Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Erasmus +

Pesquisar projectos

FairFood - Fair Food for a Smart Life

Entidade líder do projeto: Universidade de Málaga (UMA)
Responsável pelo projeto: Cláudia da Silva Amaral Santos - Universidade de Aveiro
Site do projeto: https://www.fairfoodproject.eu/project_pt.php
Parceiros:

 Universidade de Aveiro (UA); IDP European Consultants; IHF-Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires asbl; Internet Web Solutions

Breve descrição:

 O objetivo do projeto FairFood for a Smart Life é contribuir para a saúde da população através de uma educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados, baseada em produtos naturais e de proximidade, preparados de forma simples e consumidos na sua estação, ajudando, desta forma, a preservar a herança culinária europeia, e a combater as alterações climáticas. A rica e abrangente cultura gastronómica da Europa conta, sem dúvida, com a Dieta Mediterrânica, património imaterial da Humanidade.

A divulgação destes princípios constitui um benefício para toda a população, bem como para o meio ambiente. O consórcio do projeto, formado por 6 parceiros de 4 países (Espanha, Itália, Portugal e Bélgica), expoentes máximos da dieta mediterrânica, reúne universidades, especialistas do sector agroalimentar, consultores e educadores, para a concretização de um triplo objetivo comum:

  • Identificar e preservar conhecimento ancestral e formas tradicionais de produção, conservação e consumo de alimentos, especialmente aqueles que se encontram em risco de desaparecer, como forma de preservar o legado cultural.
  • Disseminar esse conhecimento entre a população em geral, especialmente nas camadas mais jovens, com programas de formação online e presenciais, e através dos meios digitais, com a colaboração de líderes de opinião e influenciadores.
  • Incentivar o empreendedorismo e a continuidade de negócios no meio rural, respeitando o meio ambiente, aumentando o sua atratividade e competitividade, e captando e fixando população.
Data de início do projeto: 01-11-2020
Data de fim do projeto: 31-10-2022