ambiental. Estas soluções serão transferíveis e duradouras, para que o setor vitivinícola cumpra a nova lei europeia, promovendo uma produção respeitadora do meio ambiente.

O projeto abordará este objetivo a partir de três perspetivas:

  1. Validação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais (TFE) em biotecnologia, usando produtos alternativos, agricultura smart e de precisão e estratégias de manuseamento de solos.
  2. Implementação de itinerários de manuseamento de cultivo integrado sustentáveis e economicamente viáveis.
  3. Criação de uma rede de conhecimento para a transferência de resultados.

A nível técnico, o consórcio do COPPEREPLACE estabeleceu uma série de Grupos de Trabalho (GT) que abordarão os diferentes estudos e investigações no quadro do projeto:

GT – 1 Teste e implementação de produtos emergentes que substituam o cobre como agente de controlo de doenças em vinhedos.

GT – 2 Identificação de solos vulneráveis à contaminação por cobre, implementação de novas técnicas para remediação de solos e impacto no reaparecimento de doenças fúngicas.

GT – 3 Desenvolvimento de novas estratégias de gestão de vinhedos para otimizar a distribuição de fitossanitários por spray de acordo com as melhores práticas para a arquitetura da copa.

GT – 4 Desenvolvimento e implementação de um sistema de manuseamento integrado com doses baixas ou nulas de cobre, adaptado a cada condição de cultivo.

GT – 5 Avaliação de impacto económico, ambiental e social da nova ferramenta de manuseamento de vinhedos.

GT – 6 Criação de uma rede de conhecimento SUDOE sobre usos alternativos ao cobre em vinhedos e técnicas de remediação de solos.

Para cumprir o seu propósito, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2023, o COPPEREPLACE será desenvolvido por um consórcio internacional. A ADVID participa, através do Departamento de Serviços Técnicos e do CoLAB VINES&WINES.

O projeto, liderado pela Plataforma Tecnológica del Vino (PTV), tem um orçamento superior a 1,6 milhões de euros e recebeu um financiamento acima de 1 milhão de euros por parte do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe).

O COPPEREPLACE criará uma rede de stakeholders, constituída por viticultores e outros representantes do panorama vitivinícola internacional, que pretende envolver todos os intervenientes interessados no projeto, para que possam contribuir com os seus conhecimentos e competências.